Vestidos de noiva blusados: inspiração Chanel para dizer "sim"
Talvez a palavra pareça estranha, mas o conceito "blusado" é bastante conhecido, e no mundo nupcial tem ganhado cada vez mais espaço nas temporadas que têm sido lançadas. Inspire-se com esses modelos, que conjugam fluidez, leveza e sensualidade.
Quando se fala em elegância no universo fashion, uma das referências com mais prestígio é, sem sombra de dúvidas, a estilista francesa Coco Chanel. Com um estilo único e que sempre despontou como "à frente do seu tempo", ela foi uma das precursoras a adotar cortes masculinos para peças femininas, e a usar a funcionalidade e o conforto ao lado da estética, algo que causou impacto na moda. E como as tendências nupciais seguem os passos do que é apresentado nas passarelas, muitas vezes os vestidos de noiva são exatamente a tradução tanto da mulher que diz "sim", refletindo seu estilo pessoal, quanto um reflexo de cada período, com suas mudanças e tudo o que está em voga.
Um modelo de vestido de noiva que a cada temporada surge, tímido, em algumas coleções, é o estilo "blusado". Como o próprio nome sugere, tem um efeito de "blusa", com a cintura marcada de forma leve, com tecidos fluidos, mais soltinhos, e pode ser a escolha de mulheres de diversos estilos, como a galeria que preparamos pode provar. Quer saber mais?
O conceito chemise dress
Umas das primeiras "atitudes fashion" de impacto de Coco Chanel foi eliminar o espartilho do guarda-roupa feminino. A peça, que hoje faz parte do hall lingeries mais sensuais, antes era usado obrigatoriamente com qualquer vestido de festa, dando sustentação aos seios, uma peça que apertava e, ainda que tivesse um belo resultado estético, provocava também desconforto nas mulheres. Tendo em mente que o conforto feminino deveria caminhar lado a lado com a beleza das suas roupas, Chanel investiu na criação do chamado chemise dress, uma peça considerada uma inovação para a mulher da década de 1920, criada por Chanel.
Esse "vestido camisa" não possuía cintura marcada, e o destaque estava no busto, que também contava com tecidos leves. Usado com colares compridos, esse tipo de vestuário se tornou um clássico na época, e o conceito "blusado" que vemos hoje nos modelos de vestido de festa e nos modelos nupciais.
Feminilidade com referências masculinas
É curioso que justamente um vestido que tem como referências um estilo que era visto como masculino dê tanta feminilidade e graciosidade às noivas. Os modelos blusados normalmente são vestidos de corte retos, mas também podem ser vestidos de noiva sereia com essa proposta, como provam com excelência alguns modelos apresentados nessa galeria. Essa silhueta, com uma cauda estruturada e um corpete leve e fluido, é uma mescla impecável de tecidos, e transborda elegância.
Tecidos
A fluidez quase despojada que caracteriza esses vestidos dá margem ao uso dos mais diferentes tecidos. Alguns modelos contam com aplicações de pedraria, renda brocado em toda a extensão do vestido, costuras metalizadas e detalhes marcantes, e o estilo também possibilita às noivas contar com transparências, responsáveis pelo efeito blusado com uma combinação justa por baixo.
Decotes e mangas: versatilidade
Esse estilo de vestido pode ser adaptado a vários tipos de decotes. Um dos mais vistos é o canoa, um ode à sofisticação e, em alguns casos mais cavado, confere aos modelos uma certa sensualidade discreta. Mas também encontramos exemplares blusados onde aparecem os decotes em V, halter e decote com coração. E essa versatilidade também vale para as mangas. Como é possível constatar pela últimas coleções, há alternativas de mangas curtas, três quartos, longas e fluidas, e ilusão.
Cada noiva tem um estilo e uma percepção diferente do seu dia C, sua personalidade estará impressa tem todos os detalhes do look, desde a maquiagem e o penteado até o protagonista: o vestido. Confira a galeria e inspire-se com modelos que têm referência em um dos nomes mais importantes da moda, aquela que deu outro significado a feminilidade e elegância.