Pesadelo!!!
Meu nome é Mariana e fui a noiva que casou no dia 15/07/23 no palácio dos cedros em São Paulo sob assessoria de I., da Hera Assessoria, contratei o pacote completo no valor de 7 mil reais dividido em 2 parcelas.
Que casamento lindo aconteceu naquele dia!! Graças a Deus não perceberam todos os percalços dos bastidores… pois todos os passos parecem que foram calculadamente desastrosos!
Podemos começar do começo? Que tal? Todos os fornecedores foram sugeridos sem pensar no orçamento global da festa e sem necessariamente atender a todas as expectativas do casal, a frase “do jeito que você espera não vai encontrar por menos de $”, sugerindo até que talvez houvesse venda comissionada, mas esse é um detalhe que jamais poderei confirmar. Reuniões a própria faltava em sua maioria até o ponto de que não foi mais convidada a ir em nenhuma, pois não fazia falta mesmo! Nos fechamentos de contrato não foram feitas nenhuma negociações, muito menos preocupação em respeitar regras subsequentes a outros contratantes. Os problemas que surgiam no caminho não era sugerido proposta, apenas mensagens encaminhadas no WhatsApp para que surgisse ideia de um casal inexperiente que nunca tinha casado antes. Eu não sei se ela chegou a ler nenhum contrato, pois tenho dois motivos para exemplificar: 1º que após minha mãe fazer alterações no contrato que a mesma não fazia, ela enviava e encaminhada de volta sem as próprias alterações e 2º no dia do evento as dúvidas em relação os detalhes de fornecedores foram todas transmitidas a mim.
Em todo o caminho meu único contato com a empresa era feito diretamente com a I., não cheguei a conhecer ninguém da equipe, até que na reunião de alinhamento faltando média de 10 dias para a festa, durante a reunião on-line conheci a M., que nunca foi dito que seria a única chefe representante na festa, mas foi dito pela própria I. que seria “meu braço direito e esquerdo”.
No entremeio entre os preparativos finais e o grande dia tivemos grandes problemas na contagem de convidados, a lista das pessoas que confirmavam diretamente pra mim e minha família nunca batia com a que ela me enviava, foram enviados mensagens aos meus convidados com remetente Lucas e quando enviado a lista não tinha nome por nome dos convidados e muito menos em ordem alfabética.
Quando cheguei na festa 3 horas antes para me arrumar, a dita cuja M. estava presente com vestimentas apropriadas para um dia no supermercado, uma camiseta baby look preta com calça de material jeans preta cintura baixa, deixando à mostra seu belo piercing e um celular enfiado por dentro da calça… enfim, estilo é pessoal! Ela me fez série de perguntas para confirmar todo alinhamento já feito naquela reunião on-line, a ausência da Inês não foi notado por mim ali!
Após os convidados já terem chegado, enquanto minha mãe se maquiava, ela teve que fazer conferência da lista da assessoria pois os convidados estavam incompletos, isso enquanto eles esperavam em pé sem acesso ao local da cerimônia, pela resolução de última hora, não por elas, claro.
Quando finalmente puderam sentar faltaram cadeiras pelo layout errôneo montado por elas, não sabemos ao certo o motivo, mas depois de várias especulações acreditamos que elas tiveram a brilhante ideia de retirar cadeira dos convidados para alocar os músicos, sendo que tínhamos várias dentro do nosso aluguel do espaço.
Todos os meus padrinhos e pajens reclamaram da falta de educação promovida pela equipe durante a arrumação do cortejo, depois em fotos eu vi que a ordem nem era a mesma que eu tinha organizado previamente e também por conta do erro do layout, os padrinhos sentaram em número ímpar, logo, alguns casais sentaram separados durante a cerimônia, esse constrangimento eu tive que levar em meu nome, como se pensasse que eu teria promovido aquilo.
Minha maquiadora chegou atrasada, logo, eu me atrasei cerca de 40 min, fiquei muito nervosa por isso e pela pressa da assessoria eu acreditei que já estavam todos com raiva esperando, no minuto que fiquei pronta não tinha ninguém da equipe lá, então desci até o local da minha entrada sozinha, com o vestido arrastando no chão de pedras, quando cheguei no local a M. disse que estava me procurando e que era para eu tranquilamente esperar pois ela quem teria feito todo o meu caminho. Sim, a equipe se perdeu tanto que perdeu a noiva.
Durante a cerimônia, a partir do momento que entrei, tudo certo, houve desarmonia entre o celebrante e os músicos, que começaram a tocar a música de saída antes do celebrante acabar de falar, mas dei um desconto, acho que ninguém percebeu além de nós.
Ao final fui tirar as fotos e não tinha ninguém da equipe para me ajudar a arrumar meu vestido e véu para as fotos em vários momentos, a fotógrafa desempenhava esse papel com incômodo, estava certa. Próximo passo do cronograma seria o brinde, fui muito específica que queria champanhe para todos os convidados, até o penúltimo momento elas achavam que era apenas para padrinhos, me atrasaram mais ainda por essa correção e no final alguns convidados disseram que não receberam taças e ainda levei champanhe sobrando pra casa que não era consignadas.
Nesse mesmo momento, antes de descer as escadas fui clara que queria que quando eu chegasse no antepenúltimo degrau a música tinha que parar e fosse entregue uma taça e um microfone para o discurso e brinde dos noivos, advinha, foi perceptível a demora, ao ponto de ficar sem graça na escada, a música eu mesma parei bem ao estilo Jo Soares.
Passando para o próximo passo do cronograma, encomendei um lindo bolo fake com apenas um pedaço de bolo de verdade para que fizéssemos as tradicionais fotos, não me informaram onde estava o pedaço real, cortei isopor e após o erro, nem arriscaram me entregar prato e garfo para as poses… além dos docinhos não terem sido repostos na proporção que os convidados comiam tudo.
Durante as fotos com os convidados já estava com o tempo super corrido para o restante do cronograma, eu informei que nao era pra chamar repetidas vezes os convidados pois não teria tempo, quem estivesse jantando que não era para ficar insistindo, pensei que isso seria feito com classe, mas no pós festa não faltou reclamações de como o cerimonial como um todo era rude, petulante e mal educado, com palavras dos próprios convidados, imaginem novamente o meu constrangimento.
Após a corrida contra o tempo para as fotos informei meu descontentamento e disse “espero que agora não de mais nada errado”. Era a hora de todos partirem para um segundo palácio para a dança dos noivos, o convite foi tão sútil que eu mesma subi ao microfone para fazer a chamada e fiquei adulando até que todos fossem, se nesse momento tive ajuda, não percebi.
Em vez de todos já chegarem acomodados, foram dispostos de qualquer jeito e só depois que todos entraram elas foram arrumar de modo que eu pudesse fazer a entrada junto do meu noivo, de novo com enrolação do cronograma elas ainda fizeram a gente esperar do lado de fora no frio médio de 15ºC até que a banda terminasse de cantar o repertório para começar a música escolhida, eu disse bruscamente “a festa é minha, eles tocam a minha música e vocês anunciem logo à entrada”.
Novamente não houve preparação e a parte final da música que teria que ter o auxílio dos garçons não foi feito corretamente, mesmo eu mandando vídeo dos ensaios para que não houvessem dúvidas. Gritei por 5 vezes “já” até que o garçom entendesse que já estava na hora de finalizar.
Esse foi o último ponto de planejamento do cronograma da festa, já dando a entender que eu não podia contar com essa empresa e o mínimo que eu poderia fazer era alertar sobre o prejuízo a qualquer evento a contratação dessas pessoas.
Espero que com meu relato pensem e repensem sobre, tenho videos de vários dos momentos em que estava tensa e brigando com elas, inclusive fazendo o trabalho delas. Posso encaminhar por e-mail e inclusive indicar fornecedores mais baratos.