Tudo sobre convites de casamento
A sensação de sentir-se importante e especial ao receber um convite, faz toda a diferença. Acredite, através do convite o convidado já começa a imaginar como será a festa e a partir desse momento, a magia do casamento começa a surgir no ar.
Às vezes escutamos tantas pessoas e opiniões que tudo torna-se difícil. A sensação de que o mais caro sempre é o mais bonito muita vezes nos engana e você acaba sendo vítima de tantas opções. Saiba que é possível fazer um convite com todos os tipos de orçamento, o importante é que ele seja especial. Queremos que você conheça alguns tipos de convites e saiba como pode transmitir um pouquinho do que será este momento.
Festa esperada
O mais legal de planejar o casamento, é fazer com que os convidados fiquem tão ansiosos com a festa como os noivos. Essa energia de todos os envolvidos é um dos momentos mais especiais de todos. É quando os noivos sentem que as pessoas que estão ali, realmente acreditam naquele momento e desejam de coração que os noivos sejam felizes. Quer incentivo e inspiração maior que essa?
Dicas para escolher seu convite
É interessante você tentar transmitir no convite, o estilo da sua festa ou cerimônia. Por exemplo, será uma festa tradicional? Mais moderna e divertida? Ou será uma festa simples e apenas para os mais íntimos? Essas perguntas podem te ajudar a escolher o estilo do convite. Um convite tradicional normalmente utiliza fontes manuscritas, brasões com as inicias dos noivos, fitas e detalhes finos.
Os modelos dos convites mais divertidos são legais para os casais bem humorados que optam por um casamento mais original e diferente. Neste caso, alguns convites podem apresentar histórias em quadrinhos, caricaturas dos noivos, desenhos de situações engraçadas, e apelidos. O objetivo desses convites é despertar o sorriso. A criatividade do casal permite através do convite revelar o humor presente nos noivos.
Já os convites mais simples são os mais procurados pelos noivos. Normalmente o simples é a união de bom gosto, preço e requinte. Arabescos e florais são muito utilizados nesses convites, fontes delicadas, um papel elegante e uma simples fita já é o suficiente para que um convite de casamento seja criado. Por isso, mesmo que sua escolha seja pelo convite simples, opte por cores e fontes que dizem algo sobre a festa e sobre os noivos.
Escolhendo o papel
A harmonia entre as texturas e tons faz toda a diferença. Não tenha vergonha e gaste seu tempo escolhendo o papel do convite. Defina se você prefere um papel mais brilhante, seco, transparente, encorpado, evolvente, clássico, leve, pesado...A melhor dica para te ajudar é tocar no papel. Toque no material e sinta ele, pense que você é o convidado. Qual a sensação você quer que ele tenha ao recebê-lo?
A parte mais difícil. Qual a fonte?
Muitos estudos dizem que a nossa letra revela aspectos profundos da nossa personalidade. Imagina o poder que uma fonte tem sobre o seu convite? A escolha da fonte pode deixar seu convite lindo, mas também pode deixá-lo cafona. Seja cautelosa na escolha. O estilo deve tentar mostrar os traços característicos da personalidade dos noivos e da atmosfera da festa. Afinal, não é um convite qualquer, não é mesmo?
Um detalhe importante: Se o convite tiver muita informação como ilustração ou fotos, busque fontes e papéis mais simples para que o convite não fique muito carregado de informações e poluído visualmente. Além disso, pense em uma cor que combine com a ornamentação da cerimônia ou da festa, mas não precisa ser exatamente a mesma cor, apenas uma que combine e harmonize mais.
Conheça alguns tipos de impressão:
- Relevo Americano: O relevo americano é a impressão que dá o efeito brilhante obtido através da mistura de pó incolor à tinta, após um período de calor na estufa. É usado em diferentes granulações, conforme o tamanho da letra. Esta impressão deixa o convite com um toque especial e sofisticado.
- Relevo Seco: Impressão muito utilizada pela maioria dos noivos. O efeito produzido é a partir da pressão no papel. Esta técnica molda o texto em diferentes formas e tamanhos. Pode ser aplicada na parte interna ou externa.
- Hot Stamping: Sabe aquele aspecto brilhante presente na maioria das iniciais dos noivos? Pois é, esta impressão é muito usada nos envelopes dos convites. Trata-se de uma película metálica que adere ao papel quando aquecida, geralmente usada nos tons de dourado e prata.
- Serigrafia: Esta impressão não tem relevo, mas pode apresentar aspecto fosco e brilhante. Muitas vezes ele é usado em convites que apresentam apenas uma cor de fonte ou para destacar cores claras em papéis escuros.
- Impressão em Off Set: Esta técnica apresenta liberdade nas escalas de cores. Off set permite que seu convite apresente ótima qualidade em cores diferentes, além disso esta impressão é muito rápida, ideal para convites em grande quantidade.
Acabamento e apresentação
O toque final. O último detalhe do seu convite, responsável pelo momento que irá cativar seu convidado.
São diversas as opções, uma faixa de tecido, um pequeno pingente, tags com o nome dos convidados, lacres com ceras quentes entre outros. O laço ainda é o mais utilizado, por ser simples, tradicional e porque representam o próprio elo do casal. Caso opte pelo laço, escolha bem o tecido e a cor.
Lembre-se: Para você garantir um bom resultado, procure referências dos serviços que você está contratando. E seja calma, tudo vai dar certo!