8 Tips imprescindíveis para casamentos na praia (e dicas de ouro de espaços onde celebrar!)
Charmosos e com mais leveza, os casamentos na praia estão entre as opções favoritas dos casais brasileiros, que priorizam um cenário paradisíaco para o seu dia C. Vejam o que precisam saber para realizar o seu, e que tal celebrá-lo no sul da Bahia?
Pé na areia e coração nas nuvens. Esta é a promessa dos casamentos realizados na praia que encantam a tantos, num País conhecido mundialmente pela beleza natural das regiões litorâneas. As cerimônias neste ambiente, no entanto, requerem cuidados a mais. Além da preocupação com a infraestrutura, a decoração do casamento e o buffet, é necessário que se inclua no planejamento possíveis contratempos ou problemas, para que nada estrague a celebração. A parte boa, no entanto, não tem preço: o paraíso! Para que a sua união seja linda, bem como aquelas vistas nos filmes, fizemos um manual com as dicas mais imprescindíveis nos preparativos de um casamento na praia. Preparados? Vamos lá! E não percam mais tempo: inscrevam-se na nossa newsletter para receber semanalmente mais inspiração e informação para o dia C!
- 1. Escolha do local
- 2. Estrutura para um casamento na praia
- 3. Contar com profissionais: cerimonialistas e assesores
- 4. Horário, clima e estação do ano
- 5. Dress code praiano
- 6. Buffet: o que servir na praia
- 7. Decoração praiana
- 8. Lembrancinhas temáticas
1. Escolha bem do local da cerimônia
O espaço do casamento é uma das principais decisões do casal que decide dizer “sim”, e não seria diferente para os noivos e noivas que desejam se casar em uma praia, em um lugar verdadeiramente paradisíaco. Para começar, considerem o estilo de casamento que têm em mente, já que a praia se torna o próprio cenário da festa. Desde casamentos clássicos a enlaces mais informais, pé na areia, a praia tem opções, e vocês só precisam entender bem as necessidades da sua festa, entre elas:
- Vão realizá-lo na sua própria cidade ou em outra? É preciso hospedagem no local na cerimônia ou não?
- Querem um casamento pé na areia, à beira-mar ou um lugar de frente para a praia, mas que disponha de salão e/outros espaços?
>> Buscam um espaço para o "sim" na praia? 4 dicas de Casamentos.com.br no sul da Bahia
-
Villa dos Nativos
Romantismo e minimalismo combinam com a praia? A resposta é “sim”, e você podem comprovar isso na Villa dos Nativos, em Trancoso. Planejado para estar em harmonia com a flora local, o lugar oferece ambientes ideais para a realização de um casamento, com um design único de estilo rústico chic, em um projeto que leva a assinatura de Yon Frazão, filho da renomada Carmem Frazão.
Além do visual autêntico – e que tem tudo a ver com Trancoso –, a Villa dos Nativos conta com uma hospedagem que encantará noivos e convidados. O local conta com 11 bangalôs, cada um com a sua própria entrada e jardim particular, e uma iluminação natural irresistível. Ou seja: ambiente perfeito para um casamento na praia, e conforto para todos.
Quero realizar meu casamento na Villa dos Nativos
-
Pousada Areia Preta
Em Cumuruxatiba, no município de Prado, os casais podem encontrar um paraíso para realizar o seu casamento verdadeiramente pé na areia, com toda a estrutura que precisam. O lugar em questão é a Pousada Areia Preta.
Esse espaço à beira-mar oferece 28 suítes para acomodar confortavelmente os casais e seus convidados, além de um salão, para os anfitriões que desejam um espaço coberto para a celebração. E o cenário não poderia ser mais completo: a praia ao fundo, um belo gramado com decks e duas piscinas.
Quero pedir orçamento da Pousada Areia Preta
-
Villa Tainá
Uma casa à beira-mar, o sonho de muitos casais pode ser realizado na Villa Tainá, em Arraial D'Ajuda, pensada para cerimônias ao ar livre com todo o romantismo que o casal merece. Entre coqueiros, e tendo o oceano ao fundo, é possível organizar um enlace no espaço para até 300 convidados, que ficarão encantados com os jardins tropicais, !
E, além de um espaço privilegiado para a cerimônia e a festa, a Vila Tainá ainda oferece hospedagem cinco estrelas para 20 a 30 pessoas, com ar condicionado, mosquiteiro, hidromassagem e uma bela vista. E a hospedagem também vale para o casal, claro, com tudo o que têm direito para se arrumarem para o grande dia na suíte master. E ali também podem passar a noite de núpcias!
Quero saber mais e pedir orçamento da Vila Tainá!
-
Village Someday | Suítes Boutique
Em Arraial D'Ajuda também se encontra um lugar para noivos que desejam dizer “sim” em um espaço luxuoso: o Village Someday | Suítes Boutique. Uma bela área de jardins de frente para a praia dá o tom ao local, que ainda conta com piscina, espaços externos e internos para uma celebração com a essência de cada casal.
Village Someday tem estrutura para abrigar tanto cerimônias quanto festas de casamento, o que facilita a locomoção dos noivos e seus convidados, que também podem se hospedar no local.
Quero saber mais sobre o Village Someday | Suítes Boutique
2. Estrutura para uma festa na praia
Pensando na festa, avaliem os locais próximos onde ela pode ser realizada. Caso optem por um salão à beira-mar, há uma série de questões que devem ser levadas em conta: segurança, iluminação, banheiros próximos, vagas de estacionamento, sistema de som e capacidade de trabalho da cozinha são algumas delas.
Os fornecedores também devem estar atentos às estruturas para o altar a areia, considerando as rajadas de vento no local, por exemplo. Isso será primordial para verificar o que é factível e quanto terá de ser investido.
Se vão se arrumar no mesmo local, é importante pensar também em ventiladores ou ar condicionado, tendo em vista a maquiagem e o calor dos meses de verão. Procurem não minimizar nenhum destes tópicos para que o seu sonho não acabe se transformando no pesadelo dos presentes.
- Atenção: Se desejam estender a festa para além dos limites do espaço que contraram para o casamento, levando a celebração para a areia em locais públicos, é necessário saber que nem todas as praias estão liberadas para esse tipo de evento. É necessário entrar em contato com a prefeitura para verificar se é possível, e se informarem sobre possíveis taxas para a utilização da faixa de areia.
- Sonha com um destination wedding na Bahia? Mais 10 lugares para dizer "sim" no paraíso baiano
3. Contem com profissionais
O ambiente praiano tem elementos que podem exigir um plano B dos casais. Aqui podemos citar itens climáticos, como o vento forte que levanta a areia, por exemplo, e, consequentemente, os anfitriões devem pensar em soluções para que o seu conforto e o dos convidados seja uma prioridade. A melhor forma para ter tudo isso sob controle? Contratar profissionais que ajudem durante todo esse processo, como cerimonialistas.
É o caso da Donna Eventos & Cerimonial, que atua no sul da Bahia, em Arraial D'Ajuda. Com uma assessoria de excelência, a empresa torna possível o sonho de muitos casais que desejam ter um “sim” pé na areia livre de problemas e imprevistos, de uma forma descomplicada, atuando desde a definição do perfil do casal, passando pelo cronograma até a conclusão da celebração.
Peça orçamento da Donna Eventos & Cerimonial
4. Horário, clima e estação do ano para a cerimônia
O melhor horário para celebrar o casamento é o final da tarde, por conta das temperaturas mais amenas e da luz perfeita para as fotos. Mas há quem prefira fazer a união logo de manhãzinha pelos mesmos motivos. De qualquer forma, evitem a todo custo o sol a pino, entre 11 e 14h. O diferencial de fazer uma celebração vespertina é que a festa será iluminada pela lua.
Para evitar a chance de uma chuva no grande dia, tentem agendá-lo para acontecer numa estação mais seca. Celebrações ao ar livre ficam à mercê das intempéries e, portanto, há sempre o risco.
Para não ter de contar somente com a sorte, encarreguem-se de alugar tendas e que o local da festa também tenha espaço coberto. Outra variante a levar em consideração a respeito da estação do ano é a frequência de pessoas na praia. É recomendável evitar os períodos de férias para conseguir maior privacidade.
5. Dress code e looks nupciais praianos
O momento pé na areia pede maior informalidade, mas com elegância, o que define o conceito “esporte fino”. Coloquem esse termo nos convites do casamento para definir o traje solicitado para a ocasião, e aqui vão dicas tanto para os amigos e familiares, quanto para os casais que dizem "sim".
- Se desejam que os convidados estejam todos devidamente vestidos numa mesma paleta de cor – o que fica lindo nas uniões praianas –, não se esqueçam de mencionar isto no convite aos amigos e familiares.
- Para os anfitriões, a dica sobre informalidade e elegância também vale. O mais recomendável para os trajes nupciais são tecidos leves, vestidos e calças com barras bem feitas e ajustadas ao tamanho de cada pessoa (para não arrastar no chão) e, claro, a opção pelo pé na areia é sempre válida.
- Entre os penteados praianos mais populares para as noivas estão os penteados soltos ou semipresos, já que o vento pode não ser aliado de modelos presos, por exemplo.
- Quando o assunto são as mulheres, a escolha mais acertada para os vestidos de noiva são os modelos mais curtos e fluidos, valendo-se da ambientação leve e despretensiosa de toda a celebração.
- Já na escolha dos trajes, a gravata e o paletó deixam de ser itens obrigatórios aos noivos, que devem escolher uma roupa em tons claros, como o branco, o creme e o azul claro.
6. Buffet: o que servir na praia
O ambiente informal e quente pede pratos leves e refrescantes. O mais aconselhável para o ambiente da praia é investir em frutas, finger foods e drinques cítricos bem gelados, e um cardápio sempre mais leve. Como prato principal, as saladas, peixes e frutos do mar são a boa pedida, e o casal pode, também, optar por pratos típicos da região onde diz "sim".
Na Bahia, por exemplo, apostar por sabores tradicionais é uma ótima alternativa, e não faltam opções, como o Jack Maia Buffet, de Porto Seguro.
Águas aromatizadas farão muito sucesso, e que tal investir em um bar de sucos e água de coco para que os seus convidados possam se refrescar durante a cerimônia? Evitem as comidas pesadas e que podem se deteriorar facilmente ao longo da comemoração.
7. Decoração simples e encantadora
Entenda que o “menos é mais”, mesmo! A praia por si só já é um cenário lindíssimo para ocasião e caberá ao casal acrescentar alguns detalhes para o momento festivo com elementos que tenham a ver com aquele ambiente.
Utilizar-se de palha, conchas, fibra de coco, pedras, flores e folhas para enfeitar o altar e escolher bem o mobiliário fará toda a diferença no décor. É recomendável que a paleta de cores seja pautada nos tons claros e pastéis, com uma ou, no máximo duas, cores solares – como o amarelo e o laranja.
8. Lembrancinhas para os convidados
A alegria do casal é a alegria dos convidados, mas eles também são presenteados e, como lembrancinha de casamento perfeita para o clima praiano, podem pensar em itens úteis, como sandálias, xales leves para o sol, chapéu e até um kit de proteção solar.
E se toda a festa for pensada para um local aberto, é importante ter em mente a possibilidade de convidados não desejados, como mosquitos e pernilongos, então uma boa ideia é disponibilizar repelentes também, no caso de que algum convidado necessite.
Tomadas essas precauções, o casal está livre para se ater às decisões a respeito de si mesmos na união. E, como podem ver, um casamento pé na areia permite itens informais que outros tipos de enlace não permitem, mas também requer cuidados bem específicos. Agora que vocês já sabem desses pormenores de um casamento praiano, é só seguir sua lista de tarefas para não se perderem nos preparativos até o altar, tendo o mar como testemunha!