Vestidos de noiva Jesús Peiró: conheça Cala, a coleção 2020
Prezando por fluidez e um ar da década de 80, Jesús Peiró apresenta Cala, sua coleção 2020, no maior evento de moda nupcial europeu, a Valmont Barcelona Bridal Fashion Week, e mostra a maturidade de mais de três décadas de trabalho.
Depois de celebrar o seu 30º aniversário no último ano, a marca Jesús Peiró mostra, na Valmont Barcelona Bridal Fashion Week, que a maturidade chegou com elegância, um ar minimalista e, principalmente, as curvas limpas dos saudosos anos 80. A designer Merche Segarra, diretora criativa da casa, apostou em vestidos de noiva com cortes simples, mas, como de costume, com detalhes bem trabalhados e uma gama de tecidos finos e mesclados com perfeição.
E, se em 2018, apareceram cores e pormenores que saltavam à vista, para a sua nova coleção, a tônica é a leveza e a sofisticação clássica do off white misturado a acessórios metalizados. Batizada de Cala (nome da flor que em português chama-se Copo-de-leite), a temporada 2020 trabalha com formas delicadas em seus modelos de vestido de noiva, com verdadeiras ondulações nos tecidos, que dão menos ou mais volume, mas têm algo em comum: uma estrutura impecável.
Volta aos anos 80
A coleção 2020 apresenta modelos que prezam, sobretudo, pelas linhas bem estruturadas. Com um conceito novo de simplicidade, com grande diversidade de modelos, que foram desde a silhueta em A e vestidos princesa, atémodelos retos e releituras mais pomposas do corte sereia. Os contornos da silhueta evasé reforçaram a feminilidade com que a marca sempre trabalha e, em Cala, essa característica esteve bastante presente.
As caudas longas em seda mikado – o que conferiu a elas uma estrutura mais rígida –, deram mais sobriedade à coleção, que também contou com calças e macacão fluido, além de capas em tule, composições quase retiradas de vídeos de artistas pop.
Estética floral
Ainda que a estrutura dos vestidos tenha seguido linhas mais duras, a delicadeza floral que, inclusive, dá nome e inspira a coleção, esteve presente. A designer deu espaço a muitas texturas florais, nos brocados, nas rendas, na seda guipur utilizada em algumas mangas e corpetes, nas sobreposições das saias e até em complementando decotes.
Diversidade nos decotes
Se a silhueta com a cintura marcada e as saias com volume deram o tom a muitos dos vestidos, foi nos decotes que Cala conseguiu ser mais ousada. A coleção apresentou um leque variado, desde decotes profundos em V, decote halter, canoa e ilusão, além das golas altas e golas de estilo camisa, um clássico que volta a figurar na moda nupcial. Os decotes nas costas também ganharam espaço, desde as costas nuas a padrões com alças.
Diga "sim" aos laços
Extremamente feminina, um dos detalhes que merecem atenção em Cala são os laços em tamanho grande. Estrategicamente posicionados, além de quebrarem a seriedade dos modelos, acrescentam um toque contemporâneo sem que o traje perca o seu lado mais delicado, como pede um vestido nupcial. Segarra apostou por maxi laços assimétricos, e até combinados a flores em 3D, sempre em equilíbrio com vestidos lisos em seda mikado, ou com uma leve e imperceptível textura, o que deu ainda mais destaque ao ornamento.
Detalhes ousados
Se existe um adjetivo para o que a moda dos anos de 1980 propunha, essa palavra é extravagância, e Jesús Peiró jogou com esse conceito. Mangas bufantes, franjas metalizadas e brincos geométricos apareceram no desfile marcando tendência. Nos ombros, as tradicionais ombreiras ganharam versão que lembra o formato da flor copo-de-leite, em uma referência clara.
Como a própria flor que inspira seu nome, Cala transborda delicadeza, mas deixa evidente as características da marca que tem o empresário Jesús Díez à frente: uma trajetória elegante e ousada na medida certa. A atmosfera vintage dos anos 80 voltou com força total em releituras atuais, e até nos penteados de casamento apresentados na passarela é possível sentir a ambientação retrô: rabos-de-cavalo baixos e impecáveis, complementados por uma maquiagem sóbria. A noiva Jesús Peiró tem brilho próprio.