SOS: Dicionário nupcial de tecidos
São tantos os vestidos, que nem sempre é fácil reconhecer o tecido e os materiais com que ele é feito. Atenta a esse artigo porque chegou o dicionário de tecidos, ideal para ajudar você nessa tarefa.
Na maioria das vezes, o êxito de um vestido depende do tecido com que foi confeccionado, já que determina a textura, o corte, a caída e o seu movimento. Um vestido com o mesmo corte com certeza será diferente dependendo do tipo de tecido utilizado, assim, não se admire se experimentar dois vestidos com um corte, decote e saia iguais, e gostar apenas de um.
Isso acontece pelo tecido, principal responsável por personalizar um modelo e torná-lo exclusivo. Com certeza, quando você entra em alguma loja, receberá uma ajuda profissional onde explicam exatamente de que tecido e materiais o vestido é feito. Ainda assim, caso você não encontre seu modelo ideal e resolva recorrer a um ateliê, convém ter bem claro que modelo e tipo de tecido exato você quer. Para ajudar você nessa tarefa, esse dicionário será ideal. Anote tudo!
Batista: É um tecido muito fino e delicado de algodão, com ligamento de tafetá. Apenas pode ser utilizado em algumas partes do vestido porque se enruga com frequência.
Brocado: De origem persa, esse tecido com desenhos de relevo e inspiração oriental é perfeito para noivas clássicas. O brocado é um tecido de peso médio, com desenhos em relevo que, normalmente, são bordados com fios dourados ou prateados.
Charmeuse: É um tecido suave, leve e meio brilhante. Sua costura é grossa ou dupla. Esse tecido origina vestidos mais pesados, que modelam na perfeição qualquer silhueta.
Chantilly: É um tipo de renda, confeccionado à mão com bobinas e formas florais. O Chantilly é uma das rendas mais delicadas e mais apreciadas na moda nupcial e pelas noivas.
Chiffon: Tecido muito leve, fino e com transparência. Normalmente é feito de nylon e poliéster, ainda que, possa levar seda de vez em quando. É ideal para vestidos com caída e saias de corte em A.
Crepe: É um tecido muito suave e de aparência regular, com sua superfície granulada. Há uma grande variedade de tipos de crepe: crepe de lã, marroquino, plissado. Para os vestidos de noiva, os mais utilizados são o tecido crepe de seda ou de algodão.
Cetim: É um tecido leve, escorregadiço e muito brilhante. O cetim é perfeito para vestidos de corte reto ou para ser aplicado em saias volumosas.
Damasco: Tecido de seda com figuras que geralmente são vegetais estilizados, em apenas uma cor. O efeito das figuras no tecido se distinguem pela diferença no brilho entre a teia e a costura.
Dupion: Tecido de seda e de peso médio. Seu grande destaque é sua superfície irregular e granulada, que dá esse toque de originalidade clássica a qualquer vestido que seja confeccionado com ele.
Gaze: Esse termo não é referente ao tipo de tecido, mas sim à sua confecção. Podem encontrar gaze de seda, algodão ou fibras sintéticas, sempre com suas características de pregas que dão a ele um aspecto enrugado. Esse tipo de tecido é utilizado em vestidos muito frescos e cômodos, ideias para noivas boho.
Gabardina: É um tecido de estame ou algodão, com ligamento de sarja em diagonal. Normalmente, é utilizado em vestidos de corte em A ou princesa, e escolhido por noivas que queriam usar um vestido clássico e com brilho natural.
Georgette: Esse é um tecido leve, em seda e com ponto tafetá. No entanto, é um tecido firme e se caracteriza por sua frescura e caída perfeita. Ideal para vestidos de temporada de primavera e verão ou para noivas românticas, que procurem um vestido leve e fluido.
Guipur: Guipur é o nome do desenho bordado sobre um tecido de base muito fina. Quando ele é eliminado, o resultado é uma renda bordada, fina e delicada, ideal para noivas mais rústicas.
Jersey: Esse é um termo genérico para designar um tecido de malha, que se fabrica em um tear circular. Normalmente, é muito elástico e se adapta totalmente às formas do corpo. Pode ser um tecido quente, sobretudo nos meses de verão.
Seda micada: Um dos tecidos favoritos das noivas e dos desenhadores. Esse tecido é composto por uma renda natural grossa, ideal para vestidos com volume. Suas principais vantagens são, não se enrugar com facilidade e por ser ideal para noivas que pretendem estilizar sua forma. Além disso, destaca outros detalhes do vestido e pode combinar-se com todos os tipos de acessórios.
Moiré: Os efeitos do acabado desse tecido são evidentes e salientes, sendo feitos através do esmagamento quente das fibras, o que dá ao tecido, esse efeito visual brilhante e ondulado.
Organza: Se trata de um tecido de seda ou algodão, caracterizado por sua rigidez. Durante sua confecção, recebe um tratamento químico que faz com que não se gaste com as lavagens. A organza é igualmente utilizada para decorar o vestido com folhos ou motivos florais.
Otoman: É um tecido de seda grossa, forte, resistente e com muito corpo. Originário da Turquia, esse tipo de tecido apresenta uma textura com nervuras que lhe dá uma aparência listrada.
Piqué: Esse tecido é atravessado por séries de pontos muito apertados que diminuem sua espessura. Possui também pequenos desenhos geométricos em baixo relevo. É um tecido ideal para vestidos clássicos, com muito volume.
Veludo: Sinônimo de elegância e glamour, o veludo é um tecido de lã, seda ou algodão, liso de um lado e coberto de pelos suaves e presos por fios de teia do outro. Pode ser utilizado em algumas partes do vestido, mas raramente é escolhido pelas noivas para ser o tecido principal do seu vestido.
Shantung: Esse é um tecido em seda virgem, muito parecido à seda por sua costura, mas bem mais econômico. Se for de uma qualidade superior, não se enruga em nenhuma ocasião.
Seda: Composta por filamentos, produzida pelo bicho da seda. Brilhante, muito suave ao toque e muito popular na confecção de vestidos elegantes, com um toque mais vintage e sofisticado.
Rayon: Um tecido que não é feito nem de fibra natural, nem de fibra sintética. É econômico e pode ter semelhanças com o algodão, em veludos elegantes e tafetás.
Tafetá: Tecido lustroso e muito suave, composto por fios de seda retilíneos. Ideal para noivas que pretendem usar um vestido elegante e suave ao toque.
Renda: Um dos tecidos mais na moda no momento, e que engloba vários tipos, entre eles, o Alecón, Chantilly, Schiffli, Guipur e Veneziano. É confeccionado com malhas, e sempre apresenta trabalhos delicados em flores ou outras figuras.
Tule: Depois da renda, o tule é um dos tecidos mais solicitados pelas noivas. É um tecido leve e transparente, confeccionado em seda ou em algodão. Normalmente, é usado para dar volume à saia do vestido ou para o véu da noiva.