Sinais de paixão: 9 sintomas para confirmar que vocês são um casal apaixonado!
O amor se manifesta de várias formas, está presente em diversos tipos relações: familiares, de amizade, de casais juntos há muito ou pouco tempo. Mas, quando se conhece alguém, os sinais de paixão indicam o que vem por aí. Será que estão apaixonados?
Dia dos Namorados ou não... Como saber se está apaixonado ou apaixonada? Ainda que a ciência tente explicar, só quem já se percebeu assim sabe como é o sentimento: algumas vezes sutil e, em outras, avassalador. Quando se conhece alguém que desperta algo mais, tudo pode ficar confuso. Nem sempre é fácil identificar exatamente o que se sente pela pessoa - e não há problema algum nisso.
Para facilitar no reconhecimento, separamos alguns fortes indícios. Mas que fique claro: no final das contas são vocês quem definem! O amor pode ter muitas formas de se manifestar e todos elas são válidas. Para os sortudos e as sortudas que estão conhecendo aquela pessoa especial, fica a pergunta: será que estão apaixonados(as)? Enumeramos 9 sinais de paixão que podem ser sintomas! Vejam se eles se aplicam a vocês!
Inscreva-se em Casamentos.com.br
1. Borboletas no estômago!
2. Consegue enxergar além dos defeitos e focar nos pontos positivos
3. Reconhece singularidade na outra pessoa
4. Riso solto
5. Saudade inexplicável
6. Admiração sem fim
7. O respeito prevalece em todos os momentos
8. Apoio emocional
9. Mudanças de prioridade
1. Borboletas no estômago!
Sim, esse conceito parece abstrato, mas quem já sentiu, entende. A expressão é usada como sinônimo de nervosismo ou de leve ansiedade. Mas, quando o tema são sinais de paixão, as borboletas no estômago fazem referência à emoção que a pessoa desperta em você. Não importa o quanto já se conheçam, que já tenham se encontrado várias vezes ou até que já se relacionem. Essa reação é um grande indicativo de que você está, sim, apaixonado(a). Quer uma dica? Preserve as borboletinhas!
2. Consegue enxergar além dos defeitos e focar nos pontos positivos
Quando você enxerga alguns defeitos, mas consegue ver que eles podem ser trabalhados de forma saudável (ou até ignorados, se forem detalhes), aguce a atenção. Ressaltar as qualidades aumenta a probabilidade de que tenha paixão envolvida. Se você sabe reconhecer que os pontos positivos do outro são maiores do que aquilo que incomoda, é porque existe um filtro maravilhoso no seu olhar. Então fica o aviso para aqueles que só conseguem ver as qualidades: estão in love, sim!
3. Reconhece singularidade na outra pessoa
O início de um relacionamento é a fase em que se observa cada mínimo detalhe do outro: os gestos, os sorrisos, as reações em momentos de tristeza e de alegria. A primeira dica de que você pode estar se apaixonando é quando não consegue pensar em ninguém tão especial como a pessoa. Ele(a) é simplesmente é único(a) e ninguém se equipara às qualidades. Não é tão fácil reconhecer que não existe outra pessoa igual. Quando acontece isso, quer dizer que há sinais de paixão elevados na "Escala Richter".
4. Riso solto
O seu amor mal terminou a frase e você já começa a rir? Tudo o que ele ou ela faz parece bonitinho e você sorri até quando se lembra? Pense bem: você tem um sintoma forte de "apaixonite"! Para quem está próximo pode até não fazer sentido, mas vocês já desenvolveram uma linguagem própria. Isso é lindo, saudável e perfeito para uma a relação leve.
Leia também:
- Planos a dois para fazer em casa: que tal colocar a rotina romântica em dia?
- 10 Ideias simples e originais para o Dia dos Namorados: celebrem o amor!
- 55 Frases para o Dia dos Namorados: antes ou depois do casamento o amor se celebra todos os dias!
5. Saudade inexplicável
Não importa se vocês se viram ou se falaram há um dia: cada hora que passa em que não estão em contato parece uma eternidade. Essa saudade "sem explicação", na verdade, tem uma bem óbvia: estar apaixonado(a)! Querer estar pertinho e saber tudo o que acontece na vida do outro é natural. É o demonstrativo de que você abriu um espaço importante na sua vida para que a outra pessoa ocupe.
6. Admiração sem fim
Dos muitos sinais de paixão que possam surgir, a admiração é um dos que possui mais peso, e ele se revela até no olhar de alguém. Um casal que se mantém assim sempre prevalecerá de forma positiva, sabendo preservar o amor e o relacionamento. Muito se resume a esse sinal, já que, sem a admiração, pouco sobra. Cultive essa chama através do exercício do elogio a cada dia. Assim vocês também irão recordar ao outro o elo que os fortalece nos momentos difíceis.
7. O respeito prevalece em todos os momentos
Nem tudo são rosas numa relação. Haverá dias difíceis, dias de mau-humor e de muito estresse. O fundamental mesmo é manter o respeito mútuo. O que diferencia uma relação saudável de uma relação tóxica é exatamente a capacidade de nunca extrapolar esse limite, ainda que passem por momentos mais duros. Se vocês já aprenderam a lidar com tudo isso, temos um aviso: é porque está no modo "Amor, I love you".
8. Apoio emocional
Quando tudo parece dar errado e você se vê diante de uma crise emocional, a quem recorre? Quando se está apaixonado(a), o alvo do seu amor é também a pessoa capaz de te acalmar, por te oferecer conforto e motivação para continuar. Com ela, você se sente forte para enfrentar independentemente dos problemas. Nem um céu inteiro com nuvens de coração oferece tantos sinais de paixão.
9. Mudanças de prioridade
"De repente" seus planos mudaram a medida que foi conhecendo e interagindo mais com a pessoa. E nisso você se dá conta de que as suas prioridades mudaram porque começou a colocar os interesses e necessidades dele ou dela acima dos seus. Isto ocorre porque simplesmente se viu disposto(a) a fazer sacrifícios (o que inclui cumprir compromissos), para o bem-estar ou felicidade de alguém que lhe é importante.
Em outras palavras, você está genuinamente interessado na vida, nos interesses e nos sentimentos desse outro ser a ponto de ver a satisfação dele como a sua. Se isso não é uma prova contundente, é caso de mudar a definição de amor do dicionário.
Cada pessoa se apaixona de uma forma distinta. Enquanto para algumas é mais fácil e fluido, para outras o processo é mais complexo. Há aquelas que dão todos os indicativos (incluindo aqui os impulsivos que querem fazer logo tatuagens) e aquelas mais introspectivas e discretas.
Mas para todas elas, de forma geral, vale a mesma regra: para ter uma relação saudável não basta apenas a paixão. Além do fogo inicial, é preciso dedicação, parceria e paciência. Como casal, é preciso muitos mimos diários neste trabalho feito a quatro mãos. Mas nos diga, quantos dos sinais de paixão você apresenta?