Pensamentos tóxicos que casais homoafetivos podem ter: como evitá-los
O grande dia se aproxima e algumas dúvidas podem surgir. Mas é importante saber identificar os pensamentos tóxicos para que não se deixe abater por questões que não deveria se preocupar.
O amor é um dos mais puros sentimentos, e não existem regras quanto a isso. Ainda que casais gays tenham conseguido algumas conquistas, principalmente o direito de oficializar sua união perante a lei, algumas sequelas da pressão social podem trazer pensamentos tóxicos aos casais homossexuais que vão subir ao altar com sua música de casamento em breve.
Pode ser que, entre a escolha dos elementos da decoração de casamento e a busca pelos tipos de lembrancinhas de casamento, se sintam inseguros sobre a sua decisão por questões de provável repressão social que vivenciam ou têm medo de vivenciar, ou mesmo uma insegurança por não encontrarem todos os protocolos para o tipo de casamento que vão realizar. Mas não se deixem abalar por pensamentos tóxicos, saibam como se livrar deles e viver uma vida feliz e sem amarras.
A minha família irá aceitar?
Ainda hoje existem, sim, pessoas e familiares que não aceitam da melhor forma as diferentes orientações sexuais. E quando é alguém próximo, como um familiar, este fato pode ser bem incômodo. Provavelmente seus parentes já sabem do relacionamento de vocês e do desejo em celebrar a união com a troca de frases curtas de amor no altar. Mas, quando possuem alguma dúvida da reação de familiares mais distantes, o melhor é conversar com aqueles a quem pensam enviar o modelo de convite de casamento e saber exatamente qual a posição desta pessoa. O dia é inteiramente de vocês, e por isso escolham convidar apenas aqueles que respeitem o casal e que não tenham questões preconceituosas, que sabem que irão para a festa para celebrar e não julgar.
O que os amigos irão pensar?
Se eles são seus amigos é porque provavelmente vocês se identificam e um respeita o outro, assim como suas escolhas. Não é a hora de ficar imaginando o que os outros possam pensar. Essa é uma forma de deixar que o preconceito social que possa existir atrapalhem seus direitos conquistados. Tem sido uma longa caminhada as conquistas dos direitos dos homosexuais, e não se pode deixar a insegurança chegar nesse momento. O "sim" pertence apenas a vocês, e deve ser celebrado.
Lembrem-se de que aqueles que estão ao seu lado só podem ter um sentimento: a emoção de ver os amigos se casando. Se têm dúvidas de que alguém possa pensar diferente, ele não só não deve estar presente no dia, como também deveriam reavaliar a amizade.
Devemos usar a mesma roupa?
Questões práticas como essas podem surgir na cabeça de quem não encontra muita representação, mas deixem que o pensamento venha e vá, e tomem a seguinte posição com confiança: esse dia é de vocês, devem fazer o que bem entenderem e se vestirem da forma que acharem que melhor ficarão representados. Se adoram a proposta de levarem modelos de vestido de noiva ou trajes de noivo idênticos, não tenham dúvida em encontrar os modelos ideias, mas isso não quer dizer que seja uma regra.
Alguém precisa ocupar o papel de noiva e outro de noivo?
Talvez esta esteja na lista de perguntas inconvenientes que irão ouvir assim que anunciarem o noivado: quem é a noiva e quem é o noivo? E a resposta pode ser: os dois, ou nenhum. A mesma regra continua a seguir, vocês ocupam o papel que quiserem nesse dia. O mais importante é que a personalidade do casal e o estilo pessoal de cada um esteja presente, então de nada importa essa questão. Vocês são duas pessoas do mesmo sexo que se amam, e não é uma questão de "que papel" vão fazer.
Lançamento do buquê e a gravata?
E na hora do lançamento do buquê, podem seguir a tradição? Com a gravata também? Muitos noivos se questionam sobre estes quesitos por imaginarem o que os outros possam pensar. Pode passar pela cabeça que não seria de bom tom seguir essas tradições, mas se este sempre foi o seu sonho, não tenham dúvida em incluir em sua festa. Muitos casais acabam personalizando essas tradições e trazem elementos novos para substituir momentos como estes que os represente melhor.
Se já enviaram os convites de casamento é porque o dia em que irão cortar o bolo de casamento e brindar a sua união oficial está mais perto do que imaginam. Não é a hora de serem tomados por insegurança e pensamentos que coloquem em dúvida todo o significado dessa festa. Abracem o amor que os une e celebrem: vocês merecem!