10 tipos de abraços para diversos tipos de relacionamentos: qual é o seu?
Do abraço apaixonado ao distante, aprenda a interpretar a linguagem corporal do abraço e...ABRACE!
Já parou para pensar no que um abraço pode dizer? Mais do que apenas um gesto de carinho, o abraço é uma forma poderosa de se conectar com as pessoas. Ele pode transmitir amor, confiança, amizade e até mesmo paixão, sem precisar de uma única palavra. Explore conosco alguns tipos de abraços, e como eles representam as relações entre as pessoas.
Índice de conteúdo
1. Amigo, estou aqui
2. Lado a lado
3. Receptividade e cuidado
4. Da cintura para cima
5. Conta comigo
6. Olho no olho
7. Tire os pés do chão
8. De pernas pro ar
9. Esforço mínimo
10. Dançando coladinho
Registre-se no Casamentos.com.br
1. Amigo, estou aqui
Esse abraço, não raro acompanhado de tapinhas nas costas, transmite cumplicidade e pertencimento. É mais ligado à esfera da amizade do que aos relacionamentos românticos, mas nem por isso menos afetuoso. Pelo contrário, ele expressa um carinho genuíno entre pessoas que se querem bem, como no caso de parentes e entes queridos.
2. Lado a lado
Em contraste com o abraço frontal, que envolve todo o corpo e transmite uma sensação de intimidade, este é um pouco mais contido. À primeira vista, a falta de contato face à face parece indicar distanciamento e formalidade, mas sempre pode se tratar apenas de um cumprimento rápido entre bons amigos.
3. Receptividade e cuidado
Repousar a cabeça no colo ou no ombro de alguém querido traz sensações profundas de segurança e suporte. Por outro lado, quem acolhe tem a chance de oferecer conforto com palavras doces ao ouvido ou um singelo beijo na testa. Pode ocorrer entre amantes, mas também entre pais e filhos ou qualquer relação especialmente profunda.
- Veja também: Tipos de beijos e seus significados
4. Da cintura para cima
Com o tronco encostado e a parte inferior afastada, esta é uma visão comum em encontros sociais e profissionais. É um cumprimento que transmite cordialidade e respeito, mas também revela uma certa distância. A interação indica que a relação continua se desenvolvendo, e que um maior grau de intimidade pode ser reservado para o futuro.
5. Conta comigo
Esse é outro abraço que permite uma posição de vulnerabilidade, em que uma pessoa de costas se permite envolver pela outra. É um momento de estabilidade e proteção, comum entre casais que nutrem confiança mútua. Pode ser especialmente reconfortante em momentos de dificuldade ou simplesmente como uma forma de fornecer apoio.
6. Olho no olho
Assim como o toque físico, o contato visual comunica uma proximidade que é até difícil de descrever. Nesse encontro, os amantes se permitem uma pequena distância para trocar olhares apaixonados enquanto seguram um ao outro pela cintura ou pelos braços. Não são necessárias palavras para expressar uma ligação tão profunda.
- Confira ainda: 40 Frases de bom dia para dedicar ao amor da sua vida
7. Tire os pés do chão
O abraço que levanta a outra pessoa é, sem dúvida, um dos mais expressivos. É a demonstração de um carinho que não cabe em si, e nos leva a elevar alguém como se disséssemos “Eu cuido de você”. Também tem uma conotação de leveza e diversão, associada tanto ao amor romântico quanto a amizades muito queridas.
8. De pernas pro ar
Na posição que parece saída daqueles romances de banca de jornal, o desejo fala mais alto e a timidez sai de cena. Um dos amantes se lança no colo do outro, envolvendo-o com as pernas enquanto trocam beijos apaixonados. O coração fica acelerado e a respiração ofegante em um momento íntimo de atração e entrega.
9. Esforço mínimo
Mesmo quando não são trocadas palavras, o corpo fala. Se uma pessoa oferece um cumprimento efusivo e é recebida com rigidez ou indiferença, há aí uma clara desconexão emocional. É possível que um lado não se sinta tão à vontade quanto o outro, ou que haja algum ressentimento ou mágoa no relacionamento.
10. Dançando coladinho
Às vezes o carinho é tamanho que não conseguimos ficar parados. Embalado pelo som dos corações, esse abraço se confunde com suaves passos sincronizados. Com os braços ao redor do pescoço ou da cintura, os dois se movem lentamente, às vezes sem perceber. É uma marca tanto de novos casais apaixonados quanto de amores para a vida toda.
Analisar a linguagem corporal através dos diferentes tipos de abraços é também um aprendizado sobre os relacionamentos que vivemos. Há um mundo de emoções entre um cumprimento caloroso que ergue alguém do chão e outro que mal estabelece contato físico. Pense nisso, e aproveite para demonstrar seu carinho por quem mais ama.
- Aproveite e leia: Hábitos e segredos diários de um casal feliz: para investir sem medo!