Superstições na hora de escolher a data de casamento: vocês têm alguma?
Aqueles que acreditam na magia do inexplicável dizem que algumas datas significam boa sorte, outras... nem tanto. Descubram quais são as diferentes superstições que rondam a data da celebração de casamento!
Você já deixou de passar de baixo de uma escada para evitar a má sorte? Ou já se desesperou ao quebrar um espelho porque pensou que viriam 7 anos de azar? Bate 3 vezes na madeira quando o assunto é negativo? Se você disse sim para as três perguntas, identificando-se com esses costumes, não há dúvidas: você é uma pessoa supersticiosa! E se é assim, provavelmente antes de enviar os convites de casamento, você e o seu amor vão considerar alguns elementos.
Para quem já vive o dia a dia com algumas superstições, quando o dia C for uma realidade, a primeira coisa se ser pensada é a data em que dirão "sim"! Então, confiram quais são os dias, meses e até luas que trazem boa e má sorte, e escolham sabiamente a data para o início dessa vida a dois!
Numerologia
Muitas pessoas se baseiam na numerologia para escolher a melhor data para seus dias especiais. Os especialistas dizem que os noivos devem escolher uma data que tenha significado para o casal, o dia em que se conheceram, por exemplo, e devem fazer a soma de todos os números. Um exemplo: a data 12/03/2016 para numerologia seria: 1+2+3+2+6 = 14 = 1 + 4 = 5. Ou seja, o dia 5 tem uma energia que pode ser a ideal para vocês, e pode ser a data do casamento. Para saber o que significa cada número, podem ler o nosso artigo que dá todo os detalhes sobre a numerologia no dia C.
Meses de boa e má sorte
No Brasil o mês de maio é considerado o mês das noivas, e isso não é uma novidade. Mas vocês sabem por que? Trata-se de um antigo costume trazido pelos países do hemisfério norte, onde maio representa a chegada da primavera e, com ela, a chegada de muitas flores, tão associadas à celebração do amor no casamento. Mesmo com essa forte tradição do quinto mês do ano, essa prática vem sendo deixada de lado e muitos casais já optam pela praticidade, escolhendo meses como novembro e dezembro, para unir o "sim" com suas férias.
Enquanto maio engloba flores, feminilidade e amor, o mês de agosto é coberto de más supertições e há quem diga até azar. As questões são diversas, tanto históricas como de crenças, mas se vocês não querem arriscar, evitem este mês! Por outro lado, se já escolheram a data no mês de agosto, sem desespero! Existe também a famosa frase do "agosto de Deus", transformando o mês em um momento abençoado para os devotos.
Dia da semana
O sábado é o dia preferido dos casais a caminho do altar, mas existem aqueles que acreditam que cada dia da semana possui um significado único para o casamento. Confiram o significado dos dias da semana de acordo com algumas superstições.
- Segunda-feira: boa saúde
- Terça-feira: riqueza segura
- Quarta-feira: propício a bons momentos
- Quinta-feira: ideal para a abertura de caminhos
- Sexta-feira: veneração e amor sublime
O intimidante número 13
Se vocês são supersticiosos, com certeza já estão pensando em evitar o dia 13, ainda mais for acompanhado de uma sexta-feira! Desde a Antiguidade Clássica é considerado um número que não traz sorte. Os numerolistas consideram que traz desordem ao universo, no tarô é a carta da morte, e esse mau agouro também está presente no Bíblia, já que o capítulo 13 do Apocalipe faz referências à figuras do mal.
Em outras culturas, o treze vem acompanhado da terça-feira, que também simboliza má sorte. Então, se vocês se arrepiam só ler estas coisas, para evitar ficarem ansiosos, descartem o dia 13! É claro que dificilmente isso influenciará na sua felicidade, mas ja que estamos falando de superstições, a sexta-feira 13 não poderia ficar de fora!
Outros dias que costumam ser evitados
- O Dia de Finados, 2 de novembro, ou Dia das Bruxas, conhecido como Halloween, podem ter uma "atmosfera" sinistra, e são datas que os casais evitam, porque não querem dizer o "sim" em um dia rondado por misticismo e tradições religiosas dedicadas aos que já se foram. Muitos casais preferem escolher o dia 1º de novembro, quando é celebrado o Dia de Todos os Santos, uma data leve!
- O dia 1 de abril dispensa explicações! É bem provável que não queiram se casar bem no Dia da Mentira!
Fases da lua
Para vocês que acredita na forte influência das diferentes fases da lua, atentem-se a este ponto. Celebrar o casamento na lua cheia, além de ser simplemente romântico, também tem um outro significado: um casamento fértil e com filhos. Já a lua crescente representa uma união harmoniosa e duradoura.
Vocês podem ter ou não ter superstições, o importante mesmo é escolher uma data que tenha um siginificado importante para ambos(as) ou que seja um dia que inspire amor para vocês! Na hora de declamar os votos e cortar o bolo de casamento, só mesmo um elemento deve importar, e você saberá que tem sorte: o sorriso do seu amor!