Vinho rosé: como harmonizá-lo com o estilo e o menu do casamento
Comprar as bebidas do enlace pode ser desafiador porque precisa agradar vários paladares e ainda tem os pormenores de clima e estilo para acertar em cheio. Então, que tal o vinho rosé, por sua leveza na medida certa e versatilidade?
Além de uma bela música de casamento ao fundo, brindar em grande estilo a união do casal pede por uma bebida especial e, normalmente, pensamos logo em um espumante. Mas entre as bebidas tradicionais de festas, como cerveja, refrigerante, suco, água e os coquetéis para os convidados se refrescarem e experimentarem "bons drinks", o vinho tem um espaço especial no buffet daqueles que o apreciam.
E o tipo rosé aparece cada vez mais nas preferências e nas celebrações, justamente por apresentar características do vinho branco e do tinto. A coloração é rosada, como o próprio nome define, variando de um laranja claro até a cor de cereja porque depende das uvas e das técnicas de fermentação, e esse vinho pode ser muito mais versátil do que vocês imaginam para colocar no menu do dia C. Vejam mais curiosidades e dicas.
Técnica tradicional
As uvas mais usadas nessa mistura do processo de vinificação são: grenache, cinsault, mourvedre, malbec, syrah, merlot, pinot noir e cabernet. No modo tradicional de fazer o vinho rosé há um breve contato entre a casca da fruta e o mosto (suco das uvas prensadas). Por isso, a bebida é criada com a cor e as características do sabor delicado do vinho branco com o toque do tanino do tinto. É essa fusão que faz toda a diferença, como mesclar as espécies das flores do casamento e ter um resultado surpreendente.
Ambientes e clima
Por serem frescos e aromáticos, são ótimos para o calor, em casamentos de dia, ao ar livre, durante um brunch ou almoço. Portanto, dá certo com a decoração de casamento rústico, que se adapta desde o campo até locais de praia. Além disso, o rosé é uma boa pedida em enlaces que ocorrem na cidade, o que garante a versatilidade do vinho de se adequar a várias situações e ambientes, o que não dispensa ser consumido à noite também em um jantar.
Dois vinhos em um
Como o rosé carrega a combinação de dois tipos de vinho, pode facilmente ser escolhido para substituí-los. Mas fica ao critério de vocês, se quiserem escolher um rosé e um branco ou um rosé e um tinto, ou servir os três, porque depende do quanto são apreciadores da bebida e se sabem o grau de consumo de seus convidados.
Geralmente escolher apenas o rosé como o vinho a ser servido na recepção, entre outras bebidas e drinks, já é uma excelente proposta porque combina com tudo. Uma ideia é optar pelo vinho rosé, no lugar do espumante, ao fazer o famoso brinde aos noivos na hora de cortar o bolo decorado do casamento. As fotos ficarão lindas porque a cor rosada realça com a iluminação.
Harmonização com o cardápio
O vinho rosé também é bastante versátil para vários tipos de menu, harmonizando muito bem com pratos leves, como frutos do mar, peixes, carnes brancas e saladas. O toque frutado e a adstringência delicada combinam com tábuas de frios e canapés. Mas nada impede de beber uma taça ao saborear uma massa com molho branco ou molho de tomate. Vejam mais detalhes:
-
Massas
Por ser um vinho onde uma agradável acidez está muito presente, este tipo de bebida combina muito bem com as massas, principalmente quando acompanhadas de molhos com base de tomate. As recheadas ou com molhos que levam creme leite também caminham lado a lado com o rosé. E se preferirem incluir massas com alto teor de gordura, prefira os espumantes rosés que quebraram um pouco do aspecto mais pesado desses pratos. Lembrem-se, mais que um lindo modelo de lembrancinha pra casamento, uma boa massa na companhia de um bom vinho pode ser o fator responsável por deixar para sempre na memória essa festa impecável.
-
Aperitivos
Por possuírem um reduzido conteúdo de taninos quando comparados com os tintos, e com uma refrescância que agrada, eles podem ser perfeitos para acompanhar entradas ou aperitivos que precedem o menu principal, sempre que servidos na temperatura correta. Antes que seus convidados se sentem, apostem em aperitivos que levem cogumelos, tomate ou mesmo frutos do mar mais intensos, como o camarão.
-
Carnes brancas
Já ficou claro como esse tipo de bebida pode fazer o meio terreno entre os extremos, nesse caso os vinhos tinto e branco. Por isso, se for servir carnes brancas, mas que levem mais gordura ou com sabor mais intenso, como pratos com peito de frango bem temperado, o rosé pode se uma aposta segura, já que possui o teor de taninos ideal para equilibrar o paladar nesses casos.
Peixes com uma confecção aromática mais rica, como o bacalhau, ou carnes brancas salteadas ou assadas também combinam. Se adora propostas que não sejam polêmicas (o caso de iguarias muito picantes), mas que tenha um sabor marcado, provavelmente o rosé irá complementar o seu menu nesse sentido.
-
Sobremesas
O vinho rosada harmoniza bem com doces que levam menos açúcar, preferencialmente feitos à base de frutas, já que potencializam o seu sabor trazendo uma acidez delicada à sobremesa. Tartelettes, torta de frutas vermelhas, por exemplo, podem ser opções perfeitas.
Rótulos brasileiros
Podemos encontrar excelentes vinhos rosés nacionais, com ótimo custo-benefício. Um dos mais famosos é o da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, Santa Catarina. Já na serra gaúcha, um rosé que merece ser experimentado é o Sangiovese da vinícola Cristofoli, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na mesma região, tem ainda o premiado vinho Cabernet Franc Rosé da vinícola Valmarino.
O berço do vinho é a região de Provence, no sul da França, mas Itália e Portugal também se destacam na produção pela Europa. Na América do Sul, vinhos com valores competitivos vêm da Argentina e do Chile, além do sabor ser mais intenso, são concentrados e avermelhados.
É importante degustar tudo antes, então lembrem-se de que precisam experimentar as opções de buffet, os sabores do bolo de casamento, bem como as bebidas que serão harmonizadas com cada prato, para que tenham certeza de que o vinho rosé também refletirá o gosto do casal e, por sua vez, agradará aos amigos e familiares. É na atenção aos detalhes que vocês conseguem um resultado impecável para a festa que tanto idealizaram.