Quando vocês devem considerar adiar o casamento?
Uma mudança de planos do casal pode levar a uma nova data em que ambos se sentirão mais confiantes e seguros para dar este importante passo na vida. Saibam em quais momentos é aconselhável remarcar o dia C em uma data futura.
Por mais que o seu enlace seja um evento pensado com boa antecedência, ninguém está imune aos imprevistos. Existem fatores que fogem ao controle do casal, obrigando os pombinhos a terem de adiar o plano de jogar o buquê ou cortar juntos o bolo de casamento. Neste caso, o melhor a ser feito é contatar o quanto antes os fornecedores e avisar da alteração da data a todos aqueles que receberam os convites de casamento.
A mudança no calendário pode render algumas dores de cabeça, mas ainda assim se mostrará mais vantajosa do que lidar com um esvaziamento da celebração e o desconforto do par. Por isso, listamos aqui algumas situações em que a remarcação da união é considerada recomendável.
Emergência familiar
A perda de um ente querido é algo difícil de prever e um bom motivo para se adiar uma comemoração. Sem clima nem ânimo, dê-se o tempo devido para organizar a cabeça e o coração diante da baixa de alguém querido do casal. Afinal, não fará nenhum sentido empregar tanto tempo, dinheiro e energia em uma festa que acabará permeada pela tristeza.
Mas antes de tomar esta decisão, converse com o seu par. O ideal é que o adiamento seja algo idealizado conjuntamente. Feito isso, fale o quanto antes com os locais da cerimônia e da recepção, o buffet, o fotógrafo e demais pessoas contratadas, deixando-os cientes do problema “de força maior”. Consulte as cláusulas de rescisão dos acordos assinados com eles para uma melhor negociação.
Problemas de saúde
A pandemia do Coronavírus, o covid-19, evidenciou o quanto a preocupação com a própria saúde (e dos convidados) deve ser vista como um fator determinante para postergar o planejamento pessoal. Em um momento como este, em que as aglomerações são desaconselhadas, por maior que seja a frustração com a remarcação, adiar é o certo a ser feito, não importa o que tenha escrito no texto para convite de casamento. Fora deste cenário único, sintomas e desconfortos de saúde também não devem ser minimizados. Eles são indicativos de doença ou condição que pode requerer uma urgência de atenção. Estar saudável deve ser a prioridade.
Dificuldades econômicas
O esforço financeiro do casal também deve ser levado em consideração. Uma grande diferença entre os preços praticados e o orçamento previsto talvez os obriguem a precisar de um maior tempo para economizar até o grande dia. Ter algumas semanas a mais de tempo pode ser a única coisa o que os separam de ter o casamento dos sonhos. Num cenário de instabilidade econômica, é de primordial importância entender que o par tem de ser capaz de se sustentar e honrar seus compromissos antes de escolher as músicas de festa de casamento.
Surpresas de última hora
Uma gravidez não planejada e a oferta de um emprego dos sonhos em outro país são apenas dois exemplos entre tantas surpresas que a vida pode reservar na contagem regressiva para subir ao altar. Mais uma vez, é necessário que o par chegue a um consenso sobre mudar ou não a data do casório, e o "sim" pode ser remarcado. Consulte o cerimonial contratado para estudar todas as possibilidades antes de tomar a decisão, e remarcar. Conversar com as famílias também é aconselhável.
Condições meteorológicas
Esta não costuma ser uma causa comum para o adiamento, mas ainda assim é um motivo plausível. Fortes tempestades, seca extrema, queimadas constantes e má qualidade do ar são alguns percalços temporários que podem ser driblados com um novo X no calendário. É bem possível que as causas climáticas adversas estejam citadas nos contratos firmados com os fornecedores como um quadro passível de remarcação de data. Logo, eles saberão o que fazer.
Problemas com o local
Depois de escolherem o cenário para a cerimônia e festa, o casal não precisa mais se preocupar com o local do casamento, correto? Não, mesmo. Um desastre natural, uma reforma urgente e inadiável e até o fechamento do estabelecimento são alguns fatores que podem comprometer o cronograma, forçando-os a procurar um outro lugar para fazer a decoração de casamento rústico. Se a mesma data não estiver disponível, não há jeito. É aceitar que terão de trocar alianças em um outro dia, mas o "sim" irá acontecer!
Atritos e incertezas
A organização do casamento pode ser bastante estressante a ponto de fazer o par repensar a união e a situação. Não guardar receios e dúvidas um com o outro é fundamental para que possam superar a turbulência juntos. Se necessário, recorra à terapia de casais. Caso algum dos dois não esteja 100% convencido deste passo na relação, o adiamento é a resposta mais aconselhável. O prejuízo, mesmo o econômico, tende a ser menor do que se casar apenas por obrigações contratuais com os fornecedores se logo depois romperem.
Ainda que estejam ansiosos para subir ao altar, às vezes há cenários que irão fugir ao seu controle, e que são mais importantes. O fundamental é comunicar o quanto antes a situação aos seu forncedores, e juntos chegarem a um acordo. Logo vocês terão uma nova data, e quem sabe poderão até aproveitar as lembrancinhas de casamento? Fiquem tranquilos, nem tudo está perdido.