Você é neurótica por estar sempre arrumada?
Muitas mulheres morrem de medo que os outros, especialmente a cara metade, a vejam desarrumada, sem maquiagem e sem perfume. Afinal, quando é uma preocupação saudável e quando é exagero?
Eu lembro de ter lido a entrevista de uma famosa, na época já idosa, que dizia que desde que se casou e passou a conviver com o marido, acordava mais cedo para que ele nunca a visse desarrumada, sem maquiagem, sem banho tomado. Ela já deveria ter seus 80 anos, ou seja, veio de uma geração bem anterior à nossa.
Essa preocupação tipicamente feminina (eu nunca vi um homem dizer que corre para o banheiro pentear o cabelo antes da mulher acordar!) vem das nossas avós, que diziam que a mulher tem que lançar todas as suas armas para “segurar” o casamento. Hoje, algumas de nós reproduzimos esses conceitos fielmente e nos desdobramos para fazer tudo antes que o namorado perceba algo.
Mas, até onde essa preocupação é saudável? Será que nos enchemos de perfumes, esmaltes, maquiagens e depilações mais do que o necessário só para agradar os outros? Talvez muitas vezes estamos somente repetindo o que nos foi passado, sem nem parar para pensar se é o que queremos. E pior, nossos parceiros nem percebem se fizemos chapinha, cortamos ou tingimos o cabelo.
Percebi isso quando meu marido me perguntava porque eu odiava tomar chuva e sempre arrumava um jeito de colocar algo na cabeça. Ele não entendia que eu tinha feito um investimento para deixar meu cabelo mais liso! Então, vi que aquilo era algo que eu me preocupava, não ele. Decidi relaxar mais em relação a isso e tentar voltar a ter meu cabelo natural, para o meu bem e o do meu bolso!
Uma amiga está com uma baita alergia na pele por causa do uso excessivo de maquiagem. No médico, percebeu que não retira os resíduos como deveria e isso envelhece sua pele, além de deixá-la cheia de bolinhas. Terá que, obrigatoriamente, pisar no freio. Há uma lista de argumentos em relação a isso, contra ou a favor dessas “neuras”. Proponho que a gente continue o papo na Comunidade. Vá lá e conte pra gente, qual é a sua loucura de beleza?