Um casamento misto
O amor não tem fronteiras, tão pouco na hora de se casar. Os casamentos mistos são o melhor exemplo de que todos podemos ter nosso tão sonhado casamento. Neste caso, como em muitos exemplos, querer é poder.
Existem dois tipos de casamentos mistos: por religião ou por nacionalidade. Os casamentos mistos por religião são aquelas em que um dos membros do casal acredita e o outro não, ou que cada um tem fé em uma crença. A mista por nacionalidade, é no nosso caso, quando um dos membros não é brasileiro.
Se o casamento é civil :
- No caso de um casamento misto por nacionalidade a burocracia é um pouco mais devagar. Costumam pedir testemunhas aos que fazem uma série de perguntas, igual que ao casal, para certificar de que não se trata de um matrimônio por conveniencia. Neste caso, aconselhamos levar fotos de viajens e da vida de casal, para provar que existe uma relação.
- Para os noivos que um tem fé e o outro não (falamos da religião católica), deverão pedir uma dispensa para celebrar o matrimônio misto onde se coloca por escrito que a educação dos filhos vai ser de fé católica. Por tanto, um dos dois deve estar batizado.
- O membro não crente, pode escolher se converter.
- Em casos em que os dois sejam crentes de distintas religiões, um pode (e algumas vezes deve) converter a outra fé, ou se pode celebrar a cerimônia combinada em ambas religiões.
- Em caso que algum dos noivos seja também de outra nacionalidade não há problema, sempre que se cumpram os requisitos religiosos necessários em cada caso, e claro, em cada família.