Pronovias 2020: vestidos de noiva que foram além das estrelas
Com o conceito "Beyond the Stars", Pronovias apresentou a coleção 2020 em um cenário onírico, inspirado na obra de Marc Chagall. Sempre surpreendentes, seus vestidos de noiva não deixaram a desejar. Saiba mais sobre esse desfile entre estrelas.
Há momentos em que a moda consegue ser impressionante. E há momentos em que, de mãos dadas com a arte, a moda consegue ser tão fascinante que nos faz sentir como se estivéssemos no céu, flutuando diante de uma beleza inalcançável. No caso do desfile de Pronovias na Valmont Barcelona Bridal Fashion Week, essa sensação foi quase literal, já que o diretor criativo da marca, Hervé Moreau, usou o conceito "Além das Estrelas" (Beyond the Stars) para apresentar a coleção Atelier 2020 de vestidos de noiva.
No pavilhão Italiano da Fira de Montjuïc, na capital catalã, um cenário dos sonhos foi criado, como se as modelos desfilassem no espaço sideral, em meio a uma iluminação que representava corpos celestes. Conheça mais sobre a coleção 2020.
O mundo onírico de Chagall impresso nos vestidos
Segundo Moreau, o conceito da coleção foi inspirado por uma figura que o influencia desde a infância: o artista plástico Marc Chagall, conhecido por pinturas onde prevalece um universo de sonhos e fantasia. A figura da noiva está bastante presente em seus quadros, muitas vezes flutuando, em representações perfeitas do que o universo nupcial pode chegar a ser: um misto de sonho e alegria que fazem voar.
O tradicional branco deu o tom à coleção, composta maioritariamente por modelos pure white, lisos ou acompanhado por elementos cintilantes, mas também deu espaço de destaque a um belo e volumoso vestido azul, a cor escolhida como fundo de muitas telas de Chagall, e que apareceu no desfile ao lado de um modelo idêntico, branco, como o dia e a noite, em um dos momentos mais poéticos da apresentação.
Graciosidade e leveza: comodidade no andar
Os modelos foram criados seguindo a atmosfera graciosa das obras de Chagall, e os trajes Pronovias 2020 se destacam pela leveza, que ficou evidente com o caminhar das modelos. Elas mostraram bem os movimentos delicados das saias fluidas, tanto nas silhuetas princesa quanto nos cortes mais retos, ou sereia. Além de enfocar-se no belo, Moreau também preocupou-se com a confiança das noivas ao usarem seus vestidos, algo que se refletiu na opção pela comodidade tão presente em toda a coleção.
Galáxias bordadas
O glamour que se costuma ver nas coleções de Pronovias segue firme e forte na temporada 2020, que cintilou em modelos repletos de brilho e detalhes, e os tecidos nobres também triunfaram. O crepe de seda, o tule e as rendas francesas merecem atenção especial, e foram os responsáveis pela atmosfera etérea do volume das saias.
Além dos tecidos, finas aplicações metalizadas e de strass foram bordadas sobre transparências, o que conferiu um efeito tattoo lace aos modelos, dando a eles um ar angelical e luxuoso, como se tivessem uma galáxia bordada em suas superfícies.
Princesas contemporâneas
Pronovias preza por um legado clássico, onde as tradições possam ser vividas com vestidos que evocam as princesas, com cinturas marcadas, corpetes trabalhados com padrões barrocos e saias volumosas e bem estruturadas, mas a marca também apostou por cortes mais modernos, delhalhes assimétricos e maxi elementos, como ombreiras e laços.
E, se a princesa moderna de Moreau preza por sua comodidade como noiva, ela também pode optar por modelos que fogem do padrão, como dizer "sim" vestindo calças. A marca já investiu neste tipo de estética nupcial em outras temporadas e, para 2020, também aposta em calças acompanhadas de capas que caem como véus, e blazers cujas mangas funcionam como extensões deste acessório tradicional para as noivas.
Gran finale: a beleza que flua
Em um dos quadros mais conhecidos de Chagall, "A noiva", uma mulher está vestida com seu traje nupcial. Em um fundo azul, o céu, ela parece flutuar; ao seu redor figuras lúdicas, como um violino, acompanham esse sonho, em uma das representações mais líricas dos sentimentos que rondam uma noiva no dia em que coloca o seu vestido.
A reta final do desfile chegou com uma surpresa também vinda do alto: enquanto os telões mostraram cascatas de estrelas caindo, uma noiva suspensa descia sobre a passarela, com um modelo cintilante e uma delicada capa transparente. Um final perfeito.
Hervé Moreau cria verdadeiros mundos em seus desfiles, e a inspiração artística de um ícone que tanto admira o fez ir além com a temporada 2020. Pronovias segue como uma das marcas mais aclamadas na moda nupcial, e a razão é simples: ela consegue traduzir os sonhos em seus modelos de vestidos de noiva, criando tendências, mas sem esquecer que o clássico e o tradicional ainda têm espaço e podem sempre ser recriados.