Protocolo de entrada e saída da igreja
Muitos casais só percebem que não sabem o lado correto que devem entrar ou sair da igreja minutos antes de começar a cerimônia. Para que isso não aconteça com vocês, sigam nossa matéria e conheçam cada detalhe desse protocolo importante.
É fundamental que os grandes protagonistas do casamento saibam os mínimos detalhes de cada passo da sua cerimônia. Saber o lado correto onde os noivos e todos os personagens do altar devem estar é o tipo de resposta que eles devem ter na ponta da língua. Ter dúvidas na porta da igreja pode causar muito estresse desnecessário e, por isso, esse é o tipo de orientação que a cerimonialista é fornece, para além dessa profissional da definir da decoração do casamento e na ajuda com os trajes e o buquê de flores, entre outros auxílios.
Os wedding planners dirigem a entrada e saída dos noivos, dos pais dos noivos e dos padrinhos na igreja. Mas, no caso de não haver essa figura, alguém próximo deverá ficar encarregado disso para os convidados terem olhos apenas para o casal para o fabuloso sapato da noiva. Afinal, perguntas como “quem entra primeiro, o noivo ou os padrinhos?” podem levar a debates que só deixarão ainda mais aflorado o nervosismo do momento.
Baixe o checklist e comece a organizar!
Qual a sequência de entrada na igreja?
Para não restarem dúvidas, a ordem é: noivo e mãe do noivo, pai do noivo e mãe da noiva, padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens, noiva e seu pai. Para fins práticos, as alianças entram por último, mas em alguns casos na Igreja Católica, a depender do padre, elas podem entrar antes mesmo da noiva.
Pode interessar:
- Como funciona o casamento religioso com efeito civil? Explicamos tudo aqui!
- Tudo o que você precisa saber se for casar na igreja católica
- Decoração da igreja para casamento: 8 ideias econômicas e elegantes
Protocolo da entrada do noivo
O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já deve estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva. O noivo entrará acompanhado de sua mãe que estará do seu lado esquerdo. Em seguida entra o pai do noivo com a mãe da noiva, que a deixará do lado esquerdo do altar para juntar-se à mãe do noivo ao lado direito do altar.
Protocolo da entrada da noiva
Já é habitual a rainha da noite fazer um bom mistério antes de mostrar seu maravilhoso vestido de noiva de sereia, mas não mais de 40 minutos, fica deselegante e chega a ser um descaso com todos os convidados. No momento que a porta é aberta a música para a entrada do casamento já deverá estar tocando, primeiro entra a daminha e o pajem abrindo o caminho, em seguida você, lembrando que deve estar ao lado direito do seu pai ou acompanhante e no altar você se posicionará ao lado esquerdo do seu noivo.
A hora e lugar dos convidados
Os familiares e convidados da noiva sentam-se ao lado esquerdo e os do noivo, ao lado direito, de frente para o altar. Normalmente, os dois primeiros bancos de cada lado da igreja são reservados aos familiares mais íntimos dos noivos, que ganham o privilégio de escutarem as frases curtas de amor trocadas pelo casal bem pertinho.
E os padrinhos?
Os padrinhos podem entrar em seguida dos pais ou podem aguardar dez minutos, isto ficará a critério dos noivos. Eles podem, inclusive, entrar de uma forma diferentes, caso tenham preparado uma coreografia discreta com música instrumental de casamento divertida, mas que respeite o ambiente solene da igreja. Da mesma forma, todas as mulheres entram pelo lado esquerdo dos padrinhos. Geralmente ficam intercalados um casal do noivo e em seguida um da noiva, e assim por diante para preencherem o altar juntos.
Protocolo de saída de todos os presentes
O cortejo de saída é exatamente o contrário daquele feito na entrada: primeiro saem os noivos, em seguida as daminhas e os pajens, em seguida os pais dos noivos juntos (ou os familiares que os acompanharam, caso os pais sejam ausentes), depois os padrinhos e, por último, os convidados.
Voilà! Agora todos sabem como é a ordem e o protocolo de entrada e de saída da Igreja em linhas gerais.
Mas é importante frisar: independentemente do estilo e do tamanho da cerimônia, o casal sempre poderá usar a ordem, mas isso não é obrigatório. Assim como o vestido de noiva não tem que ser necessariamente branco e ter um corte clássico, a saída dos noivos poderá ser especial de uma maneira totalmente personalizada com as músicas de casamento ou até de uma forma mais animada. O importante é respeitar o local onde estão e fazer algo que tenha a essência do casal, mais do que se estressar sobre quem entra primeiro, se o noivo ou os padrinhos.