Recepções sem protocolo nas mesas
O protocolo está feito para ser cumprido, ou não. E no caso das mesas da recepção do casamento não é uma excepção. O que vocês acham de inovar?
Com os novos tipos de casamentos que vão chegando ao nosso país algumas das tradições do protocolo mais tradicional começaram a ser quebradas ou modificadas. São muitos os casais que se atrevem a celebrar o casamento de outra maneira porque as vezes romper alguma regra ou outra, pode ser um acerto.
Em uma recepção de casamento, o protocolo cerimonial define o assento do convidado durante o almoço ou jantar. A elaboração do seating plan pode ser um dos pontos mais complicados do planejamento do casamento e em muitos casos gera discussões e muitos dias de reflexão. Mas, o que acontece se eliminamos esse detalhe? Se saímos da regra?
- Teremos uma recepção livre, com movimento e com a tranquilidade de que cada convidado estará sentado com quem deseje estar.
- Os grandes grupos de amigos poderão sentar-se juntos de outros grupos e assim a comunicação será mais fácil e agradável.
- Se desejam colocar uma mesa presidencial para garantir o lugar de vocês como o dos pais ou da familia, use por exemplo um marcador de mesa especial.
- Esse tipo de recepção sem protocolo é recomendado especialmente para buffets volantes, a pesar de funcionar bem para qualquer tipo de recepção.
- Não se esqueça que para facilitar a organização na recepção, as famosas plaquinhas sinalizadoras podem informar a opção livre de escolher onde sentar, o tipo do buffet, e outros detalhes da festa.