6 rituais e tradições dos casamentos country para inspirar os casais apaixonados
Os costumes replicados no Brasil e no exterior para atrair boa sorte no dia C. Confira alguns deles para utilizar no seu grande dia!
Muito mais do que uma oportunidade para incorporar botas e chapéu ao visual, o casamento country é uma celebração do amor em comunhão com a terra. Trata-se de uma rica cultura, repleta de referências e influências, como bem nos mostram os rituais acerca dele. Os ritos replicados pelos casais nesta proposta comprovam o sentimento genuíno e desejo por uma união duradoura, tão calorosa e potente quanto a vida no interior.
É por esta razão que vamos mergulhar em alguns dos costumes e tradições comuns aqui e fora do Brasil, onde o country mostra sua força a cada batida dos corações apaixonados que almejam uma história a dois tão simples e arrebatadora quanto a beleza existente nos campos. Desde já vale lembrar que é possível fazer um casamento country em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, para aqueles que ficarem animados com a ideia, mas não moram no Centro-Oeste brasileiro.
Registre-se e não perca as novidades!
1. Plantando o futuro
2. De mãos dadas
3. Início do conto de fadas
4. Amuleto de boa sorte
5. Sem tempo ruim
6. Memórias preciosas
Clique e contrate uma wedding planner
Plantando o futuro
A cerimônia da árvore carrega diversas camadas de simbolismo. Neste ritual, o casal planta uma mudinha juntos, representando o início de suas vidas compartilhadas. O par assume o compromisso de cuidar da planta para crescer forte e saudável, da mesma forma que o seu relacionamento. Escolher uma espécie nativa da sua região adiciona ainda mais autenticidade ao gesto. É o caso do Ipê-amarelo e do Pau-Brasil, originários da Mata Atlântica. Afinal, casamento country que se preze se preocupa em preservar o verde.
De mãos dadas
A tradição de atar as mãos dos noivos com fita ou corda, também conhecida como handfasting, é uma maneira ancestral de representar a conexão e o compromisso que estão sendo celebrados. Com origem na cultura anglo-saxônica, o costume já foi utilizado como uma cerimônia de noivado e até mesmo como casamento extraoficial. Atualmente, é especialmente popular em ocasiões ao ar livre e se presta perfeitamente a ocasiões country junto à natureza.
Início do conto de fadas
Pouca coisa comunica mais o espírito do interior do que a relação com os animais. Incorporar a chegada ou partida do casal a cavalo é uma forma de simbolizar a jornada iniciada pelo par, bem como a sua conexão com a terra. Tratando os bichinhos cuidadosa e conscientemente, a experiência é perfeitamente segura. Dependendo da escala da celebração, é a sua chance de se ver a bordo de uma charrete ou uma carruagem como uma verdadeira princesa, ainda que more em São Paulo.
Amuleto de boa sorte
Por falar em cavalos, a ferradura também marca presença no universo nupcial como um sinal de boa fortuna, proteção e fertilidade. O uso do símbolo remonta à Grécia Antiga, mas a sua tradição no casamento vem das Ilhas Britânicas no período Vitoriano. O objeto pode ser uma ferradura real ou uma réplica decorada, sendo carregado por uma daminha ou pajem e dado à noiva num dos últimos atos do casal antes de deixar o altar. Mas há quem prefira utilizá-lo apenas como item decorativo, com as iniciais dos noivos e exposto na entrada da recepção do casamento country, por exemplo.
Sem tempo ruim
E se fosse possível garantir que não chova no grande dia? Essa é a premissa de um costume peculiar do Sul dos Estados Unidos, que envolve enterrar uma garrafa de bourbon (o típico whisky americano) no solo do local da cerimônia. A tradição tem regras rígidas: o vidro deve estar cheio quando posto de ponta-cabeça debaixo da terra, exatamente um mês antes da celebração. Após a cerimônia, a bebida pode finalmente ser aberta para brindar com os convidados.
Memórias preciosas
As cápsulas do tempo em casamentos são uma charmosa prática de selar lembranças e mensagens positivas desse dia tão especial para abrir no futuro. Aproveitando as boas energias da celebração, a família e entes queridos são convidados a deixar fotos, lembranças e mensagens de amor e esperança. A ideia é abrir este verdadeiro baú de tesouros em uma futura comemoração de bodas ou na renovação de votos, para reviver a emoção e refletir sobre o tempo compartilhado pelos pombinhos desde então.
Casamentos no estilo country trazem oportunidades únicas de reviver tradições enquanto reconhecemos nossas origens. De rituais ancestrais com laços e ferraduras às conexões com a terra envolvendo animais e plantio, estas práticas são mais do que costumes locais, representam pontes entre passado e futuro ricos, na celebração máxima do amor genuíno e sadio.