Qual é o significado do kipá ou solidéu no casamento judaico? Muito Interessante!
Você sabe por que os judeus usam kipá? Descubra seu significado e tudo por trás do Kipá ou Solidéu, esta é uma peça chave e importante do judaísmo e seu respeito por Deus.
Ao longo da história, cobrir a cabeça com algum tipo de chapéu tem sido um sinal de respeito. Dependendo do horário, pode ser perante as autoridades, os convidados, a nobreza, a igreja, o templo, etc. Com o tempo, esse costume foi se transformando e perdendo a rigidez. Conheça, a seguir, tudo o que está por trás do Kipá ou Solidéu, uma das peças-chave do judaísmo.
Índice de conteúdo:
- O que é o Kipá?
- Por que então em algumas religiões como os judeus os homens continuam cobrindo a cabeça?
- Cobrir a cabeça com um kipá é o mesmo que com um chapéu?
- As mulheres também devem cobrir a cabeça?
- Todo mundo usa kipá em casamentos?
- Por que é costume os homens de outras religiões cobrirem a cabeça com kipá durante a cerimônia de casamento?
O que é o Kipá?
No judaísmo, os homens usam um kipá na cabeça, uma palavra hebraica cujo significado é “cúpula”. Também podem ser chamado de Solidéu. Na religião católica, o Papa o usa o tempo todo. Ao usá-lo, mostra-se respeito ao criador. Não só é usado nos templos por estar na casa de Deus, mas a comunidade judaica ortodoxa o usa o tempo todo, exceto para nadar, tomar banho ou dormir.
Por que então em algumas religiões como os judeus os homens continuam cobrindo a cabeça?
Usar um kipá é um lembrete de que Deus está acima de nós, além de marcar a diferença entre a hierarquia divina e o homem. O respeito pelo criador é constante e como ele está presente em todos os lugares, cobrir a cabeça o reafirma.
Kipot (no plural), existem muitas formas, materiais, cores e tamanhos. Não importa quais sejam as características dele, o importante é usá-lo.
Cobrir a cabeça com um kipá é o mesmo que com um chapéu?
Normalmente, as pessoas ortodoxas (dentro da religião judaica) usam um chapéu e usam um kipá por baixo, de modo que, quando o primeiro é removido, a cabeça continua coberta.
As mulheres também devem cobrir a cabeça?
Antigamente, as mulheres casadas cobriam a cabeça com um véu, que podia ser feito de renda, ao entrar no templo. Hoje, esse costume não é mais realizado, mas é dever de toda judia ortodoxa casada cobrir a cabeça com chapéu, boné, lenço ou mesmo peruca.
Em casa, você pode não se cobrir. É diante de estranhos que ela é obrigada a se cobrir, pois não deve atrair a atenção de outros homens.
O kipá, então, constitui uma forma de expressar diariamente e em todos os momentos o respeito que se sente diante de Deus.
Todo mundo usa kipá em casamentos?
Os convidados mais religiosos usam o seu próprio Kipá, mas é costume que o casal mande fazer o Kipot de sua escolha como presente para usar na cerimônia religiosa e estes são colocados na entrada para que eles levem um. No final, eles podem levar para casa. Durante o banquete, os convidados decidem se querem manter o kipá ou retirá-lo. É opcional.
Por que é costume os homens de outras religiões cobrirem a cabeça com kipá durante a cerimônia de casamento?
Devido ao significado religioso da cerimônia, seja no templo ou em outro lugar, os convidados do sexo masculino, independentemente de sua religião, são convidados a cobrir suas cabeças sem comprometê-los com a religião judaica. Isso é feito apenas como um sinal de respeito.
Leia também: As curiosidades de um casamento judaico.