Os erros comuns em um casamento na visão de wedding planners
Hoje Tatiana Fedatto, cerimonialista, nos explica como situações desastrosas poderiam ser evitadas se os noivos seguissem as orientações dos cerimonialistas. Veja a entrevista que ela concedeu ao Casamentos.com.br e anote suas dicas valiosas.
Tatiana Fedatto dirige uma equipe dedicada que realiza casamentos em todo o estado de São Paulo, principalmente em São José dos Campos, local de sua empresa. Ela, gentilmente, nos explica os erros mais recorrentes dos noivos quando não ouvem seus conselhos ou suas sugestões. O maior problema, afirma Tatiana, é que os noivos resolvem assumir tarefas que, muitas vezes, não têm experiência ou não têm tempo hábil para cumpri-las.
Veja o que ela, carinhosamente, respondeu à nossa revista.
1. Poderia nos explicar quais são os maiores erros que os noivos cometem ao não ouvir seus conselhos?
Tatiana: A experiência com esse tipo de evento é fundamental para ter garantia e êxito. Muitos noivos contratam fornecedores apenas pelo preço mais baixo, sem conhecer o serviço, ou pedem à amigos para que forneçam serviços imprescindíveis para o sucesso. Vejo esse o principal erro de alguns noivos.
Além da falta citada, alguns noivos quando iniciam os preparativos acreditam que podem se responsabilizar por muito mais do que na verdade conseguem dar conta. Muitos deixam a seu cargo funções que deveriam delegar, como a contratação de outros fornecedores, quebrando a logística e sincronia que é preciso. Um exemplo clássico é a contratação da Igreja e o celebrante sem ter ideia sobre as regras de ambos, deixando a cerimônia totalmente impessoal e sem graça, gerando uma frustração para os noivos.
Outro erro muito comum é com as manualidades. Hoje em dia é muito comum os tutoriais em diferentes aspectos dos casamentos, os DYIs são um sucesso e, quando sabe-se aproveitar, o resultado é lindo. Mas alguns noivos deixam muitos itens para serem feitos por eles mesmos, ou deixam para fazê-los poucos dias antes do evento, que pode causar um grande transtorno e prejuízo.
Além das grandes responsabilidades que pretendem assumir, muitos noivos alteram itens ou programações sem avisar previamente seu cerimonialista, desestruturando toda a organização do evento, é muito importante a comunicação com o profissional para que tudo saia como planejado.
2. Como você citou anteriormente, a contratação de profissionais apenas por valores, ou a não contratação é dos erros mais graves. Cite que tipo de consequências surgem para os noivos quando não seguem suas sugestões?
Tatiana: Sim, vejo esse como dos erros mais graves, principalmente quando os noivos optam por amigos para ocupar o lugar de profissionais como Dj, fotógrafo, filmagem.
Acabam tendo um problema e um desgosto grande, já que alguns não têm experiência e nem comprometimento para as funções. A consequência, como já imagina, é a má qualidade de fotos ou em uma quantidade muito pequena desse momento tão especial, fotos sem tratamento, mal focadas ou familiares que não saem.
O filme, que deveria ser uma recordação especial, muitas vezes fica com qualidade caseira. O mesmo acontece com o Dj, o fato do amigo gostar de som e ter conhecimento em equipamentos não quer dizer que ele tenha preparo para fazer um evento tão especial como um casamento.
3. Cite um exemplo de algum problema causado na logística pelos noivos quando mudam itens sem te avisar previamente.
Tatiana: A noiva resolveu que queria ter as mesas reservadas para cada convidado na manhã do dia do casamento, até então as mesas não seriam reservadas. Tive que ficar quase quatro horas na frente do computador, organizando a lista em ordem alfabética e distribuindo as pessoas por mesas. Quando os convidados chegaram, muitos se recusaram a sentar nas mesas escolhidas pela noiva. Ela deixou 8 mesas na área externa, assim 64 convidados ficaram tremendamente insatisfeitos e muitos começaram a mudar de lugar sem me avisar, gerando um “efeito dominó”. Nós, da assessoria, tivemos que realocar todos os 250 convidados. Isso gerou um estresse e um trabalho de 50 minutos até todos estarem em lugares que os agradassem.
4. Você mencionou que muitas noivas resolvem fazer itens manuais na semana do casamento, poderia detalhar?
Tatiana: Muitas noivas querem fazer as tarefas pendentes sozinhas, como ir buscar o vestido, o terno do noivo a roupa das daminhas, não delegam e nem buscam ajuda. Eu sempre ofereço e sugiro a contratação de terceiros para esses tipos de serviços. Elas ficam totalmente sobrecarregadas e quando chega o dia do casamento, estão exaustas.
5. Poderia deixar um conselho para as noivas que estão para se casar
Tatiana: Deixo dois conselhos que vejo como fundamentais:
1º Antes de marcar a data certifique-se do custo de um casamento. Faça orçamento, comprove qual o custo dos seus sonhos. Pense que se não tem condições na data que pretendia, adie por 6 meses ou 1 ano.
2º Lembrem-se que a cerimonialista é a intermediária entre os fornecedores e o casal, é a pessoa que faz com que seu sonho aconteça. Só o fato de ter uma wedding planner intermediando a contratação de serviços, o custo cai 30%. Normalmente trabalhamos com vários pacotes diferentes, assim o casal pode contratar o serviço específico que necessitar. Desde a cerimonial para o dia do casamento, para a intermediação com os fornecedores, para assessoria com os contratos e para todas as ações ou o casamento completo. Assim, sempre tenho uma forma de poder atender qualquer noiva que me procure.
Como podemos perceber o trabalho da wedding planner é fundamental, assim considere colocar na planilha de custos esse item extremamente importante e fundamental para tornar seu sonho realidade.