A expressão "boda" surgiu a partir do latim "vota", que significa "promessa". A boda é uma celebração típica do casamento, que faz referência a renovação dos votos matrimoniais feitos no dia do casamento.
A comemoração das "bodas de casamento" já é culturalmente tradicional no mundo ocidental.
Bodas
"O costume de comemorar as bodas originou-se nos pequenos povos antigos da Alemanha, onde era costume presentear com uma coroa de prata os casais que chegavam aos 25 anos de união e com uma de ouro os que alcançavam os 50 anos juntos", Com a valorização cada vez maior do casamento, foram criadas outras simbologias para preencher os demais anos e comemorar as datas com maior frequência.
Coroa de Prata/Ouro
Segundo José Carlos dos Santos, o Frei Zeca, Bacharel em Teologia, Sacerdote na Diocese de Lins (SP) e autor do livro "Celebração de Bodas - Para Lembrar as Datas Principais" (editora Paulinas), celebrar a data é um sinal de maturidade, consistência, resistência, intensidade e consciência do amor. "Perder o amor é perder absolutamente tudo. Sendo assim, como significado religioso, as bodas relembram a promessa feita pelos noivos diante de Deus", diz.
Livro - Celebração de Bodas
Quanto maior o tempo de casamento, maior é a resistência do material que simboliza a união. "A cada ano, o amadurecimento e a estruturação do relacionamento é lembrada, fortalecendo todas as promessas que foram feitas no dia do casamento --como amor, respeito, fidelidade e cumplicidade",
Diamante
Cada aniversário de casamento é associado a um material e este nome passa a representar a data.
Bodas
Bodas de papel é o nome dado para a comemoração do primeiro ano de casamento.
Bodas de Papel
O primeiro ano é um período de conhecimento, descobertas e ajustes. O papel representa o início de tudo, quando literalmente os projetos saem do papel e ganham vida, além de significar a fase de escrever uma nova história, desta vez, a dois. Muitos casais definem o primeiro ano como a validação do compromisso firmado e assinado no dia do casamento, mas pelo pouco tempo de união, ainda existe uma certa instabilidade, que é representada pela fragilidade do papel. As possibilidades que uma folha de papel em branco representa são inúmeras. Mesmo com a fragilidade do material, pode-se escrever ou desenhar a história mais bonita. Essas primeiras bodas significam isso, um mundo desconhecido e cheio de possibilidades.
Como comemorar?
- Jantar em casa – Esta é uma opção bem intima. Para que o jantar seja especial faça algo diferente do que vocês geralmente costumam fazer. Uma boa idéia é cozinharem o jantar juntos. Outra coisa importante é a apresentação do jantar. Coloque a mesa completa, compre um vinho, Luz de velas. Você pode também fazer uma pequena decoração. Não esqueça de uma música romântica de fundo e também da sobremesa. Separe um filme para ver depois do jantar. E nada de atividades rotineiras. Aja como se estivessem em um hotel ou restaurante. Esta é uma boa idéia para quem não pode gastar muito dinheiro.
- Viagem no final de semana – Façam uma viagem curta a dois e para algum lugar próximo no final de semana. Esta é uma boa opção para os casais que não tirarão férias nesta data.
- Ensaio fotográfico – Essa idéia não é a minha favorita, mas para quem gosta, pode-se fazer um ensaio temático.
- Almoço ou Jantar em um restaurante sofisticado – Essa é uma boa opção para quem pode gastar um pouquinho mais e não tem tempo de fazer uma viagem. Vá a um restaurante que vocês não costumam ir e, claro, que tenha um ambiente romântico.
- Noite fora de casa – Esta é uma boa opção para quem está sem dinheiro para gastar mas gostaria de curtir um clima de viagem. Passe uma noite num hotel luxuoso.
- Viagem mais longa – Esta é uma ótima opção para quem quiser fazer uma segunda lua de mel. Escolha um lugar legal e... pé na estrada.
- Presentes ousados – Essa vai para os casais mais exagerados ou radicais. Pague um passeio de helicóptero, ou um salto de pára-quedas. Quem sabe um passeio de balão?
- Renovação de Votos – Eu acho essa idéia bem legal, mas para bodas de mais tempo de casamento. De qualquer forma esta pode ser incluída em qualquer uma das comemorações. Basta escreverem seus votos e lerem ou entregarem aos seus maridos/esposas.
- Festa Temática – Esta é para os casais mais sociais. Faça uma festa temática, usando na decoração o material das bodas. E convide os amigos e parentes para comemorarem com vocês.
Idéias para as Bodas de Papel
Coração Origami
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
Decoração Papel
A 1 ano bem casados
E aí noivinhas? Pensam em comemorar este data especial? E as casadinhas... alguém já comemorou ou está pensando em comemorar? Compartilhem as idéias. Eu estou pensando em fazer uma viagem (trabalho na aviação e ganho 8 passagens por ano para mim e meu marido), jantar ou fazer um passeio legal no dia mesmo e fazer uma festinha pequena para os padrinhos, parentes e amigos que fazem parte do meu dia a dia.