Problema.
Escrever um review para a Josi não é uma tarefa fácil. Ser justo com o serviço dela é muito complicado, pois a falta de organização e de transparência que ela demonstrou pesa muito para o lado negativo. De qualquer forma recomendamos fortemente evitar contratá-la para trabalhar em seu evento. Explicamos o motivo: a Josi foi sempre uma pessoa legal, animada e positiva durante nossas reuniões. Ela nos ajudou muito com a busca por profissionais para trabalhar no evento, especialmente para o som, iluminação, lembrancinhas e bebidas. Além disso, ela conseguiu vários descontos para nós, o que ajudou bastante no budget. Apesar da forma desorganizada dela, ela conseguiu gerenciar de forma satisfatória as diferentes tarefas do evento. Assim, no dia da festa, não tivemos grandes surpresas (fora as que explicamos abaixo) e conseguimos esquecer dos desafios de organizar um evento de 160 pessoas. Um outro aspecto legal da Josi é que ela não teve problemas em oferecer cheques caução quando precisamos fornecer esses para nossos fornecedores. Isso foi uma grande ajuda, pois não moramos no Brasil e não usamos cheques de bancos brasileiros. A Josi também nos auxiliou na criação das lembrancinhas. Dissemos para ela que queríamos dar plantinhas para nossos convidados e ela foi atrás dos vasos, terra, mudas, etc., oferecendo um serviço completo que incluiu a montagem e transporte das lembrancinhas. Além disso, ela nos auxiliou em outros pontos, como questões organizacionais da cerimônia, organização do layout do salão, etiqueta com convidados, etc. Tudo isso sempre foi feito com a maior flexibilidade com nossas questões de distância e diferença de fuso. Infelizmente, a parte mais complicada da nossa experiência com a Josi é fruto da falta de transparência e de organização em geral que ela demonstrou. Em diversas ocasiões ela foi inconsistente com as coisas que ela falou e era difícil de lidar com isso. Muitas vezes ela combinava alguma coisa e no momento seguinte fazia outra. Dentre os pontos mais críticos disso tudo destacamos: inicialmente estávamos buscando um DJ para nossa festa. Porém, como tínhamos uma banda, que iria tocar por algumas horas, pensamos em fazer uma playlist e buscar um profissional que fosse apenas ficar responsável por executar essa playlist. Quando conversamos sobre isso com a Josi, ela nos informou que tudo o que precisávamos era um técnico de som, e esse profissional ficaria responsável por essa tarefa. Além disso, ela indicou uma pessoa com quem ela sempre trabalha. Tudo certo até então. A questão é que esse acerto aconteceu uns 6 meses antes do evento. Quando faltavam 3 semanas para o casamento, o “técnico de som” entrou em contato para acertarmos questões de pagamento e, quando perguntamos sobre como poderíamos passar uma playlist, para ele tocar no dia da festa ele ficou surpreso. Na ocasião ele nos informou que isso era serviço de DJ e que ele fora contratado apenas para providenciar os equipamentos de som e iluminação. Entramos em contato com a Josi e ela nos informou que, de fato, ele iria apenas providenciar o som e a iluminação e, caso quiséssemos serviços de DJ, deveríamos pagar um valor extra. Isso foi um discurso completamente distinto das nossas últimas conversas. Nesse ponto, lembramos ela de todas nossas conversas e de diversos emails que trocamos com ela, onde estava documentado que estaríamos contratando uma pessoa para controlar uma playlist no dia do evento. Aí, então, ela voltou a mudar o discurso e nos informou que poderíamos ficar tranquilos, que ela daria um jeito. Após isso ela convenceu o “técnico de som” de alguma forma, pois ele controlou a playlist no dia do casamento sem nenhum custo extra. Infelizmente, ficou no ar essa coisa de ele estar nos fazendo um favor e de ela ter salvado o dia, quando na verdade o que ela fez foi corrigir o erro dela. Um dos maiores problemas com a Josi, e a experiência mais negativa que tivemos com a organização do casamento, foi a maneira com a qual ela lidou com nosso projeto de decoração. Uns 6 meses antes do evento, passamos para ela o contato de uma decoradora que nos interessou e pedimos para ela conversar com essa pessoa. Tudo certo até aí. Começamos a trocar fotos de referências com elas e recebemos um orçamento, vindo da decoradora. Fizemos alguns ajustes no projeto e a Josi ficou de passar essas informações para que a decoradora mudasse o orçamento, caso necessário. Pouco tempo depois, recebemos o orçamento ajustado, mas dessa vez com a folha timbrada da Josi. Achamos estranho, mas imaginamos que a Josi estava tomando conta de tudo. Um mês antes da festa, quando começamos a conversar sobre a decoração novamente, o que no nosso entendimento seria apenas para fazer os últimos acertos, e a Josi disse que não poderia fazer a nossa decoração em função de problemas pessoais, e que veria com a decoradora se ela ainda tinha a data livre. Isso foi um choque. Estávamos seguros que estava tudo certo para a decoradora trabalhar na nossa festa e em nenhum momento concordamos ou mencionamos que a Josi fosse fazer a nossa decoração, e o projeto de decoração havia sido criado por outra pessoa, e não poderia simplesmente ser apropriado sem negociação. A resposta dela não fazia sentido nenhum para nós. Mesmo assim respiramos fundo e focamos em restabelecer o contrato com a decoradora, que, por sorte, funcionou. Outro grande problema que nos deixou bastante infelizes com os serviços da Josi foi a ansiedade dela durante a cerimônia. Ela estava muito mais ansiosa que nós (os noivos), e a cerimônia atrasou mais de meia hora para começar. Quando ela juntou os padrinhos e familiares para passar informações de como eles deveriam proceder, ela mais confundiu todo mundo do que ajudou. De fato, ela passou diversas informações inconsistentes com aquilo que havíamos combinado e até modificou aspectos do protocolo, como ordem de entrada dos padrinhos. O resultado foi super estressante para as pessoas que estavam envolvidas na cerimônia. Mais um problema de falta de organização. Combinamos com a Josi que em um ponto da festa, a banda pararia de tocar, nós entraríamos, o pai da noiva faria um brinde e depois iniciaríamos a dança dos noivos. O resultado no dia da festa foi que a Josi perguntou se estávamos prontos para isso e dissemos que sim. Ela então pediu para esperarmos em um lounge perto de onde a banda estava tocando até que ela nos desse um sinal. Depois de alguns minutos esperando nossa música começou a tocar, sem que estivéssemos preparados para isso. O resultado é que tivemos que sair correndo e entramos no meio de todo mundo para a dança dos noivos, que acabou acontecendo de forma meio esquisita, pois entramos depois que a música já tinha começado. Depois que a banda acabou a música, o pai da noiva fez o brinde, mas tudo aconteceu de uma maneira tão desorganizada e tão fora do combinado que foi decepcionante. Para um outro conjunto de pontos negativos sobre nossa experiência com a Josi em geral começamos com o fato de ela estar constantemente atrasada para reuniões. Isso não é uma boa prática, e é nada profissional. Além disso, ela justificou várias vezes que estava atrasada, ou que não poderia realizar alguma atividade, por problemas pessoais. Nesse caso foi um problema de saúde bem delicado com um familiar próximo e nós entendemos que essa seja uma situação difícil e sentimos muito pelas situações que ela enfrentou. Outra questão é que, em diversos momentos, ela ignorou nossa solicitação de mantermos a comunicação por e-mail e nos mandou audios. Para nós isso foi um grande problema, pois não conseguimos nos organizar tão bem no telefone e trabalhamos preferencialmente com troca de emails. Além disso, quando precisávamos buscar uma informação, era impossível chegar a ela de novo, porque não estava escrito, mas tinha sido enviado por áudio. Mais uma da série da falta de organização foi o fato de ela não saber a própria conta do banco, criando transtornos na hora de realizarmos depósitos para os serviços dela. Inclusive tivemos que levar uma quantia em dinheiro no dia da festa, pois a conta de banco que ela nos passou estava errada e quando ligamos para ela, ela falou que não lembrava dos dados bancários. Finalmente, o ponto mais negativo que tivemos com os serviços da Josi foi quando a festa acabou às 2:00am, 2 horas antes do combinado. Desde o começo do nosso contato com ela, deixamos claro nosso desejo de deixar a festa acontecer até o horário limite (4am), ou até que todos os convidados fossem embora. A questão é que depois da meia noite pagaríamos um valor por hora extra. Quando chegamos no horário que seria cobrado por horas extra, 00:00, a Josi perguntou se era para deixarmos a festa seguir. Dissemos para ela que sim, confirmando o que já havíamos combinado, e que era para deixarmos a festa acontecer até as 4am, já que todos os convidados estavam super animados e estávamos todos nos divertindo muito. Infelizmente, às 2:00am, estávamos no terraço, conversando com alguns familiares, quando um de nossos convidados nos informou que o pessoal do som havia cortado a música e estava recolhendo os equipamentos e os garçons estavam recolhendo os bancos da festa. Sabendo disso, descemos para o salão de festa e fomos falar com o técnico de som, que nos informou que no contrato estava que ele só seria responsável por fornecer serviços até às 2:00am e que, de fato, eles estavam indo embora. Quando contestamos, ele disse para falarmos com a Josi. Então, fomos conversar com a Josi que falou: “Ah, mas só vai até as 2:00am mesmo. Se vocês quiserem estender, precisarão pagar um valor extra.”. Explicamos então que tínhamos contratos, mensagens e um conjunto de provas demonstrando que a festa iria até as 4:00am e isso era um combinado desde o início de nosso contato. Ela então disse que daria um jeito e, de alguma forma, convenceu todos a continuar a festa. Mais uma vez, a Josi criou uma situação extremamente desagradável e deu a impressão de estar salvando o dia. O problema é que, nessa altura, os convidados já começaram a ir embora porque a música parou, e a festa encerrou.