Olá meninas!
Vim falar sobre um assunto que vejo ser pouco abordado aqui na comunidade. Métodos contraceptivos!!!
Em julho farei 1 ano de casamento (UHUUU) e confesso que só agora (acredito eu) que encontrei meu método contraceptivo compatível! Mas deixa eu explicar a história toda...
Eu já havia experimentado pílula anticoncepcional quando era mais nova, mas não me adaptei porque viva esquecendo de tomar. Então eu sabia que esse método não serviria para mim. Até que um belo dia, uns 5 meses antes do meu casamento, uma amiga minha me contou que ela havia colocado o implante anticoncepcional Implanon.
Ele é um pequeno tubinho que injetam no seu braço com um aparelho parecido com o de furar a orelha. É aplicado com anestesia local e é bem tranquila a recuperação. O braço fica um pouco roxo nas primais semanas, mas logo passa. Não tem nada de dolorido no procedimento. Ah e ele dura 3 anos, liberando um pequena fração de hormônio diariamente. Ele tem um custo altinho, mas se fizer a conta de quanto vai gastar de pílula durante os 3 anos, acaba compensando.
Enfim, para essa minha amiga estava funcionando perfeitamente. Sua menstruação ficou desregulada nos primeiros 3 meses, mas depois parou completamente, ela tinha algumas dores de cabeça durante o período de adaptação (6 meses), mas também se encerraram e ela não poderia estar mais feliz.
Entãaaaaaao, após ouvir essa história linda da minha amiga, cometi o meu...
ERRO Nº1: Um mês antes do meu casamento (junho/2018) fui na minha ginecologista atrás deste mesmo método que achei sensacional! Achei que seria perfeito, porque não precisava lembrar de tomar nada, duraria 3 anos e pronto! Estaria protegida.
Mas além de ir UM MÊS (pior besteira meninas, vão PELO MENOS 6 MESES ANTES) antes do casamento na ginecologista, ela também não foi muito legal.
ERRO Nº2: Como o implante é um pouco carinho (paguei $1.700 parcelado - seria $1.100 à vista) acho que ela ficou empolgada e não me solicitou nenhum exame, não conversou comigo sobre toodas as possibilidades e efeitos do implante e simplesmente fez o procedimento e injetou na mesma semana em que falei que tinha interesse no método.
Por um lado achei super legal que não possuía muito protocolo para seguir e colocar, mas no fim acabei me arrependendo profundamente.
Para resumir a história, vou direto ao ponto. Eu me arrependi e fiquei MUITO chateada com a médica por não ter solicitado nenhum exame, porque fiquei QUATRO MESES SANGRANDO ("menstruando" né) com o implante. Fui no consultório dela 3 vezes depois para ver o que poderia ser feito. A 1º 28 dias depois, 2º 46 dias (aqui eu já estava reclamando que não parava de sangrar e ela disse que era normal por ser período de adaptação) e a última vez 45 dias. Depois disso troquei de médico. Fui num ginecologista indicado por uma colega de classe e como eu sou grata por essa indicação!!!!!
Na primeira consulta ele já me pediu um moooonte de exames, de sangue, ecografias, raio-x... Já adorei isso! Descobri várias coisas sobre a minha saúde e foi muito importante!
Expliquei para ele a minha situação e quando ele perguntou o nome da médica que havia me atendido antes, ele fez uma expressão de que já conhecia ela e uma cara de "por que não estou surpreso?". Mas como ele é muito profissional, não falou nada dela em nenhum momento.
Após ter realizado todos os exames, ele me explicou que o implanon JAMAIS funcionaria comigo e se eu tivesse feito os exames antes de colocar, eu já saberia disso (que ótimo né ). Ele explicou tim tim por tim tim e então resolvemos tirar o implante em dezembro/2018 (isso 6 meses depois - ah e eu já estava casada fazia 5 kk) e conversamos sobre a possibilidade de colocar o DIU de cobre ou o DIU Mirena (hormonal).
Como eu tenho ovário policístico, minha menstruação é bem chata, tenho muita cólica, muita espinha e pelos pelo corpo em função disso também e outros pequenos probleminhas, que envolvem outras coisas. Enfim, devido a isso, ele me disse que o melhor seria colocar o DIU Mirena, visto que ele diminui todos esses efeitos, o hormônio fica somente no útero, não circulando por outras partes do corpo e corrente sanguínea, e dura 5 anos! O de cobre dura 10 anos, mas optei pelo hormonal devido a todas essas questões.
Então em janeiro/2019 coloquei o DIU Mirena. Nos primeiros 2 meses continuei menstruando, tendo "escapes" na verdade, porque era bem pouquinha coisa. Quase um líquido rosa, como um corrimento. Fiquei furiosa porque achava que colocando o DIU Mirena meu problema seria resolvido e antes dos 2 meses já queria tirar kkk até que voltei no médico e ele explicou que essa reação seria normal no meu caso e que ainda estava em período de adaptação. No 3º mês parou! Tive meu ciclo menstrual normal, inclusive mais fraco!
Mês que vem completo 6 meses com ele. Ainda tenho "escapes" de vez em quando, mas já vi muitas mulheres dizerem que é normal e que logo para. Mas confesso que estou muito mais satisfeita com o Mirena!!! Me sinto tranquila, protegida e a minha menstruação está começando a ficar um pouco mais regulada (algo que nunca foi).
COLOCAÇÃO
Ah antes que eu esqueça! Com relação a colocação. Admito que o DIU Mirena foi BEM PIOR do que colocar o implante. Não tenho filhos ainda, mas acredito que a dor foi muito próxima a de uma contração kkk
Eu fiz o procedimento somente com anestesia local, tem gente que faz com anestesia geral. Deitei na maca normalzinho, e então o médico aplicou as anestesias (pior. parte.) e inseriu o DIU com um equipamento específico que já vem junto.
Na hora eu fiquei fraca e trêmula. No carro foi pior ainda, tive cólicas MUITO fortes, passei mal e fiquei enjoada.
No dia seguinte ainda estava sensível, então pedi atestado e fiquei em casa. Mas no terceiro dia já estava melhor.
Até o 2º mês ainda tinha um pouco de cólica e as vezes dava umas pontadas do nada, mas no 3º mês passou de vez.
Como disse, ainda estou em período de adaptação, mas já estou bem mais satisfeita e acredito que seja esse o melhor método para mim.
PREÇO
IMPLANON: Então, como mencionei antes, o implante foi $1.700 parcelado e se fosse à vista teria sido $1.100. Mas o preço pode variar né. Minha amiga pagou, $980.
DIU MIRENA: Como eu possuo plano de saúde, ele cobre o valor do DIU que sairia em torno deu uns $900 - $1000 reais e paguei somente a colocação. Cada médico cobra um valor diferente. O meu (acho que por dó da situação kkk) cobrou $450, mas o da minha irmã cobra $900.
Então o jeito é pesquisar bem, mas antes de qualquer coisa, procurar um profissional em quem você confia de verdade e buscar o melhor método pra VOCÊ. Seja a pílula, DIU, implante, tabelinha ou que for!!
Essa foi a minha experiência, meninas! Espero ter ajudado!!
E vocês, já encontraram o seu método contraceptivo?!
Segue algumas fotos do implante e do DIU Mirena:
IMPLANON - No dia do implanteIMPLANON - No dia do implante
IMPLANON - 4 Dias depois do implante
IMPLANON - 4 Dias depois do implante (mesmo dia da foto anterior)
IMPLANON - Uma semana após o implante
IMPLANON - Duas semanas após o implante
IMPLANON - Tamanho tubinho
DIU MirenaTipos de DIU