Flores secas, preservadas e de temporada: tendência para a decoração de casamento
Em enlaces descontraídos ou formais, as flores secas são sinônimo de requinte e sutileza, e outros estilos também ganham espaço. A suavidade elegante dos tons naturais e a praticidade estão entre as razões para se apaixonar por essa tendência.
É impossível imaginar uma decoração de casamento sem flores. Elas ajudam a agregar alguns dos aspectos mais importantes a qualquer tipo de celebração: beleza, delicadeza e romantismo, e enchem os espaços de cores e texturas. Mas, por às vezes estarem além do orçamento, muitos casais as têm substituído por uma opção mais acessível e sustentável: os tipos secos, flores mais baratas para casamento, e que ainda podem ser reutilizadas.
Nesta condição, elas mostram-se especialmente receptivas às combinações com os tons naturais e outras plantas desidratadas, como o capim-dos-pampas e os eucaliptos. Uma linguagem que transita entre o estilo boho e o cottagecore, e que se mostra como uma das principais tendências da decoração de casamento para 2022.
Tipos de plantas secas
Para adicionar um visual vintage e descontraído, algumas variedades funcionam melhor. Ao consultar um florista, o casal descobrirá que existem muitas opções boas nessa estética de tons mais pastéis. Antes de comprar as flores para casamento, veja quais cores vão funcionar melhor para o tema e a paleta escolhidos. Aqui vão algumas sugestões:
- Trigo, capim-dos-pampas;
- Eucalipto, alecrim, camomila;
- Crisântemo, hortência, amaranto, rosas, lavandas e folhas de palmeira;
- Flores de alcachofra, gomphrena e craspedia também têm o seu valor;
- E não vamos nos esquecer dos ramos de algodão e de vime
Arranjos práticos
Ao contrário das flores ou folhagens vivas, os elementos secos não precisam ser regados. Isso significa que você pode criar seus arranjos, incluindo o seu buquê de flores, com grande antecedência. Ninguém gosta de um buquê murcho, mas uma flor desidratada é bonita e romântica. Portanto, um dos benefícios é poder montar as peças florais, como coroas ou guirlandas, dias antes e não precisar se preocupar muito em como mantê-las.
Centros de mesa
Monte as peças centrais das mesas com algumas flores secas e capins-dos-pampas. Pequenas ervas desidratadas com botões solitários podem repousar sobre os pratos e/ou guardanapos. O impacto será arrebatador.
Em quadros, prensadas
Imagine poder contar com quadros desses para a decoração de casamento. Há quem os use para indicar os nomes dos convidados designados em casa mesa, anunciar as opções do menu ou só embelezar as paredes, sem nenhuma função adicional, embora também possam vir com mensagem motivacional.
Ramos suspensos
Uma bonita ornamentação aérea pode ser criada a partir de buquês de flores secas, ervas e pequenos galhos nos corredores ou sobre as mesas dos convidados. Suspensos pelos caules, darão um bonito caimento sobre as pessoas e tendem a ser valorizados pela iluminação.
Nos assentos
Detalhes de plantas naturais nas costas de cada cadeira na cerimônia podem fazer toda a diferença em uma decoração de casamento simples. Melhor ainda se o mobiliário escolhido tiver cor de trigo ou de bambu seco, para que as paletas de cores conversem entre si. Mas assentos e mesas de madeira também funcionam bem.
No caminho até o altar
Além de servirem para delimitar o corredor por onde passa o casal, pode-se pedir que o florista jogue flores secas pelo corredor onde o casal irá passar para fazer os votos. As espécies podem ser jogadas durante a entrada da noiva ou serem espalhadas antecipadamente. Depende do efeito que desejam.
No arco do altar
Pense num arco montado no altar com bambus ou galhos secos enfeitados. Toda a textura das pétalas coloridas e caules ressecados, tais como das folhas e ervas, funcionarão lindamente no cenário onírico montado para o “sim”.
Com plantas vivas
As plantas secas podem ser misturadas com outras flores para casamento vivas. Isso pode adicionar suavidade e riqueza de detalhes à ambientação.
Também vale a pena lembrar que as flores secas e os tons naturais podem ser usados no arranjo usado pela noiva, no buquê, nos convites e em qualquer outra aplicação que o casal deseje usar além da decoração de casamento. Eles são elementos capazes de impor uma linguagem visual que pode dar unidade à cerimônia e festa, do anúncio do enlace ao pós-celebração com o envio das lembrancinhas para os convidados. Não existem restrições para o uso e por isso as flores secas e as cores pálidas que prometem ter chegado para ficar no universo nupcial, a começar pelo décor, mas com potencial para mais aplicações.