Vestidos de noiva e convidadas ao estilo Bridgerton: conheça o "regencycore"
Delicadeza, luxo, silhuetas império... O estilo regencycore aclamado em Bridgerton pode ser o escolhido para subir ao altar ou assistir um casamento, como convidada. Saiba mais sobre ele, e inspire-se na série mais amada dos últimos tempos.
“Impecável, minha querida” (Flawless, my dear). Assim é a descrição da rainha Charlotte – personagem interpretado pela atriz Golda Rosheuval – ao ver Daphne Bridgerton, interpretada por Phoebe Dynevor. A cena, icônica, um retrato de como eram apresentadas as donzelas à corte, antes de impressionarem seus pretendentes, chama atenção não apenas pelo ritual, cada detalhe das vestimentas saltam aos olhos do espectador. O sucesso de Bridgerton revela que a série conseguiu cativar a audiência de uma forma jamais vista na plataforma de streaming Netflix e, entre tantas razões para esse êxito, com certeza está o seu figurino, que assim como diria a realeza, é declaradamente impecável.
Assinado pela figurinista Ellen Mirojnik, o guarda-roupa da série conta com modelos de inspiração que não tiveram como objetivo ser uma recriação histórica exata, mas uma espécie de releitura fashion do período, e deu certo. A opulência e elegância do regencycore já é apontado como uma das grandes tendências para 2021, tanto na moda nupcial quanto para os vestidos de festa.
Mas... O que é o estilo Regencycore?
O período em que se passa a série é chamado de Período Regencial na Inglaterra (de 1811 a 1820), a fase que se encontra entre a Era Georgiana (de 1714 a 1830) e a Era Vitoriana (de 1837 a 1901), daí o nome dado ao estilo, que vem de Regency, palco também da transição de uma sociedade rural para uma urbana e comercial, em uma Londres que borbulhava de vida social, como fica claro nos bailes e festividades em cada novo capítulo de Bridgerton.
Em contraponto à rigidez dos vestidos de outras fases, como do período vitoriano, por exemplo, o que se vê nos modelos desse estilo é uma aparente leveza, construída por meio de silhuetas império, decotes quadrados, mangas curtas bufantes e uma costura fina sob o busto, de onde parte uma saia com caimento fluido até os pés.
Luxo e delicadeza: os detalhes para a noiva
A elegância do vestuário de Bridgerton é inegável, e ela pode ser traduzida para os modelos atuais, especialmente para os vestidos de noiva. Tecidos perolados, como a seda mikado e o cetim, com belo caimento império, e mangas com volume sejam elas – curtinhas, 3/4 ou longas – são uma combinação ideal, e já aparecem nas recentes coleções de marcas como Cymbeline, Jesús Peiró, Roberto Cavalli, Rosa Clará, Demetrios, Rembo Styling e Novia d´Art. Firmas que jogaram não apenas com o desenho dos vestidos, mas também apostaram por tonalidades diferentes do branco, como dourado e tecidos com texturas, por exemplo o brocado.
E, ainda que seja o protagonista, o corte império não é o único a reinar no estilo. Outras silhuetas também podem ser utilizadas, como o corte princesa, sereia e em A, harmonizados com decotes que – além do quadrado – deixam o conjunto harmonioso, com toque discretamente sensual, como o decote em V e o canoa.
Convidadas à altura
Se as noivas podem aplicar a tendência no seu look nupcial, as convidadas também podem usufruir do regencycore, especialmente inspiradas pela família Featherington, cuja matriarca não poupa cores e detalhes em 3D para os vestidos das herdeiras (com mais elegância, claro!). Na paleta de cores para as convidadas é possível encontrar belas tonalidades de dourado – vide a mais recente coleção da Dior, um ode às cartas de tarô do século XV –, tons de verde, rosa seco, azul e cores mais quentes.
Entre donzelas empoderadas e cavalheiros perdidos transbordando sexappeal, uma rainha curiosa, um duque e uma Lady Whistledown que tudo sabe (não daremos spoilers!) Bridgerton é um convite ao bom entretenimento, com um roteiro que prende a atenção enquanto desfila looks incríveis e acessórios certeiros, entre plumas e joias. Já se rendeu à série? E ao irresistível estilo regencycore?