7 Peças para a noiva cobrir os ombros: qual delas combina com o seu look?
Seja para adaptar o visual ao clima frio ou simplesmente dar um aspecto mais formal e sóbria à roupa, confira os complementos ao vestido de noiva que trazem maior conforto e proteção para você.
Nem só de um vestido branco se faz um casamento. Dependendo do modelo da roupa e do clima do grande dia, pensar em peças complementares ao look se faz urgente. Não são poucas às vezes que surge a necessidade de cobrir os ombros de uma noiva para dar a ela maior conforto e proteção contra as intempéries. Essa é uma preocupação tão real no universo feminino que não faltam opções. Estolas, mantilhas, xales, pashminas, echarpes, casaquetos, boleros, capas e capelets surgem como solução para disfarçar tudo aquilo que a mulher prefere manter reservado, como cicatrizes e tatuagens nas regiões das costas e do colo, sem fazer com que elas sacrifiquem o vestido de noiva dos sonhos.
Isso, atrelado à versatilidade, torna tais artigos comuns nos enlaces. Mas diante de tantas possibilidades, a indecisão também costuma ser maior. A dúvida também se aplica à nomenclatura aplicada a cada um dos itens, o que gera confusão. Então, antes de tudo, precisamos apresentar corretamente cada um deles antes de guiar as noivas até o modelo que consideram ideal para si. Classificá-los apenas como "faixa de tecido que se usa nos ombros" é um termo vago que atrapalha a busca. Comecemos a aula, então!
Índice de conteúdo
1. Bolero
2. Mantilha
3. Capa
4. Xale, echarpe e pashmina
5. Estola
6. Casaqueto
7. Capelet
Inscreva-se para saber das novidades!
1. Bolero
Este item é um coringa que é velho conhecido das mulheres. É uma espécie de mini jaqueta curta, que serve para proteger as costas e os ombros femininos apenas. Sempre curta, não chega até a cintura e geralmente não fecha na frente. Costuma ser adornado por rendas e apliques sobre tecido transparente igual ou similar ao presente no vestido de noiva.
2. Mantilha
Acessório comum nos casamentos dos povos espanhóis e latinos há centenas de anos, a mantilha é um véu circular que apresenta um acabamento de renda grossa ao longo da borda e enfeites em cascata na frente, em sua versão clássica. Hoje em dia, a decoração na borda vai dos apliques delicados aos bordados mais arrojados. Tradicionalmente, os véus de mantilha são usados no topo da cabeça, cerca de cinco centímetros atrás da linha do cabelo, o que permite que a renda caia perfeitamente ao longo do rosto da noiva e desça até os seus ombros.
3. Capa
Sejam opacas, transparentes, pesadas ou mais fluídas, as capas funcionam como uma alternativa moderna ao véu. Sem mangas, elas compartilham as mesmas qualidades da tradicional peça que acompanha o vestido de noiva, fornecendo dramaticidade extra ao visual em seus enfeites, cores e comprimentos exagerados. Existem no mercado opções nos mais variados estilos, do mais simples e moderno ao romântico e etéreo. Na linha minimalista, recomenda-se as capas de seda pura e tule. As mulheres com gostos clássicos continuam colocando as de rendas como as favoritas.
- Leia também: Todas as tendências para as noivas!
4. Xale, echarpe e pashmina
Ainda que saibam o que são, muitas mulheres têm dúvida sobre como usar as echarpes, xales e pashiminas para cobrir os braços de uma forma elegante. Os três constituem uma espécie de lenço, uma faixa de tecido que se usa nos ombros, cuja aplicação é super versátil. Elas podem cobrir costas e braços, sendo presas por um nó abaixo dos seios ou apenas repousar sobre os braços, formando assim um bonito arqueado no dorso feminino.
Facilmente você verá em qualquer casamento ao menos uma madrinha ou convidada apostando numa dessas peças para se precaver do frio. Elas estão disponíveis no mercado nos mais diferentes tipos de tecidos e tramas, conseguindo compor tanto os visuais chiques quanto os mais despojados.
5. Estola
O uso desse item acaba ocorrendo apenas nos locais que registram baixas temperaturas, que não são tantos no nosso país. Nesses lugares, a estola se mostra fundamental para que a noiva não ganhe uma hipotermia. Ela é uma espécie de mini capas sem manga nem fechamento, preso com a ajuda de um broche para esquentar a protagonista do grande dia. Por isso, são feitas de plumas ou de pele, sejam elas artificiais ou reais. Sua estética atemporal é chique, digna dos filmes clássicos de Hollywood.
6. Casaquetos
Os casaquetos nada mais são do que casacos mais curtos, com um comprimento um pouco abaixo da linha da cintura. Sua modelagem é bem estruturada, com mangas compridas ou três quartos. Com isso, consegue-se um caimento mais harmonioso com o vestido de noiva. Em resumo, é uma peça tão bonita quanto funcional, que torna qualquer produção elegante ainda que tenha uma modelagem básica.
7. Capelet
Um capelet é nada mais nada menos do que uma capa curta sem mangas, feita para ser usada por cima do vestido de noiva. Ele pode ser totalmente fechado na frente e, por isso, dispensar o uso do colar. É muito usado no exterior, principalmente nas uniões realizadas durante o inverno. Suas versões mais leves, constituídas em tule e renda, caíram definitivamente no gosto popular por lá, costumando dar as caras nas comemorações. A estética clássica intrínseca à peça dá um toque vintage e romântico à produção.
Agora que você conhece todas as peças disponíveis para lhe cobrir os ombros, é capaz de ter uma ideia melhor da linha que pretende seguir. Mas, caso o contrário, não se sinta mal. Uma grande dica é entender a sua real necessidade, conjugando-a ao estilo do vestido de noiva para entender qual artigo será o mais apropriado. Lembre-se ainda que a versatilidade das peças para noivas tornará toda festa uma chance de usá-las!