Par de vaso: madrinhas vestidas todas iguais
Entenda mais sobre a tendência de vestir madrinhas com roupas iguais no casamento, que começou nos Estados Unidos e está pegando forte aqui no Brasil.
Muitas noivas estão optando por esse tipo de figurino na hora de escolher os modelitos de suas companheiras de altar. Tem gente que ainda acha brega impor o figurino das madrinhas, no dia do casório. Acha que tira a individualidade da pessoa, que não pode escolher a própria roupa. Por outro lado, deixar que elas decidam sobre seus vestidos aleatoriamente pode causar um efeito “chocante”, na hora da cerimônia. Quando as roupas são muito diferentes, a visão do quadro pode não ser tão interessante. Mas isso é questão de gosto, e cabe apenas aos noivos decidir.
A etiqueta diz que a madrinha tem que consultar a noiva sobre a vestimenta escolhida, antes de dar a palavra final. E se você convidou uma marinheira de primeira viagem para a função, não deixe de alertá-la sobre isso. Caso opte por sim, vestir as madrinhas de forma igual, aqui vão algumas dicas: lembre-se de escolher uma cor de traje que contraste bem com a decoração da festa, e não ofusque a sua própria vestimenta. Descarte vestidos que tenham tons aproximados do branco. Corre o risco da luz do flash modificar a cor na hora da foto, e aí já viu, né?
Os vestidos não precisam ser necessariamente idênticos. Eles podem ter a mesma cor, o mesmo tecido, mas detalhes diferentes. Tem gente que opta por vestidos iguais, mas de cores diferentes. O melhor, nos dois casos, é orçar todos juntos em alguma modelista ou costureira. Ou visitar lojas de roupas de festa junto com as eleitas, para que todas façam a prova juntas. Assim, você pode avaliar, antes da cerimônia, se o efeito é o esperado, ou não.
O estilo já caiu no gosto de algumas celebridades. No casamento do príncipe Nicolas da Grécia com a suíça Tatiana Blarnik, por exemplo, as madrinhas estavam com vestidos iguais, confeccionados em diferentes tons de azul.