Tudo o que você precisa saber para ter uma mesa de doces
Não é só para crianças, gulosos, gordinhos ou formiguinhas. A mesa de doces é uma das atrações principais do casamento para todos os convidados. Saiba como deixá-la ainda mais irresistível.
Quer deixar sua mesa de doces ainda mais bonita? São tantas opções de doces, de decoração e detalhes que qualquer noiva fica confusa na hora de arrumar essa tão desejada. Veja nossas dicas incríveis e arrase com os doces.
Qual o segredo?
Para sua mesa ser um sucesso, você precisa de duas coisas: muito sabor e apresentação. Aquela velha história de que comemos com os olhos, é verdade. Por isso, se seus doces estiverem lindos e com um sabor irresistível não tem decoração que fique feia.
Capriche na mesa
Além de escolher os docinhos que irão compor a mesa de doces é preciso também pensar na disposição desses doces e na decoração da mesa como um todo.
Estrutura da mesa
O bolo como sempre é a maior peça, deve ficar sempre no meio e o restante ao lado. Os suportes mais altos são colocados cada um de um lado, mas na parte mais funda da mesa.
Se os suportes forem do mesmo tamanho, você pode coloca-los em uma posição que fique visualmente bem distribuída. Os suportes mais baixinhos, devem sempre ficar na parte da frente da mesa. Para completar os espaços vazios, preencha com docinhos ou decoração de flores, arranjos, plaquinhas e o detalhe que preferir.
É importante atentar ao centro da mesa e aos cantos, se os detalhes estiverem equilibrados sua mesa estará visualmente linda.
Outra dica para conseguir uma mesa bonita e equilibrada é mesclar as guloseimas “secas” (brigadeiros, bolachinhas, macarons) e as “de colher” (pudim, mousses) e posicionar o bolo ou a sobremesa mais alta ao centro.
Mesa de doces sem mesa
Vocês não precisam levar ao pé da letra a mesa de doces. Sim, ela pode ser outras coisas além de uma mesa. Um exemplo disso são os objetos mais rústicos que ficam lindos para os doces, como as escadas antigas, armários de madeira, caixotes, gavetas de madeiras, estantes e o que sua imaginação quiser.
Além disso, vocês não precisam também decorar a mesa apenas com flores. Vocês podem usar fotografias, objetos pessoais, pequenas velas, vasinhos coloridos, plaquinhas de quadro negro, porta-retratos.
Às vezes sair do padrão também da autenticidade para sua mesa e se for feita com carinho, amor e bom gosto pode ficar um charme. Esses pequenos mimos na decoração podem deixar o evento mais marcante e dar a cara dos noivos para a festa.
Investindo nas apresentações individuais
As versões mini, de colher e de copinho dos doces tradicionais são ótimas para casamentos. São charmosos para servir e são como mimos para os convidados. O laço e a colherzinha deixam os potinhos ainda mais fofos e atraentes. Portanto, o capricho é fundamental.
Benefícios: Preparar os doces em porções individuais evita filas e os convidados podem levá-los mais confortavelmente para onde quiser.
A escolha dos doces
Vamos te deixar mais em dúvida ainda te apresentando algumas opções de doces:
Clássicos
Brigadeiro, beijinho, casadinhos, trufas, olho de sogra. Eles são sempre bem-vindos e se feitos com capricho podem surpreender os convidados. Existem vários estilos de brigadeiro, beijinhos recheados e outras opções que são irresistíveis.
Camafeu
Outro clássico de casamento, o camafeu de nozes é elegante e por isso combina muito bem com casamentos.
Cupcakes
Os mini bolos individuais são uma ótima alternativa para preencherem a mesa de doces, porque podem ser empilhados e espalhados de várias formas. Uma qualidade dos cupcakes é a variedade de sabores.
Naked cakes
Ele é um tipo de bolo que não leva cobertura e tem ganhado espaço em casamentos e festas em geral. Normalmente vem acompanhado de frutas e é uma ótima opção para completar o visual da mesa.
Cake-pops
Os famosos bolinhos de palito, é uma opção prática e divertida para servir o bolo e conseguir fugir do tradicional porque permite que os convidados consumam bolo sem que precisem sentar à mesa.
Charlottes
Uma espécie de torta gelada recheada com frutas e envolvida com bolachas de champagne. Além de saborosa, essa sobremesa é de encher os olhos e pode ser uma ótima alternativa para substituir o bolo tradicional.
Deliciosos brownies
Pode ser servido individual e susbtiue o bolo tradicional. Alguns casais optam por servir o brownie com sorvete em pequenas porções em potinhos coloridos e saborosos.
Cheesecakes
Já é um pouco mais ousado, porque não são todos os convidados que gostam. Por isso, ele deve ser uma segunda opção de doce, mesmo sendo leve e saboroso, as vezes é fundamental ainda ter como opção docinhos clássicos.
Bem casado
O bem casado é um dos doces mais tradicionais em casamentos, porque representa a união de duas partes, a sorte e a felicidade do casal.
Além disso, o sabor é perfeito. Uma dica para servir esses docinhos é investir em uma embalagem que combine com a decoração da festa.
Macarons
De repente, esse doce virou a sensação das noivas e são super disputados. O legal é brincar com as cores e como distribui-los na mesa. A criatividade não pode ter fim. Se preferir, você também pode usar os macarons como lembrancinha.
Porções de mousse ou tortinhas
É um charme servir pequenas porções de mousse ou tortinhas de sabores variados. É bastante interessante mesclar diferentes tipos de doce na hora de montar a sua mesa.
Pão de mel ou alfajor
Ambos podem ser lembrancinha além de serem servidos durante a festa. Além de serem saborosos, o pão de mel e o alfajor são versáteis e agrada a maioria dos convidados. Vocês podem investir na cobertura e na decoração com iniciais dos noivos e coraçõezinhos.
Importante!
Quando for escolher o local da mesa dos doces é extremamente importante que ela seja de fácil acesso a todos os convidados.
A mesa de doces por ser uma mesa esteticamente atraente, quase sempre também é uma atração da festa. Por isso, ela deve ser bem iluminada e com espaço suficiente para que os convidados não fiquem espremidos ou em filas.