Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Homens do lar e mulheres que trabalham fora: novo modelo de família

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar homens que cuidam da casa, enquanto suas esposas saem para trabalhar. Saibam valorizar esse formato de família e aproveitar tudo o que ele possa te proporcionar.

Paulo Sacramento

Hoje em dia o casamento é uma nova instituição, a vida moderna trouxe muitas mudanças, quebrando paradigmas e antigos costumes. A sociedade vai evoluindo, e junto com ela novos modelos de família vão surgindo, a mulher conquista cada dia mais o seu espaço no mercado de trabalho e as tarefas domésticas já não são exclusivamente de responsabilidade delas, algo que nunca deveria ser considerado, já que o lar de um casal deve ser cuidado pelos dois.

Enquanto antes apenas a noiva era a responsável por pensar em todos os temas relacionados ao matrimônio e à família, por exemplo, desde os convites de casamento até a configuração dos móveis na nova casa, o noivo se afastava um pouco dessas responsabilidades, mas isso tem mudado muito. Hoje em dia essas escolhas, desde o décor até as lembrancinha de casamento, é feita pelos dois. E o mesmo ocorre dentro de casa, já não há divisões pré estabelecidas e cada casal deve encontrar o ponto de equilíbrio que funcione da melhor maneira para os dois. Os homens, em muitas casas, já são aqueles que se responsabilizam por todas as tarefas domésticas e não há nada de errado com isso. 

Andressa Dionisio

Valorizem o trabalho doméstico

Antes de parar para pensarem no preconceito que podem sofrer com os outros, é preciso primeiramente eliminar o preconceito interno. Aceitar e entender que trabalhos domésticos são tão válidos quanto os trabalhos externos e que não é apenas função de um ou outro. Só quem fica responsável por cuidar dos filhos, preparar refeições, buscar inspirações para os modelos de convite de casamento e ainda manter a casa arrumada e limpa sabe como tudo isso demanda esforço e dedicação. Os maridos devem dar valor a estas atividades para se sentirem completos e orgulhosos por poder dedicar o seu tempo a esses afazeres tão nobres.

Sinta-se privilegiado

Depois de valorizar o trabalho doméstico da mesma forma como valoriza o trabalho fora de casa é importante também reconhecer que essa opção pode ser o sonho de muitos outros homens, já que possibilita passar muito mais tempo como os filhos, cuidando e educando as pessoas que mais importam para um casal: as suas crianças. E ainda que ainda não tenham filhos e estejam na fase pré-casamento onde a procura pelos modelos de lembrancinha de casamento ainda é uma prioridade, pense que quando isso acontecer, quem tiver a oportunidade de estar em casa, ao lado do que têm de mais importante, será um privilegiado. Além disso, a flexibilidade de horas é o que a maioria almeja no trabalho.

Driblando o preconceito

Valorizando o trabalho que desempenha e, acima disso, sentindo-se privilegiado por ter essa opção, é mais fácil passar por cima de preconceitos exteriores. Ainda hoje são as mulheres que, na maior parte dos casos, são as responsáveis pelos cuidados domésticos; esse percentual vem mudando e, com ele, a mentalidade vai se modificando também. Quem já possui essa logística dentro de casa é responsável por combater mentalidades preconceituosas e mostrar que não há nada de errado com a troca desses papéis em um novo formato de família. Hoje a mulher pode optar por um modelo de vestido de noiva branco ainda que não seja virgem, os pais da noiva já não são obrigados a arcar com todos os custos, desde as flores para o casamento ao buffet, e os homens podem, sim, ocupar o cargo de donos de casa.

Se esse é o modelo da família de vocês, tenham o orgulho de mostrar que não levam em conta o gênero para a divisão de tarefas e ambos podem desempenhar funções domésticas ou em um emprego fora. Assim como escolheram a decoração de casamento que melhor se adequava ao estilo de vocês e as músicas de casamento de acordo com os gostos do casal, como não escolher o modelo de família que melhor funcione para ambos, independentemente do que os outros pensam?