Que tal colocar uma piñata no seu dia C? Explicamos como!
Pode parecer levemente estranho, mas essa tradição mexicana está virando tendência mundial, e muitos casais já estão investindo nela como elemento para animar a sua festa. Querem saber mais sobre essa decoração inusitada?
A brincadeira surgiu em Portugal e na Espanha, mas se tornou mais popular no México, principalmente em aniversários. No Brasil, é mais comum no Nordeste, mas a tradição da piñata (ou pinhata, em português) está se espalhando e pode ser acrescentada até na decoração de casamento. Acharam "exótico"? Mas é possível e pode ser ideal para tornar a sua celebração ainda mais única e animada, já que se trata também de um jogo.
O objetivo da brincadeira é proporcionar diversão. A ideia é bater com um bastão de madeira, de olhos vendados, em um objeto suspenso no ar por uma corda, para que se quebre ou abra até cair doces e brindes de dentro. Será realmente muito engraçado ver os convidados vendados tentando acertar! Por isso, pode ser uma alternativa para o tão aguardado dia C. Já pensou propor a brincadeira na hora de jogar o buquê de flores? Em vez de apenas uma pessoa ganhar, muitos convidados podem receber uma lembrança caída da piñata.
Materiais e décor da piñata
A piñata original era feita de cerâmica, porém, esse modelo é mais perigoso, por conta dos pedaços quebrados no chão. Para ser algo seguro, ela é produzida, atualmente, com papel machê (mistura de farinha, água, sal e tiras de jornal) colados em um balão cheio de ar. Depois de seco, o balão é estourado e a estrutura fica firme para ser decorada e recheada da forma que quiser como, por exemplo, com algum modelo de lembrancinhas do casamento.
Há também as piñatas feitas com papelão e, assim, precisa montar quatro lados com o formato desejado. Geralmente a decoração da peça é feita com tinta e papel crepon, além de fitas, plumas, paetês e o que a imaginação mandar. O buraco, por onde colocam os brindes, é tampado com papel ou fita adesiva. Precisa ser um material leve para que seja fácil arrebentá-lo e, ao mesmo tempo, que demore um pouco para o momento de descontração não acabar logo.
Para todos os convidados
Vocês podem utilizar mais de uma piñata, cada uma pensada para os "vários tipos de convidados"! O que vale é oferecer diversão aos convidados e aos donos da festa, é claro. Vejam algumas alternativas:
- Podem optar por um modelo para as mulheres e outra para os homens, como funcionam outras tradições, como a do buquê
- Optar por uma só para as madrinhas e os padrinhos, que podem ter uma participação ainda maior nessa ocasião especial
- Ou ainda escolher uma piñata para os adultos e outra para as crianças, se o seu evento conta com muitos convidados mirins! Se a ideia é fazer a brincadeira só para as crianças que, geralmente, não têm muito espaço e opção de distração nos casamentos, podem usar balinhas e brindes infantis dentro do objeto
Com formato de bolo com dois ou três andares, vestido, terno, carruagem, bola com flores ou um coração, são várias as opções que combinam com o tema da decoração da festa do casamento. Além, é claro, do formato tradicional de burrinho colorido ou da bola com cinco ou sete pontas, que são facilmente encontrados nos festejos mexicanos.
As esperadas... Surpresas!
Dentro da piñata podem ser colocados bem-casados, saquinhos com jujubas, balas e amêndoas, por exemplo. Lembrando que, se pensam em colocar qualquer item de alimentação, ele precisa ser embalado, porque vai cair no chão para as pessoas pegarem, e não pode ser algo que derreta com facilidade, então é melhor evitar chocolates.
Se quiserem sair da ideia de doces, sugerimos lembrancinhas de casamento diferentes, como minibuquês, bonequinhos dos noivos, saquinhos com sementes de girassol ou pequenos Santo Antônios. Esse último vale para quem acredita na crença do santo casamenteiro, e servem como mimo para quem não pegou o buquê.
Playlist para o momento
Para a hora da piñata, também é bom incluir uma canção específica dentro da lista das músicas para festa do casamento para animar os convidados a participarem do jogo. Pode ser uma música do estilo que o casal gosta, seja forró, sertanejo, funk ou dos anos 70, mas também cabe uma canção infantil para remeter à época de criança do par. E se querem mesmo adentrar o universo temático e viver essa tradição como manda o México, podem até escolher as típicas e divertidas canções de mariachi para o momento! Separamos algumas sugestões para vocês. O que acham?
Pensar em cada detalhe da sua recepção pode ser trabalhoso, mas vocês, como casal, irão se divertir com as ideias, e os convidados irão adorar viver esses momentos! Se já decidiram colocar uma piñata no seu dia, aproveitem para já começar a pensar na festa, com as músicas para casamento mais animadas, e criem expectativas para que a surpresa seja geral. Tenham certeza: as fotos ficarão impecáveis e divertidas, uma recordação incrível.