Romantismo à beira-mar: materiais perfeitos para um décor praiano
Sol, areia, mar e amor: não há combinação mais perfeita, e a decoração pode ser um reflexo desses elementos. Materiais rústicos e secos embelezam o ambiente de forma requintada e econômica, inspirem-se.
Escolher a praia para fazer a troca dos votos com o seu par é garantia de sucesso por si só. Mas para tornar tudo ainda mais mágico e garantir a completa imersão neste universo encantado, uma decoração de casamento adequada à temática se faz necessária. Como o cenário é paradisíaco, a simplicidade de elementos como juta, palha, flores secas, conchas e galhos será suficiente para dar aquele toque que falta.
É com essa ideia no radar que daremos algumas dicas dos materiais bem-vindos à cerimônia e festa e de como usá-los adequadamente. De antemão, já antecipamos que a decoração de casamento rústica é uma das que melhor acolhe da proposta da “faça você mesma”. Então aproveite as ideias para economizar na comemoração e ainda assim produzir uma que pareça suntuosa.
Mobiliário de madeira
Pode-se até optar por móveis em plásticos, mas é inegável que os de madeira produziram um outro efeito. Soam mais naturais e encontram-se com aspecto e cor desejados para a comemoração, como se já fizessem parte desse cenário.
Juta
A trama grosseira e mais rígida em tom de palha permite que se faça com ela inúmeras ornamentações que precisem de maior sustentação, como cachepôs e cestos. Mas, versátil que só ela, pode estar presente no enfeite dos assentos dos convidados, no jogo americano, nas lembrancinhas de casamento e onde mais achar conveniente.
Palha
Por falar em palha, falemos dela que potencialmente tem tudo para ser onipresente na ocasião. Lanternas, souplat, sacolas, esteiras, cestos suspensos e luminárias ganham uma outra cara quando feitos do material, que provoca a sensação de rústico requintado. A despretensão e a naturalidade, que se transforma quando é trançado, que tanto encanta. Tiras podem ser usadas para compor os arranjos de centro de mesa, envolver os talheres e ser combinados com ervas secas.
Elementos secos
Além das ervas, também as flores, o trigo e o capim devem ser usados na decoração de casamento na praia. Os tons, as texturas e a durabilidade das peças são compatíveis ao tema e podem ser usados de forma indiscriminada, inclusive com peças mais luxuosas, como o linho. As flores do campo, o alecrim, o eucalipto e o capim dos pampas estão em alta e promovem comoção onde se instalam.
Varal de luzes
Casamento a céu aberto pede alguma iluminação além da produzida pelo sol. Afinal, em algum momento o astro rei irá se retirar e é preciso garantir que as pessoas saibam por onde se locomovem. Os varais (ou cordões) de luzes são uma alternativa viável, prática e barata e que ainda simulam o efeito de um céu estrelado. Cortinas de luz e mesmo os cordões paralelos formando um grande telhado podem ser testados na ornamentação.
Conchas e Estrelas-do-mar
Lindas e encantadoras, as conchas e estrelas-do-mar dispensam comentários. Oriunda dos mares, compõem os centros de mesa e os arcos sob os quais os estará montado o altar com um charme único. Abuse dele para reforçar a escolha do cenário.
Leques
Além de refrescar seus convidados, uma profusão de leques consegue formar uma interessante ornamentação numa parede ou num biombo que servirá como um dos fundos para as fotos. Se desejar, pode-se até usá-los como elementos meramente decorativos na mesa de doces ou combinando com as flores do enlace.
Velas
Quem não deseja um jantar à luz de velas? Pense no quão romântico será proporcionar isso a si próprio com o seu amor e os seus amigos e familiares. Só tome precaução com a chama e adote lanternas, vidros e frascos para acomodá-las com segurança.
Tecidos leves
O vento estará presente na sua cerimônia e festa e isso é um fato. Então use-o a seu favor para produzir uma dança com tecidos leves na comemoração. Enrole sob o arco dos votos, nos assentos e nas tendas e nos galhos.
Galhos
Galhos secos, com ou sem folhas ou flores, são essenciais numa decoração de casamento rústico. Eles inspiram aconchego, autenticidade e reforçam a força e beleza da natureza num cenário natural. Podem ser usados suspensos, fincados na areia ou servir até mesmo como bancos. Enrole luzes nele e veja como dois elementos simples conseguem um efeito deslumbrante.
A decoração de casamento, em resumo, deve reforçar a proposta mais natural e simples que o local pede. Utilizando-se de poucos detalhes, é possível tornar a ambientação chique sem precisar investir muito. Portanto, ao pensar em onde irá realizar o seu casamento, lembre-se disto. Mas atenção: mais além de um décor rústico, a escolha por uma união realizada ao ar livre também deve considerar a logística envolvida e infraestrutura do espaço para gerar conforto a todos.