Organização do casamento: os 8 erros (mais comuns) que os casais podem evitar!
Imprevistos podem acontecer, mas não devem estragar o grande dia de vocês. Alguns erros são facilmente contornados e evitados se prestarem atenção e se organizarem. Vejam os nossos conselhos para se prepararem com cuidado e tranquilidade.
O objetivo dos noivos e noivas é organizar a festa perfeita! Mas, como é normal no dia a dia, alguns detalhes podem sair do controle, ou não acontecerem exatamente do jeito esperado. Fatores externos não podem estragar um dia tão especial, mas podem ser previstos com planejamento e organização e, claro, evitados. Erros do casal são comuns e, com o tempo, as empresas e os próprios noivos tornam-se cientes de tudo o que merece ser comprovado com antecedência ou o bom e velho "plano B", para evitar falhas e estresse. Vejam as dicas e respirem fundo: tudo dará certo!
- 1. Documentação
- 2. Orçamento
- 3. Fornecedores especializados
- 4. Poluição visual
- 5. Deixar para a última hora
- 6. Trajetos e tempo
- 7. Referências
- 8. Sobre as flores
1. Não providenciar a documentação com antecedência
Antes de reservar o salão para festa, buffet e banda, antes até de marcar a data do casamento na igreja, a primeira coisa que vocês devem organizar é a documentação de cada um. Se querem ter um casamento formalizado, com todos os direitos legais garantidos, e serem considerados casados perante o Estado brasileiro, precisam apresentar os documentos na abertura do processo de matrimônio no cartório. A documentação também é necessária para dar entrada na marcação das datas, seja para o casamento religioso com ou sem efeito civil. Então, confiram todos os documentos necessários para se casar, e se há algum documento desatualizado. Providenciem o quanto antes a regulamentação, para que não tenham que correr com essas questões burocráticas.
2. Não definir um orçamento
Casar-se envolve despesas, tanto em casamentos pequenos quanto em maiores, com festas e viagens. Não podemos esquecer dos custos com a casa nova e como o casal vai administrar os ganhos e gastos em dupla. Tudo isso pode ser facilmente organizado em planilhas de orçamento. Para a organização do enlace, sugerimos que conversem sobre quanto pensam e podem arcar, e depois pesquisem os valores e os fornecedores para que estabeleçam limites e concessões. Os custos de cada detalhe podem parecer não tão altos à primeira vista, por isso, colocar em uma tabela facilita ver o total e se planejarem como vão fazer para pagar.
3. Não contratar profissionais especializados
As técnicas de DIY (Faça Você Mesmo) podem ser excelentes alternativas para os casais complementarem o seu décor com economia, e ainda colocarem algo que foi feito por eles no dia. Porém, nem tudo precisa ser produzido por vocês. E nem deve! Busquem fornecedores de excelência do portal para garantir que tudo saia exatamente como sonharam. Contem com profissionais qualificados para cuidarem do seu evento, e tenham em mente que o barato pode sair caro se tentam "dar um jeitinho", e ainda vão perder tempo.
4. Exageros na decoração: poluição visual
Buscar inspiração para a decoração é uma das partes mais prazerosas e desafiadoras de planejar um casamento. São infinitas possibilidades, mas é melhor não pecar pelo exagero. Por exemplo, uma mesa com muitos enfeites pode atrapalhar os convidados ao se servirem e conversarem entre si. A sensação de desorganização no ambiente dificulta também a hora das fotos. Saibam como integrar os elementos para combinar com o estilo do dia C e evitar a poluição visual, o que é considerado um erro dos noivos e noivas facilmente contornável.
5. Deixar para a última hora
Fiquem de olho do tempo que cada fornecedor precisa para entregar o serviço contratado. A empresa que faz os convites tem um prazo e um processo que envolve provas, impressões e aprovações de cores e letras. Já a empresa que produz os chinelinhos de lembrancinha também tem um prazo para as encomendas, assim como os responsáveis pelo buffet com todos os preparativos de degustação e a banda para ensaiar as músicas. Não deixem que algum detalhe fique para a última hora para que isso não cause estresse desnecessário.
6. Não pensar nos trajetos e no tempo
O clima é imprevisível e sempre é importante pensar que pode chover ou fazer calor demais, mas o tempo entre os acontecimentos do grande dia deve ser cuidadosamente pensado também. Saibam a duração da cerimônia e a hora de começar a recepção, mesmo que as duas ocasiões aconteçam no mesmo local. Agora, se a cerimônia será em uma igreja e a festa em um salão, calculem o tempo de locomoção e como é o trajeto para que os convidados sejam recepcionados com um welcome drink, por exemplo, e combinarem o horário do buffet, com hora extra, se necessário.
7. Não buscar referências
Conversem com quem já se casou, perguntem o que fariam de diferente, o que gostaram e recomendam. A Comunidade do Portal é um grande espaço para que vocês conheçam casais que estão na mesma fase do planejamente, e para que peguem dicas valiosas com quem já passou por cada etapa! Peçam referências de fornecedores na sua cidade, visitem os locais, vejam as fotos.
8. Não pesquisar sobre as flores
Ainda na questão do décor, é preciso falar especialmente das flores, já que são grande parte da decoração dos enlaces. Não se esqueçam de pesquisar sobre as flores da estação. Algumas plantas florescem o ano todo, outras não. Da mesma forma, há espécies que são mais baratas em determinado período do ano, sendo que outras ficam mais caras. Ter isso em mente é bom para quem faz questão de certas flores e folhas no buquê de noiva e nos arranjos da decoração. Os floristas podem ajudar nesse processo, a fim de encontrarem equilíbrio entre valores e manutenção, item indispensável em casamentos.
Poderia ser outro item, mas este não chega a ser um erro: estrés pelas pequenas coisas. Conversem com quem já se casou, todas as pessoas dirão que, pelo menos cinco coisas não saíram exatamente como planejaram. Abstraiam, não se apeguem tanto aos detalhes, aceitem que imprevistos podem acontecer, e isso não estragará o casamento de vocês. Aproveitem esse dia sem se preocuparem com pormenores que, ao final, não terão importância. E, claro: fiquem atentos à essa lista! Se prevenir com antecedência é a melhor (e talvez) única forma para que tudo corra bem e, com a ajuda dos fornecedores, assim será.