Vestido de noiva com ou sem cauda? Veja as vantagens de optar por cada estilo
Dizem que para cada vestido existe uma noiva perfeita e que para cada cauda um vestido ideal. Veja nossas dicas e saiba se a cauda combina com você e com o estilo escolhido para o seu casamento.
Não tem jeito. Toda mulher em vias de subir ao altar já se pegou aflita por conta da escolha do vestido de noiva. Uma das dúvidas mais naturais é pelos modelos com ou sem cauda. Neste dilema, há de se pesar as vantagens de cada estilo de vestimenta, que tipo de sapato pode ser usado com o traje e qual tem mais a ver com a sua personalidade, entre tantas outras questões.
Registre-se no Casamentos.com.br
Para facilitar a busca, vale a pena elencar o que a cauda agrega ou não para o sonho, entre tantos planos e projeções feitas pelo casal para o grande dia. Não considerar as especificidades do vestido e suas limitações pode causar grande frustração para a noiva. Portanto, fique de olho aos detalhes e às dicas a seguir.
Índice de Conteúdo:
- Pés livres para a dança
- Bainha x desenvoltura
- O efeito deslumbre
- Um vestido para cada ambiente
- Dois em um é possível
Todas as lojas de noiva, aqui!
Pés livres para a dança
Se você é daquelas que pretende surpreender seu par e/ou os convidados com uma coreografia incrível, tenha em mente que um modelo de vestido de noiva com cauda pode tornar a missão bem mais ingrata. Passos mais rápidos e muito intensos irão requerer modelos mais enxutos, sem tanto tecido e volume, que possibilitem movimentos mais livres e amplos. Modelos curtos e mídi devem ser seriamente considerados se este for o seu perfil, até para que sua técnica de dança possa ser melhor observada.
Confira o catálogo de vestidos de noiva com cauda
Bainha x desenvoltura
A própria primeira dança do casal tende a ser um desafio a mais para o seu par caso não seja um pé de valsa. Além do nervosismo, ele ou ela terá de ficar desviando da barra da saia para não tropeçar ou pisar no tecido. Caudas muito volumosas e extensas irão dificultar bastante a missão e a aproximação do casal. No entanto, há também a opção de pedir que o estilista torne a bainha do vestido em sua parte frontal mais rente aos pés. Este é um desejo plausível e fácil de ser executado para quem não abre mão da cauda.
O efeito deslumbre
Por mais que seja uma escolha mais conservadora, é inegável que o efeito que a cauda extensa dará às fotos, tanto do ensaio pós-cerimônia quanto da dança a dois. O desenho do tecido ao chão, com suas dobraduras emoldurando os pés e corações apaixonados, é de tirar o fôlego. Tente simular alguns passos com o modelo para saber o quão longo ele pode ser sem lhe tirar o conforto.
Um vestido para cada ambiente
Uma cauda feita sob medida tornará o seu desfile até o altar e salão de festa algo de “parar o trânsito”. Mas é mais indicado para os festejos realizados em recintos fechados. O tecido branco e de cores próximas a ele já tendem a sujar facilmente ao longo do dia. Imagine então em contato com grama, gravetos, areia, terra e lama. Isto pode arruinar não só o vestido, mas também as fotos do casamento. Por isso, é fundamental avaliar o ambiente em que acontecerá toda a cerimônia e a recepção. Nem sempre o décor da festa dos sonhos é o mais recomendado para o traje idealizado.
Dois em um é possível
Tudo bem ser uma noiva indecisa. Dá para desejar a aparência suntuosa e elegante de uma grande cauda e também querer se sentir livre para arrasar na pista de dança. Pensando nisso, avalie um vestido em que a saia não toque ao chão, mas tenha atrelado a ela um tecido maior destacável. Com isso, os seus problemas estarão resolvidos. É a solução para quem preza por praticidade, mas gostaria de dar um ar dramático ao traje. Acabada a cerimônia e a sessão de fotos posadas, basta desacoplar a cauda para ter a sensação de estar usando um vestido de festa curto. É bonito e é tendência para os casamentos 2024/2025.
Seja qual for a decisão final, faça um exercício para identificar o que considera impreterível como característica no seu vestido nupcial. Pense na sensação que terá em se observar num modelo com ou sem cauda em seu álbum de fotos. Isso lhe ajudará a entender o apego à peça. Lembre-se de que a maquiagem, os acessórios e o penteado já irão lhe conferir um look por si só impactante, digno de uma estrela.
Leia também: