Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Por quê casar-se de branco?

Escolher o vestido de noiva é um dos momentos mais importantes para qualquer mulher e nota-se que o branco reina sempre. Por quê? Que siguinificado tem? Pode ser de outra cor? Hoje respondemos a essas perguntas.

 

 

O vestido de noiva será o seu acompanhante mais importante durante o casamento, por isso tem que escolher com muita atenção. Mas com certeza quando comece a procurar verá que os modelos brancos são a maioria. Por quê? Nesse artigo contamos a história e tradição dessa cor:

  • Na tradição moderna ocidental, a cor dos vestidos de casamento é o branco. A história indica que a popularidade dessa cor surge em 1840, ano no qual a rainha Victoria se casou com Alberto de Saxe-Coburg. A rainha escolheu um modelo em branco e a fotografia do vestido foi muito difundida. Depois disso, muitas noivas optaram por um vestido similar em homenagem a escolha da rainha. 

 

Sorayha Caetano


  • Nessa época, o branco era uma tela muito cara e somente a realeza ou ricos podiam comprá-la, por isso todas queriam um. 
  • O branco simboliza a pureza e inocência da infância e o coração imaculado que agora está reservado para o seu marido. A cor branca também está associada a virgindade, guardada até o momento do casamento e da noite de núpcias. 
 

 

  • Em pouco tempo o branco se convertou em regra para o vestido de noiva, mas depende do país e da religião que as noivas sigam. Em certos países como a India e China, o vermelho é uma cor comum de vestido de noiva. 
 
 
  • E hoje em dia, a tradição continua evoluindo, permitindo vestidos na cor marfim, rosado, com detalhes coloridos e para as mais atrevidas até vestido negro. O branco não é uma obrigação, é uma tradição que continua sendo mantida com o passar dos anos.