Papelaria de casamento: um tutorial para o seu convite DIY [com vídeo]
Sonha em personalizar todos os detalhes do seu casamento? Comece pelos convites! Esse tutorial ensinará o passo a passo para criar um lindo convite de casamento customizado de maneira muito simples.
A papelaria do casamento é o elemento básico na organização do grande dia. Geralmente, as primeiras escolhas do casal passam por ela e o convite do casamento é sua peça central: o perfil do mesmo – se é um convite mais clássico ou mais rústico – será a primeira pista dada ao convidado de como será o estilo da celebração e festa do casamento.
Se está buscando por empresas de convite de casamento, recomendamos fazer a pesquisa no nosso diretório de fornecedores clicando aqui. Mas se você sair bem com artesanatos DIY – o famoso "faça você mesmo", vale a pena encarar o desafio que explicamos agora para produzir e personalizar o seu convite de casamento.
Tutorial em vídeo
Para começar, primeiro confira este tutorial de DIY para criar um modelo simples, econômico e totalmente personalizado!
- Você vai gostar: DIY delicioso: saiba como fazer uma parede de donuts para a recepção
Materiais necessários
A elaboração deste convite DIY demandará passos muito simples, porém, eles devem ser seguidos tal qual explicamos para que você possa alcançar o melhor resultado. Antes de aprender a montá-lo, anote todos os materiais que você precisará para fazer o convite.
- Papel renda (ou de outro tipo escolhido por vocês como, por exemplo, o papel vegetal, cartão ou EVA)
- Convite básico impresso em papel cartolina
- Régua
- Estilete
- Tesoura
- Fita adesiva dupla face
- Adornos como tags e brilhos
- Pistola de cola quente
- Cordão de juta (ou laços de cetim ou outro tecido, por exemplo)
Passo a passo para produzir o convite
Agora que você já sabe quais materiais irá utilizar, é o momento de colocar a mão na massa (ou no papel) para produzir o seu modelo.
- Primeiramente, posicione o convite sobre o centro do papel;
- Dobre as partes sobressalentes do papel: ao dobrar o próprio papel, ele ficará marcado com o formato do convite. Dessa forma, você evitará marcar o modelo com lápis.
Feito isso, retire o convite e recorte com o estilete as marcas das partes inferior e superior que sobraram no papel e passe o estilete exatamente sobre as marcas que obteve quando dobrou o papel. Lembrando que se deve cortar apenas as partes inferior e superior, mantendo as laterais. Siga os seguintes passos:
- Coloque quatro pedaços de fita adesiva dupla face na parte posterior do convite;
- Cole o convite no centro do papel com a ajuda da fita adesiva dupla face;
- Faça com que o convite se ajuste dentro das marcas que obteve no começo do tutorial, quando dobrou o papel.
Até aqui você já tem metade do serviço feito. Para uma melhor fixação no papel que será o envelope, pressione com os dedos o convite sobre o papel para que estes fiquem bem colados. Continue a sua produção decorando seu convite colando adornos.
- Com a ajuda de uma pistola de cola quente, cole a tag ou etiqueta e/ou outros tipos de adornos que desejar para personalizar seu convite;
- Prenda o seu convite com um cordão: faça-o de maneira que as laterais sobressalentes do papel se dobrem sobre o convite.
- Amarre o cordão com um laço incluindo uma etiqueta personalizada.
Pronto! Agora você já tem um lindo convite de casamento feito em casa! Gostou?
Quer uma dica extra? É aconselhável distribuí-los aos padrinhos com até seis meses de antecedência do grande dia, junto com as caixinhas com o restante dos presentinhos Já para os os demais convidados, você deve entregá-los com até três meses de antecedência à data do casamento.
Também pode te interessar:
- “Amor em conserva”, etiquetas para potinhos de geleia em presentes DIY
- Centros de mesa DIY: encanto personalizado no seu casamento
Dentre as inúmeras ideias originais para casamento que surgiram nos últimos anos, personalizar o grande dia é, sem dúvida, uma das melhores opções para fazer refletir a personalidade do casal em cada detalhe do enlace. Também é essa a proposta desse convite personalizado. Além de contar um pouquinho da história de vocês, esse modelo DIY também é uma forma mais econômica de ter o seu convite.