as vezes o barato sai caro
Contratamos o serviço fotográfico do Eduardo e da Alessandra para nosso casamento, que ocorreu dia 20/10/2018. Ambos foram prestativos quando do atendimento em nossa residência e fizemos uma proposta para contratação das fotos e trailer. A proposta foi aceita e ficou acordado o pagamento em 4x, sendo três parcelas até a data do casamento e a ultima para quando da entrega das fotos/trailer, que foi prometida para Dezembro. As fotos e o trailer foram entregues no mês de Fevereiro e foi nos oferecido o vídeo completo. Como gostamos das fotos/trailer, resolvemos fazer uma contraproposta para compra do vídeo. Oferecemos valor X, para pagamento a vista no dinheiro. Novamente a proposta foi aceita com promessa de entrega do material em uma semana.
Infelizmente é nesta fase que começa as decepções. Após três (3) semanas, ou seja, duas semanas em atraso do prazo prometido, minha esposa entrou em contato via msg por whatsapp, com a Alessandra, buscando uma posição, num primeiro momento não houve retorno por parte da profissional, e quando do retorno respondia de forma tardia, nisso mais duas semanas se passaram.
Cansado com a situação, tomei partido e entrei em contato diretamente com a Alessandra, afinal, como pagamos o vídeo à vista com prazo de entrega para uma semana e já havia passado mais de 40 dias, entendia que estava na hora de uma posição efetiva. Ao contatá-la a mesma informou que teve dois falecimentos em sua família, e em virtude desses ocorridos, motivou o atraso, me sensibilizei/solidarizei com a situação e expliquei que a nossa cobrança era mais pela falta de retorno do que propriamente o prazo em si e que bastava ela ter respondido as mensagem pontuado a situação que esse transtorno seria evitável. Simples assim!! Nesse mesmo contato, foi me passado um novo prazo de mais uma semana, prazo este que novamente não foi cumprido. Em resumo, após quase dois meses de atraso, Eduardo entrou em contato comigo marcando uma data para entrega do DVD. No dia combinado o mesmo enviou uma msg informando que teve um contratempo com seu terceirizado, encarregado da gravação e pediu se poderia enviar o vídeo via email e na sequência traria o DVD (físico). Informei que não teria problema e recebi o vídeo via email.
Ao receber (22/04/2019) e assistir o vídeo, não gostamos do material, pois 80% da edição foi da parte da cerimônia, e a parte da festa que mais nos interessava foi super curta, com edição corrida. Desta forma, enviei uma mensagem para o Eduardo perguntando se seria possível fazer alterações na edição. Expliquei que sentimos falta da nossa dança mais na íntegra com o som original de fundo, bem como da parte em que meus amigos cantam comigo no momento da festa e mais trechos mostrando os convidados. Também salientei que senti uma grande diferença na qualidade do vídeo completo em detrimento do treiller. Trailer este que ressalto novamente que gostamos e que nos motivou a comprar o vídeo completo.
Agora que vêm à surpresa. Eduardo se sentiu ofendido com a minha mensagem, alegando que eu estava desvalorizando seu trabalho, que não estava tendo consideração por ele, que fizeram um bom desconto para nós e que ainda facilitaram com o parcelamento, e que a alteração na edição era possível mediante valor extra e num prazo de 20 dias.
Mencionou também que contratou 2 profissionais a mais e que fez a preço de custo para que ficássemos felizes. Enfatizo que a questão mencionada dos dois (2) profissionais a mais foi uma prerrogativa deles, mas é claro que reconhecemos e ficamos gratos por tal cortesia.
Num primeiro momento fiquei perplexo com a resposta, afinal, como respondi para ele: “negocio bom é quando ambos os lados saem satisfeitos e se consideravam ruim nossa proposta não deveriam ter aceito”. E ressaltei que o parcelamento é de praxe de mercado e que o vídeo completo pagamos a vista e como consumidor é meu direito contestar o material que realmente não gostamos, mas deixei claro que em nenhum momento foi minha intenção depreciar o trabalho do mesmo, e pedi desculpas, caso tivesse passado essa impressão.
Em resposta a minha mensagem, dia 23/04/19, novamente Eduardo em tom ríspido disse: “que era para considerar tudo fizeram por nós, antes de depreciar seu trabalho, que tiveram alguns contratempos, e claramente isso era indiferente pra nós e era para repensarmos antes de reclamar dos prazos”. Pode isso?? Como essa questão era indiferente para nós, se até então nem sabíamos e o fato de não aprovarmos a edição/qualidade do vídeo não tem nada a ver com a lástima perda de seus familiares. Por fim, Eduardo ainda acrescentou que não conseguiria lidar com a falta de consideração e que a partir disso, não poderia mais ajudar.
Enfim, sem mais delongas, cansado e decepcionado com toda a situação, optei por encerrar o dialogo, pois a meu ver, ficou notório que o Eduardo levou nosso feedback e sugestão de edição do vídeo para o lado pessoal, desta forma, solicitei a entrega do DVD (físico) do jeito que estava, apesar de toda frustração com o vídeo, que infelizmente não saiu da forma que gostaríamos. Por fim, deixo duas frases para reflexão que balizam minha avaliação:
Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.
A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Observação:
Com certeza os dois passaram por um período difícil, que lamento muito, mas como consumidor o mínimo que esperava por parte do Eduardo e da Alessandra era mais transparência, pontualidade e principalmente que nossas “criticas” fossem levadas para um âmbito profissional e não pessoal.