Cuidados para a pele pós-inverno: diga "sim" com a cútis radiante
Hábitos diários e tratamentos estéticos para dar ao rosto e ao corpo a sua melhor versão. Saiba como manter a sua pele saudável depois do inverno, para subir ao altar impecáveis.
Mal deu as caras no Brasil e a temporada primavera-verão já mostrou para o que veio trazendo altas temperaturas em todo o país. Mediante o desafio de manter a pele saudável num cenário de calor, aumento da poluição e o uso constante de máscaras, algumas providências precisam ser feitas antes mesmo de começar a olhar outros detalhes do enlace. Isto porque alguns tratamentos estéticos precisam ser iniciados até um ano antes, a depender das demandas de cada rosto e corpo. Para saber quais são as suas necessidades, é preciso fazer uma avaliação minuciosa com um dermatologista. Afinal, o resultado da maquiagem e o quanto ela ficará natural e bem acabada no conjunto com os penteados para casamento depende diretamente disto.
Para nos ajudar a entender que cuidados são necessários agora visando o enlace, entrevistamos a médica dermatologista Gabriela Munhoz. Ela deixa claro não haver alternativa para uma receita de pele deslumbrante que dispense uns minutinhos diários de atenção para si, que sempre começa com a limpeza do rosto.
Proteção solar
Imprescindível em todos os dias do ano, o protetor solar tem sua importância reforçada agora que parece existir um sol para cada um. Um produto com fator de, pelo menos, 30 para o rosto previne, além das queimaduras, o envelhecimento precoce, o câncer de pele e o aparecimento de manchas.
Pelos mesmos motivos, os dias nublados representam perigo e não são desculpa para pular esta etapa antes da aplicação da maquiagem. Por fim, vale salientar que as horas em lugar fechado sob luz artificial e de cara para o computador também são nocivas. Dito isto, reforçamos que a palavra de ordem é protetor solar sempre, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Acne (e as máscaras)
A pandemia trouxe a realidade incômoda das horas usando máscaras. Essenciais para a prevenção do coronavírus, elas impedem a pele de respirar livremente, o que tem aumentado o aparecimento de acne. Gabriela comenta o processo infeccioso: “A pele oleosa tende a ficar mais oleosa, e qualquer creme usado irá penetrar mais nela, podendo entupir os poros. Por isso, devemos limpar bem toda a área e usar uma loção tônica secativa antes da máscara, que deve ser trocada a cada três horas. E jamais devemos reaproveitar uma máscara suja”. Cuidado essencial para que o sorriso dos noivos não seja ofuscado pela irritação da pele.
Poluição
“Hoje sabemos que a poluição possui grande peso no envelhecimento precoce, sendo fundamental proteger a nossa pele dela”, conta Gabriela. Contra este vilão invisível, a especialista recomenda a escolha de cremes antioxidantes junto ao protetor, além da limpeza pela manhã e à noite. Incluir este hábito à rotina é uma prova de afeto muito maior do que as frases curtas de amor que alguém já lhe tenha feito.
Hidratação
Uma vez que o Brasil é um lugar tão quente, o brasileiro e a brasileira tendem a adorar a sensação de rosto e corpo completamente limpos e secos, o que representa um risco. “Este hábito é ruim porque a pele é um órgão que, assim como todos os outros, precisa estar hidratado. A hidratação forma uma barreira cutânea que protege de doenças como verrugas e eczemas”, explica a especialista. Ela recomenda o uso de produtos hidratantes específicos para cada área, já que cada região possui uma particularidade. O corpo tende a ressecar mais do que o rosto, mas ambos precisam de cuidados específicos.
Tratamentos estéticos
Entre os tratamentos que podem ser feitos visando uma melhor imagem no enlace, recomenda-se o botox para levantar o olhar (45 dias antes), o peeling e a remoção de manchas (seis meses antes), o estímulo de colágeno (dois meses antes) e o métodos de combate à celulite no corpo (de seis meses a um ano antes). Todos esses processos serão capazes de deixar você reluzindo como um diamante, brilhando de tal forma que mesmo a decoração de casamento simples parecerá luxuosa.
Pele masculina x pele feminina
Homens tendem a ter uma pele mais oleosa do que as mulheres, mas não possuem, no geral, mesmo nível de cuidado. Assim, a recomendação mínima é que eles façam uma visita ao dermatologista cerca de oito semanas antes do casamento. Mas isso para os casos que não sofrem com a acne e com a foliculite na barba: esses tratamentos demoram seis meses e um ano, respectivamente. A demora para tratar as inflamações ocasionadas pelos pêlos é que a depilação a laser só pode ser feita uma vez ao mês.
Enfim, o grande dia
Depois de tanto carinho consigo, na chegada da data do casório não existe mistério. “Quem tem pele seca precisa hidratá-la, enquanto quem tem pele oleosa tem de usar loções secativas. Este é o principal cuidado que deve ser tomado na preparação para receber a maquiagem”, diz, taxativa, a dermatologista. É casar e correr para o beijo, sem mistério.
Tantas etapas, somadas ao hábito de uma boa alimentação com poucos carboidratos, são a chave para a pele saudável. Um luxo ao seu alcance cujo impacto e contentamento será mais duradouro do que qualquer item da sua produção que tenha chamado a atenção de seus convidados, pode ter certeza.