Pajens e daminhas: dicas para manter a sua concentração
As crianças trazem graciosidade à cerimônia e são um dos pontos altos da festa. Mas lembrem-se de que a duração do evento e o número de pessoas podem influenciar em sua performance. Saibam lidar com o tempo das crianças, para não criarem bloqueios.
Vocês idealizaram esse momento em que começa uma música de casamento anunciando a entrada do cortejo dos noivos. Primeiro os padrinhos, depois o noivo e, enfim, o pajem e daminha abrem o caminho para que a noiva entre com o seu lindo vestido acompanhado de um buquê de flores impecável, véu e grinalda.
Tudo pode parecer fácil e simples, mas muitos noivos têm a surpresa de se depararem com pajens e daminhas assustados quando o dia C finalmente chega. Se já enviaram o convite de casamento a esses pequenos para que façam parte da cerimônia de forma especial, devem estar preparados para os imprevistos e eventuais mudanças de humor, afinal, são crianças. Vejam dicas preciosas para lidarem com esses pequenos ajudantes especiais.
Preparação
Tudo começa bem antes do dia C. Para estarem mais tranquilos e confiantes que eles cumprirão com sua "missão", como o esperado, é preciso que realizem uma preparação para isso. Isso nada mais é do que fazer ensaios no local onde realizarão a cerimônia, com todos os passos, para que eles entendam exatamente o que devem fazer.
Além disso, tentem explicar nesses ensaios o motivo da entrada deles, a importância em fazê-la exatamente da forma como treinam e como são importantes para vocês. E o fundamental: os tranquilizem, deixando claro que não tem problema se eles tropeçam, por exemplo. É importante que tenham segurança até para errar.
Levando algo familiar
Quando escolhem crianças muito novas lembrem-se de que elas podem se assustar com a multidão, e para ajudar podem deixar que elas levem junto algo que sempre as acompanham, que que as façam sentir mais seguras, como algum brinquedo, bichinho de pelúcia, chupeta, lenço, etc. Não é o momento para pedir para que deixem de lado algum desses hábitos. Quando a música para entrada do casamento tocar é melhor que se sintam bem cômodas para seguir.
Acompanhados
Caso os noivos ainda se sintam inseguros sobre o que pode acontecer nessa caminhada até o altar, principalmente porque os conhecem e sabem que podem se sentir amedrontados para essa tarefa sozinhos, considerem a entrada de pajens e daminhas em dupla ou trios. E para cada dupla, enviem os modelos de convite de casamento para aqueles que sabem que já se conhecem (pela proximidade dos pais, por exemplo), já que um será a companhia ideal para o outro caso se sintam nervosos no momento. Com um amigo(a) ao lado será muito mais fácil se distraírem e levarem essa tarefa de forma mais natural.
Familiarizados com a música
Outra técnica para ajudá-los a se sentirem em um ambiente seguro é escolher uma música com a qual tenham familiaridade. A memória musical das crianças é fortíssima, e vocês mesmos, ao montar a lista de músicas para festa de casamento se pegaram lembrando do passado, provavelmente! Então aproveitem isso e escolham uma música que eles adoram para ser a trilha sonora da entrada deles, algo que vai deixar tudo mais emocionante para os pequeninos, como se estivessem participando de um verdadeiro filme!
Quando se organiza uma festa como essa é importante pensar que muitas coisas podem acontecer e nem sempre tudo será como imaginavam. Pode ser um imprevisto com as lembrancinhas de casamento que não ficaram prontas a tempo, as flores para casamento que não aguentarão o tempo quente, ou as daminhas e pajens que podem ser imprevisíveis.Mas o importante é manter a calma para conseguir encontrar as soluções e viver esse dia com muita leveza!