Se casar pela igreja batista
Conhecido também como protestante, o casamento na Igreja Batista tem seus próprios procedimentos. Reunimos tudo que você precisa saber para realizar a sua cerimônia sob os preceitos desta religião.
Assim como todas as religiões, a protestante possui seus requisitos e procedimentos para a realização de um casamento. Esta religião segue os preceitos da Bíblia no livro dos atos dos Apóstolos. Quem celebra a cerimônia são os pastores e normalmente eles não realizam cerimônias mistas, ou seja, noivo e noiva devem seguir esta mesma religião. Nesse artigo, tudo sobre um casamento na Igreja Batista.
Preparação
A cerimônia protestante se inicia muito antes do casamento. O primeiro passo é o encontro entre o pastor, noivos e seus pais para que todos se conheçam. O pastor avalia neste momento se o casal possui maturidade para assumir o compromisso para iniciar a vida matrimonial.
Nestas reuniões, os noivos recebem conselhos e orientações para a futura vida a dois. O pastor, ao conhecer os noivos, também prepara seu sermão baseado nas conversas e sessões que realizam. Assim, os sermões nos casamentos na Igreja Batista são sempre baseados na personalidade do casal, o que deixa a cerimônia mais pessoal e romântica!
Casamento entre divorciados
A Igreja Batista admite o casamento entre divorciados, bastando que haja uma avaliação e acompanhamento para atestar as reais intenções do compromisso.
Organização
Não é muito diferente das demais comunidades cristãs, a católica e a evangélica. Os padrinhos são os primeiros a entrar, em seguida o noivo e logo a noiva acompanhada do seu pai ao som da marcha nupcial. Mas existe uma diferença: não são permitidas músicas populares de fundo na celebração, para que toda atenção seja concentrada na benção de Deus aos noivos. Ainda assim são permitidas músicas clássicas para as entradas.
Pode interessar:
Celebração
Durante a celebração na Igreja Batista, o pastor faz o sermão pessoal para os noivos com conselhos para a convivência do casal. A cerimônia é marcada por muitas músicas clássicas que podem ser acompanhadas com o coral da igreja ou por parentes e até pelos noivos.
Troca de alianças
É um dos momentos mais marcantes da cerimônia batista e, com certeza, de todas as outras religiões. É a hora em que os noivos proclamam publicamente o desejo de união e do compromisso que assumem perante Deus e suas pessoas queridas. Neste momento o pastor também declara que as alianças representam um círculo que deve durar pela eternidade do casal.
Benção final
O pastor encerra a cerimônia presenteando os noivos com uma Bíblia com uma dedicatória especial.
Não deixe de ler: