Descubra as diferenças e como usar terno, smoking, paletó e blazer
Cada vez mais, os homens estão seguindo o dress code do casamento. Neste guia, explicamos o que é e como usar ternos, smoking, paletós e blazer. Compreender as diferenças é fundamental para noivos, padrinhos e convidados definirem o traje.
A decisão sobre o traje do noivo requer atenção, até que o modelo perfeito seja encontrado. Para isso, é necessário levar em consideração o dress code da cerimônia e entender quais são as peças das roupas masculinas para festas. Mas qual a diferença entre paletó, blazer, terno e smoking? O que é cada um deles? É preferível usar terno ou só o paletó no casamento? Quando usar cada um deles? Para tirar todas essas dúvidas, seja bem-vindo a este pequeno "guia" sobre o assunto.
Esses itens fazem parte do traje masculino de festa, e aqui mostramos as definições de cada um e as diferenças fundamentais que irão esclarecer possíveis dúvidas de noivos, padrinhos e convidados sobre o assunto!
- 'Qual a diferença entre paletó, blazer, terno e smoking?': o que é cada um deles e quando usar
- O que é o terno?
- O que é o smoking?
- O que é o paletó?
- O que é o blazer?
'Qual a diferença entre paletó, blazer, terno e smoking?': o que é cada um deles e quando usar
-
O que é o terno?
O terno é um traje composto por várias peças e pode ser vestido de duas formas: de forma completa ou com menos peças. Para compreender melhor, vamos falar o que é o terno completo versus o que é o terno de costume.
O terno completo é mais formal e significa, como o nome sugere, usar todas as peças no look: calça, paletó, colete, camisa social e gravata. A outra forma é a mais despojada, chamada de terno costume, que inclui apenas calça social, paletó e camisa, sendo a gravata opcional.
Cabe ao estilo e local escolhido para o casamento endereçar qual será o mais adequado.
As duas variações são as escolhas mais comuns em celebrações de casamentos. O terno completo funciona bem principalmente para noivos que desejam uma vestimenta diferente da dos demais convidados e o terno simples com casamentos celebrados de maneira mais informal. A escolha da cor e o tecido varia conforme o gosto de cada um e com o código de vestimenta da ocasião.
Tanto o terno completo como o costume deverão ser compostos com o mesmo tecido e cor de calça, paletó e colete, e funcionam bem com os dress code de passeio completo, social e esporte fino. No quesito, acessórios, as duas versões também levam sapato e cinto. Já o lenço no bolso e o boutonnière na lapela são complementos opcionais, mas sempre deixam o look mais charmoso.
- Também te interessará: Tendências em trajes de noivo 2024: descubra as novidades!
Encontre aqui o seu terno para o casamento
-
O que é a roupa smoking?
Outra pergunta comum entre os noivos que se preparam para subir ao altar é sobre qual a diferença entre terno e smoking. O smoking é o exemplo mais clássico e formal de todos e deve ser usado como traje caso a cerimônia seja formal ou de gala. Neste caso, não somente noivos e padrinhos como os convidados devem optar pelo mesmo dress code, também conhecido como black tie.
O traje smoking é composto por calça, paletó, camisa social branca, colete (opcional) e gravata borboleta. O que diferencia o smoking do terno são os detalhes: a gravata é sempre no formato borboleta e a lapela do paletó é mais larga, normalmente de cetim ou seda. O padrão também inclui um lenço no bolso. Também é possível usar uma faixa na cintura, mas o item está em desuso.
Logo, falar em "terno smoking" é uma expressão equivocada.
A cor mais comum para o smoking é o preto, porém existem peças ousadas nas cores azul ou bordô, por exemplo. Assim como o terno, o smoking também é um “conjunto”, portanto calça e paletó sempre devem ser do mesmo tecido e cor. São excelentes para as cerimônias tradicionais celebrados em castelos e outros endereços de luxo, por exemplo.
Encontre mais modelos de trajes no catálogo!
-
O que é o paletó?
O paletó é a parte superior do terno, incluindo, portanto, a camisa e os demais acessórios. Funciona muito bem sozinho e pode ser a melhor aposta se a festa do casamento tiver um tom descontraído. O protocolo pede que a peça seja usada fechada e é recomendado abrir o paletó apenas nos momentos em que estiver sentado.
Peça clássica e básica no guarda-roupa masculino, o paletó se apresenta com diversos recortes, modelos e tecidos. As cores tradicionais são o azul-marinho, preto, cinza e marfim, com seus tons clássicos adequados para diversas ocasiões.
Sempre seguindo a regrinha básica: em eventos formais noturnos prefira o preto e evite estampas na camisa. Para eventos mais descontraídos, aposte no azul-marinho. Para casamentos realizados durante o dia, o mais recomendável é optar por tons mais claros, mas também é possível imprimir o seu estilo com cores mais ousadas, como o verde oliva.
Deseja alugar o traje de noivo? Não perca mais tempo!
-
O que é o blazer?
A esta altura, já fica mais fácil entender qual é a diferença de terno e blazer, mas a gente deixa claro. O blazer é uma variação informal e descontraída do paletó, e atende ao dress code de esporte casual. A peça não faz conjunto com a calça ou o colete e conta com uma liberdade maior de cores e estampas (incluindo o xadrez), além de uma grande variedade de tecidos como o veludo, a sarja e o linho.
Por ser mais informal, o blazer não costuma ser a escolha mais comum dos noivos. Mas, se o casamento for celebrado apenas no civil ou ao ar livre, por exemplo, a peça cairá bem, inclusive em cores menos formais. Mesmo assim, é recomendado evitar estampas, exceto se a proposta seja um casamento temático. Para convidados, o blazer com uma camiseta lisa, sem estampas, é uma ótima opção. Pode usá-lo sem gravata e combinando-o com uma calça com modelagem mais tradicional. É muito adotado em casamentos na praia e com estilo boho.
Todas as promoções para os noivos!
Esperamos com esse artigo que agora você compreenda os diferentes tipos de trajes masculinos, o que é casa um deles e quando usar. Apesar de não parecer fácil, não é tão difícil e é muito útil na hora de noivos, padrinhos e convidados fazerem a escolha da roupa para um dia tão especial. Uma vez entendido isso, é recomendado saber mais sobre o estilo do look escolhido pela sua parceira ou parceiro, contribuindo assim para haver uma harmonia visual entre o casal. Depois disso é possível selecionar o traje mais belo e confortável, segundo o seu gosto e o estilo do seu par e do casamento.
Agora aproveite e passe para frente a informação sobre qual a diferença entre paletó, blazer, terno e smoking entre os seus convidados!