Os pedidos mais diferentes feitos para cerimonialistas
Trabalhando nos bastidores, discretos e eficientes, os cerimonialistas estão sempre próximos dos noivos. Conheça alguns dos pedidos mais diferentes que alguns deles já receberam, que fazem rir e emocionam, e entenda a importância desse profissional.
Cada profissional envolvido na preparação de um casamento tem uma importância crucial para que o resultado seja impecável, e os noivos bem sabem que sobreviver sem o cerimonial é quase impossível para quem está planejando se casar. Eles auxiliam na escolha do local, antecipam as preferências do casal baseando-se nos seus gostos e, durante a cerimônia e a festa, se desdobram para que tudo corra bem, ainda que tenham que resolver algum contratempo de última hora.
Emanuel Sebaje, da Emanuel Sebaje Assessoria & Cerimonial, acredita que cada casamento tem suas peculiaridades. “Lidamos, afinal, com muitas personalidades e com o principal sonho de uma mulher, algo que às vezes tem raiz em sua infância. Então, logo na preparação, tento conhecer muito bem meus clientes para que no grande dia a emoção possa falar mais alto e que tudo seja reflexo do estilo dos dois”, nos conta.
O respeito pelos pedidos de seus clientes é o mais importante para Emanuel, e ele busca realizar todos eles, ainda que possam parecer diferentes. Um dos que se recorda foi da noiva que lhe solicitou que tivesse lugares reservados para alguns familiares, mas havia um pequeno detalhe. “No decorrer das reuniões ela me comunicou que os assentos reservados estariam com porta-retratos dos familiares que já não estavam mais entre nós”, relata ele, que se surpreendeu com o pedido, mas o executou perfeitamente, e os 14 lugares dos parentes já falecidos foram devidamente ocupados pelos porta-retratos.
Entre os mais exóticos também se encontra um pedido feito aos profissionais da empresa Brasil Wedding, quando uma “noiva” que não tinha noivo e pediu ao cerimonial que lhe deixassem participar de outros casamentos para que, assim, ela pudesse conhecer alguém para se casar. Renato conta que ela até estipulou uma data para o casamento, “por ser uma data marcante para ela”, lembra o cerimonialista Renato Spigai.
Entre os pedidos mais caro já feitos para a assessoria de Renato está um destination wedding para Dubai. “Nele, os noivos queriam tudo incluído. Passagens, decoração, assessoria e cerimonial, buffet e hospedagem para 200 pessoas”. Já Emanuel teve entre os seus pedidos mais caros um casal que liberou caviar do início ao fim da festa, “e tudo ainda acompanhado por grandes marcas de espumantes”, conta.
A cerimonislista Flaviane Tolentino também coleciona boas histórias na Trem Bonito Eventos Cerimonial, algumas que inclusive tirariam suspiros e lágrimas de quem adora cachorros, como quando a pediram que deixasse um cão labrador de 18 anos entrar com as alianças do casamento. “O cachorro não conseguiu entrar no local e teve que ser levado pelo noivo”, conta ela, que também já ouviu pedidos bem divertidos dos noivos, como “conseguir um carro fusca igual ao carro do filme Se meu fusca falasse”.
Histórias românticas inesquecíveis
A proximidade com cada casal permite a esses profissionais ter contato com histórias das mais românticas, e uma delas, uma das que mais impressionou o cerimonialista Emanuel Sebaje em todos os seus anos de carreira, foi a do casamento em que a noiva o contou que o primeiro beijo do casal seria no altar.
“Me impressionou que, em pleno século XXI, ainda existam histórias assim. Ela me contou que foi uma promessa tanto dele quanto dela, que ao encontrar a pessoa amada ambos iam beijar somente no altar. Já podem imaginar que no dia do casamento o momento mais esperado por todos foi essa parte, uma forte emoção tomou conta e aquele dia tornou-se inesquecível”.
Finais felizes
Imprevistos acontecem, e quem trabalha no mundo dos casamentos deve estar sempre preparado para lidar com situações que não foram planejadas, e mais: fazer tudo com graciosidade. A assessoria Brasil Wedding lidou com uma situação problemática em um dos casamentos que realizou. O DJ contratado não compareceu, e faltava apenas 40 minutos para a festa quando souberam da fatídica notícia. “Consegui entrar em contato com um outro DJ pelo google, ofereci o mesmo valor para ele para que pudesse ´voar´ para o casamento. Chegou com 30 minutos de atraso, mas depois de tudo isso, os convidados gostaram tanto dele e de sua música, que cada um acabou contribuindo com 50 reais para ajudar nos custos”, explica ele, com alívio ao lembrar.
A assessora de eventos Juliana Petrillo, da Jullar Assessoria em Eventos também já passou por uma situação onde sua equipe ficou apreensiva. “A noiva nos pediu um segurança específico para barrar uma pessoa tanto na igreja quanto na recepção, com foto dela. Nos disse que era a ex-esposa do noivo, e a idéia era evitar que ela aparecesse e tentasse acabar com a festa”, relata. Mas o que poderia ter sido um fato estressante, e que fez seus profissionais terem atenção dobrada, felizmente acabou bem porque a ex não apareceu. “Todo casamento tem alguma coisa diferente. Às vezes nos faz rir, às vezes nos deixa mais apreensivos, e por isso que nos sentimos felizes com cada matrimônio que realizamos”, conclui.
E essa é a vocação do cerimonialista, realizar sonhos que podem parecer impossíveis, mas na verdade fazem parte das boas loucuras de amor.