Tipos de tecidos para o seu vestido
Você conhece tudo sobre tafetá, organza e renda? Na hora de fazer o vestido de noiva tão sonhado, é bom saber uma coisinha ou outra sobre tecidos!
Quando vemos os tecidos em uma loja não sabemos diferenciá-los. São aqueles rolos e rolos de pano enrolados e só mesmo a vendedora para nos dizer qual a diferença. Aí, um mundo se abre e de repente já sabemos sobre caimentos, leveza e brilho. Qual amassa mais, o que é mais estruturado e o que trará a transparência desejada.
Especialmente se a intenção for comprar pela internet. Sem saber sobre tecidos, é capaz que acabe fazendo um mau negócio. Assim, trouxemos os tecidos mais usados em vestidos de noiva e explicamos um bocadinho porque eles são usados, seja para realçar, levantar, estruturar, enfim. Confira!
- Tule: são vários tipos de tule e certamente um será usado em seu véu e alguns na saia, caso você queira camadas. A maioria dos tules é sintética, enquanto o tule de seda, mais delicado e fino, é de trama natural (a seda).
- Rendas: já citamos a renda Renascença em outro artigo. Ela é mais estruturada e, por isso, pode ser usada em todo o vestido. Aquela levinha, usada em detalhes e em sobreposições é a chantilly.
- Organza: geralmente de seda, a organza é estruturada, mas transparente. Ela é para detalhes que precisam ser armados, nunca para vestidos fluidos.
- Tafetá: o mais tradicional de todos, é o tecido sem brilho e encorpado, que fica bem com drapeados e para saias volumosas. É o tecido-coringa das costureiras de vestidos de noiva.
- Crepe: os mais fluidos são os de seda, que podem conter uma face com mais brilho. Ele é leve, não tem transparência, perfeito para saias mais rodadas e cortes retos.
Quem já sabe tudo sobre o mundo dos tecidos? Contem para a gente qual será o tecido do seu vestido sonhado!