Bom, a primeira coisa que fechei para o meu casamento foi o espaço, pois acreditava que isso daria forma ao meu sonho de casar. O Espaço Éden foi o segundo lugar que visitei, sempre quis casar ao ar livre e num lugar cheio de natureza e gostei muito quando fui lá e senti a sensação de paz que o local transmitia. Porém, conforme a data foi se aproximando eu passei a perder essa sensação e entrar em pânico. Não sou uma noiva complicada, tanto que como citei fechei o segundo lugar que visitei, não costumo ficar pesquisando muito e gosto de seguir a intuição, só que dessa vez ela falhou. O espaço é realmente muito lindo, mas a estrutura e o suporte dado pela empresa é nulo. Fiz um teste com os padrinhos três dias antes do casamento e quando cheguei no local comecei a chorar, estava com várias lâmpadas queimadas, com o coreto (onde seria realizado a cerimônia) quebrado, grama alta e não havia ninguém lá para nos atender. No dia seguinte meu noivo entrou em contato solicitando as arrumações no que havíamos visto que estava quebrado e de fato algumas coisas foram arrumadas (coreto e lâmpadas) porém no dia do casamento não havia ninguém lá novamente, nem para abrir ou fechar o local, saímos de lá às 01h30 da manhã sem saber o que fazer, pois várias coisas que locamos precisaram ficar lá para serem retiradas no dia seguinte e não havia ninguém para fechar o local e garantir a seguridade dos equipamentos (equipamentos do dj, buffet, etc). Além disso, não havia nem toalhas nos banheiros dos convidados, tive que levar tudo de casa, sabonete, toalhas, essência para dar cheiro etc e por mais bobo que isso possa parecer é extremamente desgastante ter que se preocupar com esses detalhes no dia do seu casamento, quando você já está com a cabeça cheia de preocupações. Acredito que pagamos um valor alto para que não fosse disponibilizado o básico para nós. Foi pedido também que contratássemos dois seguranças para a festa, era uma exigência que constava em contrato e quando fechamos nos foi dito que eles indicariam pessoas para nós, mas quando fomos questionar sobre disseram que não podia ajudar. Enfim, tivemos muitas preocupações desnecessárias que poderiam ter sido evitadas se o suporte prestado pela empresa tivesse sido maior e mais atencioso.
Outro ponto que quero ressaltar, de maior importância para mim, foi a decoradora que fechamos. A decoradora K. trabalha no espaço éden, faz as decorações dos eventos (por fora, não está incluso no valor da locação do espaço) fechamos com ela por acreditar que ela estaria mais familiarizada com o local por trabalhar lá com frequência. Foi a minha maior decepção. Fechamos o contrato no mês de setembro e ela nunca podia nos atender pessoalmente para alinharmos sobre a decoração. Eu trabalho durante a semana e só conseguia aos sábados e nunca dava, enfim, o tempo passou até que chegamos na semana anterior ao casamento. Como vi não daria para conversar pessoalmente, resolvemos tudo por whats, porém tudo que eu falava para ela, ela agia como se eu estivesse falando e fazendo tudo errado. Dizia que as cores que escolhi para as toalhas de mesa e guardanapos não iriam combinar com o restante da decoração etc, eu fui tentando adequar tudo aos gostos dela (e a noiva era eu) para evitar estresse. Havíamos fechados a decoração com as flores margaridas e girassóis (os girassóis era a única coisa que eu queria muito que tivesse, pois simbolizada algo muito importante para mim) e uns dias antes ela havia me dito que poderia ser que não tivesse girassol no dia para comprar, por conta do tempo etc, eu compreendi e disse que se acontecesse ela poderia substituir por gerberas amarelas, que não ficaria tão diferentes por conta da cor (a decoração seria tons claro e os amarelos do girassol). No dia 30/11, um dia antes do meu casamento, ela me liga e disse que não encontrou nenhum maço de girassol, que havia chovido e não tinha em nenhum lugar, mas que conforme combinado, tinha comprado gerberas na cores rosa, vermelho e amarelo. Eu já estava super nervosa por inúmeras coisas e nesse momento fiquei extremamente triste. Disse para ela que não queria essas cores pois ficaria diferente do que havíamos planejado (inclusive ela me disse inúmeras vezes que se eu escolhesse cores diferentes dos tons claros, creme, branco e amarelo, iria destoar a decoração e ficaria feio) mas ela não se importou em fazer isso, minha amiga e madrinha entrou em contato com ela para dizer que eu não queria aqueles tons e ela ignorou completamente. No outro dia quando minhas amigas e o cerimonialista chegaram no local estava as flores nesses tons e pouquíssimas margaridas, mesmo eu dizendo que não queria. Meu casamento era no sábado, ela foi na sexta comprar as flores, não encontrou os girassóis e desistiu, nem sequer tentou encontrar no sábado. Enfim, meus amigos e meu cerimonial C. tiraram as flores nos tons que não combinava (estava um carnaval a decoração) e foram no ceasa procurar flores nos tons amarelos. Chegaram lá e conversaram com a dona I. que tem um quiosque de flores lá, a dona I. fez o meu buquê de girassóis e a coroa para o cabelo, já tínhamos fechado previamente, meus amigos contaram o ocorrido e ela quis ajudar. Meus amigos compraram os arranjos dela (de fato havia menos girassol por conta da chuva que havia dito na semana, mas tinha sim girassóis, tanto que ela conseguiu fazer além do meu buquê mais 3 arranjos grandes e um arranjo menor). Isso salvou a decoração do meu casamento, meus amigos me deram de presente pois eu não tinha sequer dinheiro para pagar naquele dia, afinal já havia gastado mais de dois mil reais com a decoração e estava tranquila que tudo daria certo. Enfim, eu não tenho boas recomendações para dar sobre o espaço e a decoradora que eles disponibilizam. Tentei ao máximo ser uma noiva tranquila, não ficar perguntando mil coisas e confiar no serviço deles, mas não deu certo. Acredito que se tivesse sido mais chata e exigente talvez teriam me dado mais atenção. O pessoal do espaço foi flexível com relação à pagamentos e horários, não tenho o que reclamar quanto à isso, mas sobre o restante esperava mais. Penso que esta é uma data muito importante na vida do casal e queremos ao máximo lembrar dela com alegria e se não fossem os meus padrinhos/amigos eu iria me lembrar com tristeza por saber que investi dinheiro e confiança em alguém que não se importou com o meu sonho. Deixo aqui meu depoimento para que os próximos noivos fechem os contratos com mais segurança e conhecimento, pois sei como é difícil essa fase de planejamento, tenham calma, pesquisem, não se afobem. Eu me afobei muito e quis fazer tudo com mais rapidez e acabei me arrependendo. Poderia ter encontrado pessoas mais gentis e capacitadas para viverem aquele sonho comigo do jeito que ele merecia.