Qual tonalidade de branco combina mais com a sua pele?
Um dos melhores momentos do casamento é a procura pelo vestido perfeito. A maioria das noivas já decide desde o primeiro instante que a cor será branca. Mas, você sabe qual o tom de branco que melhor combina com seu tom de pele?
Depois do pedido toda a sua atenção se vira para a festa. E, ainda que saiba bastante do tema, é colocando a mão na massa que realmente descobre o que há por trás dessa grande celebração. Aprende, por exemplo, como a embalagem da lembrancinha do casamento pode comprometer o seu resultado e sua apresentação, e como o papel do convite de casamento influencia na escolha da fonte.
Mas esses detalhes que impactam diretamente os resultados finais não estão restritos apenas aos temas práticos da festa, eles valem para o look nupcial. Já parou para pensar como a tonalidade do branco do seu vestido de noiva pode fazer diferença se for escolhido sem levar em consideração o seu tom de pele?
Identifique o seu tom e sub-tom
Antes de sair por aí analisando os tipos de brancos para os modelos de vestido de noiva, é preciso se conhecer e saber em qual tom e sub-tom a sua pele se classifica. Além de te guiar na escolha do branco, essa análise também será imprescindível para a escolha da maquiagem. O sub-tom, que diz se um tom de pele é quente ou frio, não está relacionado à cor da pele. Por exemplo, uma mulher negra com o tom bem escuro não tem necessariamente a pele quente, o que vale para as peles bem brancas, que podem ser frias ou quentes. Para descobrir, pode-se levar em consideração o resultado da exposição ao sol:
- Uma das características que podem ser analisadas para se descobrir o sub-tom é a cor das veias (vasos sanguíneos), especialmente as que estão na parte de dentro do braço ou no pulso, que são mais visíveis. Na luz natural, de preferência na parte da manhã, observe se as veias são mais azuladas ou esverdeadas. Se forem azuladas provavelmente sua pele é fria, mas se forem mais esverdeadas é provável que se trate se uma pele quente. E existem outros fatores:
- Se sua pele fica avermelhada e com manchas ao tomar sol, possui grandes chances de ter pele fria.
- Se seu bronzeado aparece com facilidade e dificilmente fica vermelha, pode ser que tenha pele neutra.
- Se, além de não ficar vermelha adquire um aspecto dourado, então sua pele é provavelmente quente.
1. Branco Puro
O tom que lembra a neve no seu estágio mais puro. É a cor tradicional da maioria dos vestidos clássicos, normalmente é a cor preferida das noivas. Fica ótima em contraste com a pele negra, com a morena e de tons mais quentes. Já as mulheres com um tom de pele muito clara, correm o risco de ficarem apagadas, podendo deixar a impressão até de palidez.
2. Off white
Este tom não é exatamente branco e mostra seu contraste definido quando comparado com modelos com o branco puro. Os vestidos off white tendem a ter uma cor mais puxada ao champanhe ou rosé. Além de serem ótimas opções para vestido de noiva curto, dando um ar mais vintage, também são uma aposta de sucesso para as que querem investir em nos modelos tradicionais, como o vestido de noiva princesa. A pele mais indicada para ele são as morenas e bronzeadas, que criam uma imagem uniforme com um contraste mais ameno.
3. Dusty rose
Essa cor pode se passar por um rosa muito claro. São vestidos românticos, delicados e que aportam muita leveza. É a tonalidade que se encaixa perfeitamente em vestidos usados tanto por mulheres com tons de peles mais frias, muito claras, com cor de cabelo escura, como morenas ou as ruivas, ou mesmo as loiras de peles muito branca, que trazem um toque rosado.
4. Marfim
Com características de um branco mais queimado, esta cor está presente em muitas coleções, trazendo elegância aos modelos, podendo ainda ser misturado com outros acabamentos, como nos vestidos de noiva de renda. Quando é o marfim quem predomina, ele pode ser usado com praticamente todos os tons de pele, se tornando o coringa dos brancos.
5. Nude
Já o nude deve ser escolhido com cuidado e levando muito em conta o seu tipo de tonalidade. Quando usado de forma errada, ele pode trazer um visual oposto do que imaginava, principalmente o nude quase branco, que possui o tom bastante apagado. Ele se destaca muito bem em peles morenas (frias ou quentes), mas perde toda a sua graça se usada com quem possui a pele amarelada, ou em peles que estão sem bronzeado.
Diversidade sempre
Não se prenda tanto apenas à cor branca, busque dentro de suas variantes aquele tom que mais irá te valorizar, da mesma forma como deve considerar o penteado para casamento de acordo com o seu formato de rosto. Afinal de contas, o branco nem sempre foi sinônimo de noiva. Até quase metade do século XIX as noivas usavam cores que incluía o vermelho, azul, amarelo, e até cores mais frias como marrom, cinza e preto. Nessa época, o vestido não era apenas um vestido, mas sim uma forma de afirmar o status da noiva para os convidados, seu noiva e a família.
Foi a princesa Philipa, da Europa, que usou primeiro um modelo branco em um casamento real. Mas, apenas no casamento da Rainha Vitória que a tradição do branco se popularizou entre as noivas. Só depois de muitos tempo, o branco tornou-se o preferido, por transmitir pureza, castidade e inocência. Sinta-se livre em escolher os elementos de acordo com o que lhe cai melhor, seja o tom do branco, o sapato de noiva, o penteado ou sua maquiagem.