YolanCris 2020 celebra a liberdade feminina: conheça a coleção No Fear
Inspiradas por uma frase de Nina Simone, as designers da marca batizaram a nova temporada de "No Fear" (sem medo). Uma coleção pensada para mulheres destemidas, que não têm medo de ousar até nos vestidos de noiva.
I´ll tell you what freedom means to me: no fear. "Eu direi o que liberdade significa para mim: não ter medo". Com uma entrevista da icônica Nina Simone projetada em um telão, o desfile de YolanCris na Valmont Barcelona Bridal Fashion Week teve início. Uma das frases mais impactantes da cantora explicando o significado de liberdade para ela foi seguida pelos primeiros acordes da canção Ain´t got no, I got life, e a cada modelo de vestido de noiva que entrava pela passarela o conceito da coleção ficava mais claro. Liberdade é também não ter medo de ousar.
Os modelos idealizados pelas irmãs Yolanda e Cristina Perez têm sempre um ponto excêntrico e, para 2020, querem apostar em noivas sem medo de viver aquilo que têm de mais único, sem medo de imprimir no look nupcial sua essência romântica, sensual, contestadora ou rocker. Conheça No Fear.
Levada bohemian: livres, leves e fortes
Inspirada pelo lema "não ter medo", a coleção é uma homenagem aos momentos na história em que a mulher conseguiu sentir-se livre, mostrando tanto a sua feminilidade quanto a sua força, e um deles, incontestavelmente, foram os anos das décadas de 60 e 70, com o movimento hippie e a emancipação feminina em tantos âmbitos – sexual, político, social.
O olhar sobre essas décadas chegou à YolanCris 2020 com a levada bohemian impressa na coleção, que apareceu por meio das franjas, plumas e sobreposições ultra fulidas com vários tecidos transparentes, como o tule e as rendas, dando volume ao conjunto, mas com muita leveza.
Passos firmes e confortáveis: botas e mules
Não foi a primeira vez que a marca colocou sapatos mais ousados na passarela, para acompanhar os looks nupciais. A coleção 2020 de YolanCris foi criada para uma noiva que não teme fugir de qualquer padrão. A delicadeza associada ao dia do "sim" pode ser um sonho para muitas mulheres, mas há muitas que desejam imprimir o seu próprio estilo ao look, e esse estilo pode estar em um calçado mais confortável, tal como botas, que imprimem força, ou mules com detalhes metalizados, com um caráter mais despojado.
Sem medo de viver sua sensualidade
As transparências tiveram destaque em toda a coleção. As estilistas as trabalharam com aplicações e bordados bem diversificados, com padrões geométricos, étnicos ou florais, todos com uma pegada bohemian chic que é tão familiar para a grife. E, seguindo esta linha, os vestidos também foram agraciados com plumas e franjas.
Acessórios simbólicos: seja quem quiser
Os acessórios tiveram um papel de destaque na coleção, e não apenas pela contribuição estética, mas pelo caráter simbólico. Algumas modelos exibiram boinas brancas, de estilo cap militar, típicas dos anos 60 e 70, associadas a movimentos anti-sistema. Além disso, forma vistos chockers no pescoços, cintos grossos e também coroas e tiaras delicadas, uma forma sutil de mostrar que há espaço para que todos os estilos de mulheres exerçam a sua liberdade de se casarem com o seu estilo próprio, seja ele qual for.
Liberdade para optar pelos clássicos
Quando se trata se YolanCris, a palavra previsível não é exatamente algo que se possa relacionar à marca. Ainda assim, o ar boêmio e fluido em seus vestidos são esperados. Mas os modelos boho não são as únicas inpisrações da gripe e, com certa supresa, apareceram modelos de noiva com silhueta princesa e saias bem estruturadas.
O toque inovador segue presente, mas a estética vitoriana também ganhou espaço. Em outros vestidos seguindo uma linha mais tradicional, as designers também evidenciaram um ar quase escultural com uma silhueta que faz alusão à Frida Khalo, jogando com coroa de flores dourada e rendas francesas.
Durante todo o desfile as projeções no telão ao fundo traziam à tona grandes ícones e personagens da história, reais e fictícios. Cenas do filme Billy Elliot dividiram a tela com Karl Lagerfeld, Marilyn Monroe e Freddie Mercury, todos eles com um traço em comum: o caráter único e inovador, essência que poderia até ser chamada de revolucionária. E dos sapatos de noiva às sillhuetas desfiladas, pode-se dizer que a temporada YolanCris 2020 também tem esse caráter, ousando nos looks nupciais, tidos como exemplos de tradição durante muito tempo.
Entre tantas frases e versos memoráveis em suas canções, Nina Simone também deixou outra citação de peso. "É dever do artista refletir o espírito do tempo em que ele vive", ela disse. E é justamente o que Yolanda e Cristina Perez fazem temporada após temporada. Por meio da moda (nupcial) quebram padrões para mostrar a essência do seu tempo: a liberdade das mulheres foi celebrada no desfile porque tem sido buscada, vivida e cada vez mais celebrada.