Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

O que é o Save the Date e todas as dúvidas que o casal pode ter!

Traduzindo ao pé da letra, "save the date" significa "reserve a data", em inglês. Esta é uma maneira informal, que pode ser até bem humorada de comunicar aos convidados que vocês já escolheram um dia para dizer "sim". Explicamos tudo sobre isso!

Ainda sem os convites para o casamento? 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você
Save the Date

Save the Date

A preparação de um casamento passa por diversas fases, tanto para o casal que o organiza quanto para os convidados, que devem estar avisados e preparados para o evento. Vocês terão muitos afazeres depois do pedido, e um deles é decidir o dia C e reservar essa data. Se já estão familiarizados com a expressão em inglês, sabem sobre o que se refere: é o Save the Date, um aviso para que os familiares e amigos que serão convidados reservem a data. Ele deve ser enviado com a antecedência necessária, antes do envio dos convites do casamento. Alguns casais podem ter questões sobre o esse item, mas não se preocupem, esse artigo irá tirar todas as suas dúvidas! 

Inscreva-se na newsletter e receba mais novidades para o dia C

Save the Date

O que é o Save the Date

Para entender a sua necessidade é fundamental entender o que significa esse recurso para o dia do seu casamento. A expressão Save the Date em inglês significa “reserve a data”. Trata-se de uma maneira de pedir aos amigos que tenham essa data reservada para o casamento de vocês, e por isso precisam ter realmente a certeza de quando subirão ao altar.

Ainda que se pareça com o convite principal, este "aviso" pode ser mais descontraído, divertido e original. Diferente do texto do convite de casamento, neste caso os casais apenas colocam o seu nome e a data, deixando um leve mistério no ar para criar ainda mais expectativas sobre a festa.

Tenha certeza da data

O save the date vai anunciar aos convidados a data em que irão celebrar a sua união oficial. Ainda que tenham a certeza de que querem um determinado dia, só enviem o pré-convite após terem alugado o local, reservado a igreja e, é recomendável, que já tenham alguns dos principais fornecedores já pensados. À medida que o dia vai tomando forma, vão ver como muitas coisas podem mudar, e a data pode ser uma delas.

Alguns noivos se vêm renunciando a uma data que faziam questão para poderem realizar a festa no dia disponível do local que se apaixonaram, por exemplo. Então estejam bem seguros de que não existe possibilidade desse dia mudar para que enviarem o Save the Date.

Save the Date

Solicite orçamento para o Save the Date

Quando tempo antes do casamento se deve enviar o Save the Date?

Não existe uma antecedência certa para todos os casos, tudo depende do estilo de festa e do casal. Devem pensar em questões como: se irão realizar um destination wedding onde os convidados devem se programar para viajar ou se vão fazer onde moram mesmo, se existem muitos convidados de fora, etc.

E, para garantir que todos possam estar presentes, coloquem um prazo limite de 6 a 8 meses antes do dia do casamento, e 8 a 12 meses se os convidados precisarem viajar para um destination wedding. Assim, tanto para um tipo de evento como para o outro, vocês deixarão prazo de sobra para que todos se organizem.

Save the Date

O que escrever no Save the Date

Como podem entender, o Save the Date é um anúncio inicial para que os convidados reservem uma data para ir ao seu casamento, e não há necessidade de escrever muito. Ele pode ser conciso, bem resumido, trazendo todas as informações mais importantes de forma objetiva.

  • Aconselhamos colocar o nome do casal (claro!), a data bem especificada e o local do casamento (ou pelo menos a cidade onde será realizado). Esse último item também pode ser opcional.

Como fazer um Save the Date para o casamento? 

O Save the Date pode ser apresentado de várias formas, em papel ou de forma virtual, uma novidade que chegou com tudo, e um formato que pode ser compartilhado nas redes sociais do casal e no site do casamento. Vejam mais algumas ideias:

Save the date em papel

Esta opção é a mais clássica, mas cada casal por usar sua criatividade para pensar em um Save the Date que tenha a ver com os dois e com o estilo do casamento. Um cartãozinho, uma fotografia (quem sabe uma polaroide?), um calendário ou a mesma identidade visual que desejam para o convite do casamento.   

Save the date em vídeo

Essa ideia pode contar com a ajuda de um profissional (que pode ser também responsável pelos vídeos do casamento). Esse tipo de vídeo funciona como um ensaio de casal, curto, e ali vocês podem até contar como a história de amor começou e, ao final, anunciarem a data do casamento! O divertido de um vídeo é que outros amigos e familiares também podem participar, e recomendamos fazer um pequeno roteiro para passar todas as informações necessários para os convidados.

Peça orçamento para os vídeos do casamento

Save the date online

Essa opção pode ser mais prática, e ideal para caber em qualquer orçamento. Vocês podem optar por uma publicação em rede social (que tal uma dancinha de anúncio no TikTok?), seja um post, uma foto ou até um story, com a foto que desejarem, ou uma ilustração mais trabalhada. Muitos casais também optam por uma imagem que possa ser simplesmente enviada por e-mail!

Save the Date

Ainda que não substitua os convites, é importante pensar nele no Save the Date como o primeiro anúncio do casamento, e que deixará o casal mais tranquilo tanto sobre a lista de convidados quanto sobre a data e toda a agenda, já que tudo passará a girar em torno desse dia escolhido e bem marcado. E, claro, é com o envio do Save the Date que vocês sentirão que o sonho do casamento já é uma realidade!

Ainda sem os convites para o casamento? 💌
Peça informações e preços a negócios de Convites perto de você