Por que celebramos o Dia dos Namorados?
No dia 14 de Fevereiro é celebrado o Dia de São Valentim nos países do hemisfério norte. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho. Saiba razão pela qual comemoramos a data e não se esqueça do presente do seu amor!
Antes da fase de planejamento do dia C, aquela em que todos os dias são decisivos e você precisa se organizar perfeitamente para decidir sobre tantos detalhes – o penteado de casamento ideal, por exemplo, aquele que melhor irá combinar com o vestido de noiva dos sonhos, os docinhos, as músicas, etc – existe uma etapa da vida a dois que faz todos os casais suspirarem: o namoro.
Do frio na barriga dos primeiros encontros à intimidade que aos poucos cada casal vai adquirindo, o namoro é, definitivamente, umas das épocas mais bonitas da vida de duas pessoas que se amam e, por isso, merece ser bem comemorado.
"De seu Valentim"
Assim como outras tradições relacionadas ao casamento como, por exemplo, o surgimento do buquê de flores do campo, muitas histórias tiveram sua origem na Idade Média. É caso dos modelos de vestido de noiva e as cores que usamos hoje, e nessa época também surgiu o Dia de São Valentim, celebrado no dia 14 de fevereiro em muitos países.
Essa tradição apareceu na época em que o imperador Cláudio II proibiu o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Ainda assim, o bispo Valentim o desobedeceu e continuou celebrando os enlaces. Ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava a sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, por milagre, teria devolvido a sua visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "De seu Valentim", que ficou interpretado como "De seu Namorado".
Existem outras versões para que esse dia seja o escolhido para comemorar enviando cartinhas com frases curtas de amor, mas o importante é que até hoje os casais e os amigos aproveitam esse dia para declarar o seu amor.
Do comércio ao coração
No Brasil o Dia dos Namorados é oficialmente comemorado no dia 12 de junho, um dia antes do Dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro” – apesar de muitos casais já terem aderido ao São Valentim – e essa data tem uma história curiosa.
Ela surgiu no comércio paulistano, quando um publicitário apresentou a ideia aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor". A ideia se expandiu pelo Brasil, sempre em equivalência ao dia de São Valentim, e até hoje é celebrada todos os anos.
O namoro é o primeiro passo no caminho até o "sim, eu aceito", e deve ser vivido em toda a sua beleza. Quando se prepararam para o seu grande dia, muitos casais se inspiram na fase do namoro para pensar em seus votos e até na inspiração para os convites do casamento. Celebrem o dia 12 de junho com romantismo e se divirtam com a sua "metade da laranja". A vida a dois é um presente, e daqui a pouco vocês estarão pensando até nas lembrancinhas de casamento!