Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

Os 10 erros que você não quer cometer em seu casamento ao ar livre

Casamentos ao ar livre são lindos, especiais e inesquecíveis. Se você decidiu se casar em um cenário assim, saiba que erros deve, a todo o custo, evitar.

Thales Marques Fotografia

Existem poucas coisas mais bonitas do que um casamento ao ar livre, sempre e quando existirem todas as condições meteorológicas para que tudo seja perfeito. Sim, organizar um casamento ao ar livre requer um cuidado e esforço extra, mas de uma coisa temos certeza: o resultado sempre vale a pena. Se você decidiu que o dia mais especial de sua vida seria celebrado ao ar livre, tem tudo para que seja inesquecível. O único a ter em conta são alguns detalhes e erros que você deve, a todo o custo, evitar. Aqui ficam os mais importantes.

1. Não espere o último dia para ter um plano B

Contrate uma tenda ou providencie toldos para que todos os convidados se sintam confortáveis, ainda que o tempo não colabore. Não espere o último dia para fazer isso, ou pode se arriscar a não ter solução. A meteorologia sempre muda, e por mais previsões de sol que existam, é sempre bom pensar em um plano B. Você e o noivo se sentirão muito mais tranquilos e com certeza, desse jeito, nada poderá atrapalhar a magia do dia de vocês.

2. Não ignore o vento

Vento também é uma consideração enorme, especialmente quando se trata de decoração. É importante que você se certifique que tudo está estável e bem amarrado, especialmente durante a cerimônia. Com certeza a última coisa que você quer é ver todas as flores pelo ar ou a decoração batendo na cara dos seus convidados. Os centros de mesa devem ser pesados e conter água, areia ou pedras. Fique atenta aos marcadores de lugar, que não devem ser de cartão. Em vez disso, opte por um quadro grande onde todos possam consultar seu lugar sem problema. E sobre a iluminação, o melhor é optar por luzinhas ao invés de velas, para não se apagarem tão facilmente.

Thales Marques Fotografia

3. Não esqueça o estacionamento

Estacionamento também pode ser um enorme problema em alguns locais ao ar livre. As praias, parques, ou outros locais abertos ao público durante o dia, estão sujeitos a visita de muita gente e o estacionamento pode lotar. Se esse é o seu caso, o melhor será providenciar um ônibus que leve todo o mundo até ao local escolhido.

4. Cuidado com o sol

Estar na praia, no campo, ou em uma chácara sem sombra a meio do dia é uma má ideia, especialmente quando se trata da fotografia. Planeje seu casamento ao ar livre para as 6 da tarde ou até depois, para aproveitar a melhor iluminação e evitar que seus convidados sofram uma excessiva exposição solar. E se entre seus convidados existem pessoas de todas as idades, cuidado com os caminhos ou trilhas para chegar até ao local que vocês escolheram. Tente que o local seja de fácil acesso para todos.

5. Cuidado com a comida

Seu fornecedor deve saber que os frutos do mar precisam de bastante gelo para resfriá-los e que uma mesa de queijos só vai estar bem durante os primeiros trinta minutos. Se a temperatura do local é elevada, qualquer coisa fresca e refrescante – como águas refrescantes, batidos de frutas, saladas frescas, frutos do mar - vai funcionar muito bem. Se vai fazer frio no local, opte por uma barra de chocolate quente ou sopa, por exemplo. Em locais interiores, geralmente o clima é controlado para que toda a comida e o bolo de casamento possam estar expostos durante toda a recepção. Isso não é o caso de um casamento ao ar livre, por isso tenha isso em mente.

Uriel Marques Fotografia

6. Tenha wi-fi e energia elétrica no local

Para você pode não fazer diferença, mas com certeza seus convidados irão querer se conectar a internet em algum momento, sobretudo se ficam hospedados no local do casamento. Além disso, se certifique que existe um bom sistema de energia elétrica para qualquer imprevisto, assim, não se esqueça de cabos de extensão adicionais e baterias disponíveis e funcionando perfeitamente no local.

7. Não deixe que suas flores murchem

Nem todas as flores sobrevivem nos centros de mesa, sobretudo se não forem flores da época. Mantenha elas sempre bem regadas, mas ainda assim, seja consciente que flores da época sempre aguentarão mais. Além disso, pense na possibilidade de elas atraírem abelhas e insetos. Não ponha toneladas de flores espalhadas por todo o lado, porque elas podem atrair convidados indesejados.

8. Cuidado com o vestido escolhido

Quando se trata do guarda-roupa escolhido, algumas considerações devem ser feitas. Os convidados não precisam ir tão formais, já que um casamento ao ar livre sempre é mais intimista e relaxado. Quanto à noiva, ela deve optar por um vestido leve e fluido que permita movimentos. Nada de longas caudas em seu vestido de noiva, véus muito longos que facilmente se enredam com o vento ou saias muito rodadas que dificultam o andar.

Retrographic

9. As lembrancinhas

Um casamento ao ar livre deve ser perfeito até nos pequenos detalhes. Nas lembrancinhas dos convidados, opte por algo útil e, se possível, em estilo DIY. Cookies caseiros, compotas de fruta ou outra ideia que você saiba que seus convidados irão usar e não jogar em um canto da sala, será uma escolha muito acertada.

10. Não esqueça o banheiro

Banheiros químicos certamente podem ser trazidos para o seu casamento ao ar livre, mas eles precisam de conexão de eletricidade e água para funcionar. Caso isso não seja possível, você vai precisar situá-los perto de um edifício apropriado. Outra opção seria saber se existem banheiros públicos próximos que estão abertos durante o seu evento e contratar uma equipe de limpeza que mantenha o local sempre ordenado e limpo.