Você tem que convidar o seu chefe?
A questão é delicada: muitos casais se sentem na obrigação de convidar todo o seu círculo de convivência, incluindo os colegas de trabalho, para serem diplomáticos. Mas quando o assunto é o chefe, como proceder?
É indiscutível que os companheiros de trabalho estão ao nosso lado durante grande parte do nosso tempo. Em média, se passa quase 10 horas do dia no local do emprego, e essa convivência às vezes chega a ser maior que com a própria família, mas a relação não é necessariamente familiar. E é aí que mora o problema, porque não se deve confundir convivência com amizade (ou intimidade). Algumas regras de etiqueta podem ajudar a resolver o dilema de pessoas que devem receber o seu convite de casamento, mas lembre-se de que a última palavra é sempre a dos noivos, o importante é que vocês se sintam à vontade no seu dia, desde o estilo da decoração de casamento que escolheram como tema para a celebração, até a última música de casamento que irá tocar, e isso passa também pelos convidados. A regra geral é que se deve convidar apenas quem participa da vida pessoal do casal, então não se imponham obrigações na hora de fazer a lista, e deixe a preocupação apenas quando for escolher a gráfica para convites de casamento. Para isso, te daremos algumas dicas.
Convite por educação
Se muitos colegas do escritório serão convidados, é educado também convidar o (a) chefe. Em alguns casos é melhor convidar toda a equipe, ou não convidar ninguém, já que em relações corporativas, muito tem de ser feito por educação ou protocolo, independentemente da sua relação pessoal com cada um dos colegas e superiores. Assim, quando não há possibilidade de convidar a todos – especialmente em um escritório pequeno –, o ideal é não convidar ninguém e justificar que o casamento será mais íntimo, apenas para os familiares e amigos mais próximos.
Na maioria dos casos, quando se opta por chamar todos os colegas do trabalho, os chefes com quem temos relações puramente profissionais sabem que você convida por educação e, provavelmente, irá mandar o presente e se desculpar pela ausência, também por educação.
Discrição é o caminho
Não se sinta obrigada a convidar os colegas de trabalho, especialmente se sente que não poderá arcar com as despesas extras, mas se não pretende incluí-los em sua celebração, evite comentar sobre detalhes dos preparativos no ambiente onde estão. Se for fazer um casamento íntimo, a melhor forma de fazer com que entendam que sua festa será restrita aos familiares é evitar que estejam a par de tudo o que você tem feito como, por exemplo, a escolha do seu vestido ou o que irá servir.
Se a decisão final for de apenas chamar alguns amigos do trabalho e pedir para que todos mantenham o silêncio sobre o assunto, sejam muito cuidadosos. Uma desculpa esfarrapada, caso a informação seja descoberta, pode ser bem pior do que qualquer outra situação.
Mais de um chefe
E quando você pensa que administrar a lista de casamento não poderia ser mais complicado, surge um problema a mais: você tem vários chefes. Neste caso, é preciso analisar cada cenário. Se, por exemplo, você tem três chefes e se sente próxima apenas de um ou dois deles, melhor considerar convidar os três, para evitar desconfortos. Novamente aqui vale a dica de "chamar todos ou não chamar nenhum".
Evitando imprevistos
Infelizmente alguns colegas de trabalho – por falta de cuidado ou simplesmente por diversão – podem se auto convidar, ou fazer perguntas deselegantes. "Quando vou receber meu convite?", alguns podem interrogar. Neste caso, manter a esportiva e responder com bom humor é uma boa dica, explicando que a festa será íntima e para poucos amigos. Para evitar imprevistos assim, é recomendável que os seus convites de casamento diferentes sejam entregues individualmente e fora do ambiente de trabalho, e que as confirmações de presença sejam feitas por telefone, de preferência por uma assessoria.
Em todos os casos é bom lembrar aos noivos que vocês não têm obrigação de chamar pessoas cujo vínculo seja apenas profissional. Quando vocês lidam com o assunto com essa naturalidade, os seus companheiros de escritório também o fazem, e ninguém fica sem graça. O casamento é uma celebração íntima, independente do número de convidados, então não tenham uma dor de cabeça desnecessária, deixe o estresse para a escolha do sapato de noiva! Essa é a hora de curtir a organização e pensar em o que escrever no convite de casamento para supreender seus amigos. uma É seu dia de aproveitar!