A tradição de congelar o bolo para o primeiro aniversário de casamento
Segundo a tradição popular, congelar o topo do bolo de casamento para celebrar as Bodas de Papel irá trazer sorte para o casal. Conheçam melhor esse costume para decidir se irão adotá-lo!
Parte da emoção dos casamentos vêm das tradições. Desde os votos matrimoniais declarados durante a cerimônia, passando pela cor dos trajes usados pelo casal, tudo faz parte de costumes antigos de cada cultura. E, claro, a parte gastronômica não estaria de fora dessas tradições. O bolo de casamento, por exemplo, um dos maiores símbolos da festa, não é saboreado apenas naquele único dia. E há uma razão: o costume tradicional de congelar um pedaço do bolo para que seja degustado no primeiro aniversário de casamento do casal, na celebração de um ano. Conheçam essa tradição para saber se irão ou não adotar esse doce costume.
Origem da tradição
O bolo de casamento é uma evolução de uma tradição popular que teve início na Roma Antiga, quando serviam pão nas cerimônias de casamento. Esse alimento era tipo como um símbolo de prosperidade para o casal, e os convidados que comessem uma parte desse pão, teriam mais sorte. Essa tradição passou por mudanças até chegar ao formato de pequenas tortas durante a Idade Média. E, a partir do século XVII, os franceses passaram a empilhar as tais tortinhas, formando um bolo de camadas, como os clássicos servidos hoje em dia.
Por isso, entende-se que o bolo de casamento representa a prosperidade do casal. A partir do século XIX, os bolos com várias camadas seguiam sendo um sucesso, e foi quando começou a ser divulgado o costume de congelar o topo do bolo, parte superior onde ficam os noivinhos do bolo de casamento. O objetivo era guardar essa parte superior intacta, até que fosse celebrado o batismo do primeiro filho que, na época, era realizado após um ano do casamento. Daí a coincidência com o primeiro aniversário do casal.
Significado atual
Hoje em dia muitos casais já não colocam como prioridade a maternidade e a paternidade e, aqueles que pensam em ter filhos, podem decidir esperar mais para dar esse passo. Na realidade, os casais atuais não costumam estabelecer um prazo para o primeiro filho e, sendo assim, nem sempre o batismo ocorre um ano após a festa. Mas nem por isso o costume de congelar a parte superior do bolo decorado do casamento desapareceu. A tradição popular de congelar o bolo de casamento se reinventou. Hoje em dia, os noivos aproveitam a fatia congelada do bolo de casamento para celebrar as Bodas de Papel, com a superstição de que dará sorte e prosperidade, enquanto relembram o dia do casamento.
Dicas para conservação
Deve-se considerar como o bolo de casamento será confeccionado, quais serão os ingredientes usados, para saber se será possível congelá-lo. Os casais que adoram o estilo de casamento rústico muitas vezes acabam escolhendo os naked cakes, sem pensar se esse tipo de bolo estará bem conservado até o próximo ano. Se desejam viver essa tradição de congelar o bolo de casamento, recomendamos conversar com o profissional responsável. Dessa forma garantem que a fatia congelada estará perfeita para o seu primeiro aniversário de casamento. Além disso, devem também orientar a sua assessora de casamento para que o topo do bolo de casamento esteja intacto até o final da festa.
E vocês, vão adotar esse costume? O mais bacana é que poderá trazer mais lembranças à celebração do aniversário de um ano de casamento. Algumas tradições valem a pena pela alegria que trazem ao casal, ainda que se trate de noivos e noivas pouco convencionais. As Bodas de Papel merecem ser comemoradas em grande estilo, com ou sem bolo congelado!